x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 10.364

Novo Seguro-Desemprego - Empregador Web

Douglas R. dos Santos Alvim

Douglas R. dos Santos Alvim

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 12:04

Bom Dia Gente!

Ontem em uma conversa com uma amiga também da area de Departamento Pessoal acabei descobrindo que o Seguro-Desemprego também pode ser enviado pela Internet pela pagina descrita abaixo, só que não sabemos como funciona e se e realmente seguro.
Algum amigo já utilizou essa opção? O que a de novo nesse sistema? E muito complicado?
Muito obrigado pela colaboração.


granulito.mte.gov.br

"Errar é humano, assumir seu erro é uma virtude!"
Douglas Alvim
Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 13:42

Eu utilizei uma vez apenas, não gostei, perdi muito tempo preenchendo as informações pra no final ser a mesma coisa do formulário que imprimimos facilmente pelo sistema de folha de pagamento. De qualquer forma o empregado tem que comparecer ao MTB pra dar entrada, então eu não faço mais, deixarei pra quando for obrigatório.

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
Douglas R. dos Santos Alvim

Douglas R. dos Santos Alvim

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 14:21

Plácido Filho

Muito obrigado Plácio, nossa eu não tinha o cadastro de nem uma empresa então não consegui fazer os procedimentos, mais estava imaginando que com esse serviço pela internet o funcionário não precisaria mais ir a um posto dar entrada. Então não vejo que utilidade ele tem sendo que como você mesmo disse nossos sistemas de folha de pagamento já nos dá uma folha para ser impressa de maneira muito mais fácil e sem digitar nem um dado.

Eu pensei que ao fazer esse procedimento o funcionário já ia poder sacar direto o Seguro.

Obrigado cara pela explicação.

"Errar é humano, assumir seu erro é uma virtude!"
Douglas Alvim
Davi da Silva Herrera

Davi da Silva Herrera

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 20 fevereiro 2013 | 10:16

Bom dia!

Eu acho muito boa a iniciativa do MTE, o sistema permite a importação do arquivo dos programas de folha de pagamento, não sendo moroso o nosso trabalho. Não devemos pensar apenas na dificuldade do nosso trabalho no departamento pessoal, porque um dia talvez também daremos entrada no seguro desemprego e dessa forma será bem mais rápido:

O sistema vai acelerar o processo de requisição do Seguro-Desemprego já que a empresa poderá passar as informações necessárias à liberação do benefício ao MTE no mesmo dia em que a dispensa do trabalhador for efetivada. Os resultados do projeto piloto estão sendo avaliados para que o sistema informatizado seja estendido gradualmente em todo o Brasil. Ainda não há prazos para a implantação.
A partir da utilização desta ferramenta informatizada, será dispensada a utilização de formulários de seguro-desemprego (o Requerimento do Seguro-Desemprego (RSD), e a Comunicação de Dispensa (CD)). O uso do módulo SDWEB - Empregador permite que o empregador registre e imprima a informação e a encaminhe ao MTE pela internet.
Com o sistema informatizado os formulários são preenchidos pelo empregador, ou seja, o atendente da unidade do MTE não precisará digitá-lo novamente, o que facilita o atendimento e diminui o tempo de espera do trabalhador.
Também diminui a preocupação com requerimentos fraudulentos, pois os mesmos são transmitidos pela internet, com a utilização da Certificação Digital, agilizando o processo de pré-triagem da documentação, além de melhor o atendimento e agilizar os processos.
É o que já ocorre com a solicitação para o saque do FGTS, onde a empresa, por meio do Conectividade Social, faz eletronicamente a comunicação para a CAIXA informando o motivo da demissão, a data do desligamento e os valores depositados, agilizando o processo e poupando tempo da empresa, do ex-empregado e da própria CAIXA.

Delfino Carvalho

Delfino Carvalho

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 16 julho 2013 | 15:59

Olá Davi
Como tem sido a aceitação dos Servidores na utilização do formulário SDWEB, porque aqui em Brasília, cidade piloto do projeto, os servidores não aceitam e exigem o formulario pre-impresso. Você sabe me dizer qual a portaria que autoriza a utilização desse meio?
obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.