x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 8

acessos 20.479

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 11:19

Gabrieli,

Bom dia.

Gostaria de parabeniza-la por estar na última etapa para conclusão do seu curso de Ciências Contábeis.

Essa nobre ciência que a cada dia agrega mais valor e conhecimento
para os seus usuários e daqueles que dessa ferramenta fazem uso.

Vários podem ser os temas para o seu Tcc, desde assuntos abrangentes, como um ponto específico sobre um sub tópico de qualquer área.

Se tomarmos a contabilidade de forma geral, os assuntos recentemente mais debatidos e discutidos estão relacionados ao Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) , onde você poderá desenvolver um excelente trabalho falando do Sped como um todo, ou tratar de alguma obrigação específica ( Sped Fiscal, Ecd, Efd Contribuições).

A tecnologia hoje é o grande tema de discussão, estamos passando por
um volumoso processo de transformações tecnologicas que visam aprimorar a "máquina fiscalizadora" do governo.

Faça a escolha pelo assunto que lhe deixar mais a vontade para descreve-lo e pesquisa-lo.

Desejo a voce, muito sucesso nessa empreitada pelo seu trabalho de conclusão de curso, como nos novos desafios que estão por vir.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
Diego

Diego

Bronze DIVISÃO 3
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 11:20

Gabrieli,
O que se recomenda é fazer seu TCC relacionado com disciplinas que você teve mais afinidade durante o curso, assim o trabalho transcorrerá de forma tranquila e o resultado final será muito satisfatório. Agora, se você quer dicas, sou bacharel recém formado, nos últimos semestres acompanhei os trabalhos das outras turmas, há uma gama de assuntos, vou listar alguns:

- Análise de demonstrações contábeis;
- Fluxo de caixa (implantação em empresas);
- Cotabilidade pública;
- Auditoria contábil, com enfoque em RH;
- Balanço social.

Dos supracitados, este último é um assunto que está na "moda", posso dizer, pois é um instrumento que vem sendo muito utilizado principalmente pelas grandes companhias, o qual demonstra o interesse da empresa pelo meio ambiente e suas ações efetivas em relação aos colaboradores, público externo, etc.

Sds.

Jose Claudio dos Santos

Jose Claudio dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 11:23

BOM DIA

Eu, quando da conclusão da minha pos graduação em auditoria contabil pela fecap eu escolhi o seguinte tema: A Valorização da Prestação dos Serviços Contabeis.

Dani

Dani

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 11:34

Paulo R. Schafer tambem pensei em fazer algo sobre Sped. ..trabalho em escritorio de Contabilidade com empresas do Lucro Real e Presumido. Pensei em fazer algo detalhando Sped Fiscal, Contabil e Pis e Cofins, e falar um pouco sobre os desafios da Contabilidade na adequação para isso. Mas algumas pessoas me disseram para não fazer pois não tem muito embasamento e é algo dificil de acompanhar...

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 16:48

Daniele, procure um tema o qual lhe agrade, não adianta ser fácil ou alguém dizer que não dá por isso ou aquilo, o mais importante é o que você vai desenvolver, no meu caso vou unir dois temas que gosto, que é o Departamento Pessoal com Auditoria Interna.

boa sorte

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
André de Souza Miranda

André de Souza Miranda

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 17:06

Boa Tarde Danieli,
de fato outro dia lhe escrevi e concordei com um colega a respeito das dificuldades de se acompanhar todas as atualizações que nos são impostas pelos diversos orgãos. Mas pensando bem, existe o outro lado, você não precisa ficar presa aos paradigmas dos temas. O TCC é uma boa chance de mostrar que você é capaz de desenvolver um trabalho igual no tema, mas diferente no conteudo. O importante mesmo é no final do seu trabalho, você mostrar para a banca que você se empenhou, pesquisando, buscando e o mais importante, aprendendo.

Boa Sorte!

André Miranda
Analista Fiscal
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.