x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 3.432

Dúvida Livro Caixa

SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 11 setembro 2007 | 17:10

Boa Tarde!

Gostaria de saber se é necessário, ao efetuar o desconto do funcionario e do sócio referente ao INSS, lançar estes valores como entrada no livro Caixa ? Para depois justificar a saída destes valores quando lançar o pagamento da GPS, ou basta apenas escriturar os valores líquidos da Folha e do Prolabore na saída bem como a GPS.

Faço este questionamento pois tenho umas planilhas de livro caixa,que usavam aqui no escritório onde colocam estas contas de INSS na entrada e de GPS na Saida, e faz este mesmo sistema para contribuiçao sindical e para IRRF na fonte.

O meu outro questionamento é como lança o salário familia no caixa, jogo ele no salário (saída) e quando pagar a GPS( fica subtendido a dedução).

Obrigado pela atenção.

Sônia Fiorine

Carpem Die
Sônia Fiorine
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 11 setembro 2007 | 20:55

Boa noite Sonia,

Ao que tudo indica o Livro Caixa em questão está sendo usado com o mesmo critério de qualquer outra conta contábil, ou seja, misturam-se os conceitos de "apropriações" e "pagamentos" como se fosse uma mini contabilidade.

Você não precisa (nem deve), por exemplo, "apropriar" o INSS descontado dos sócios e funcionários para "justificar" saídas de valores ao pagar a GPS.

O livro Caixa, como o próprio nome sugere, deve servir unicamente para registrar recebimentos e pagamentos. Neste conceito qualquer outro lançamento que não signifique entrada ou saída de numerários não deve ser registrado no Livro Caixa, mesmo quando nele se englobe também a movimentação bancária.

Mesmo que estejamos falando do Livro Caixa que pode substituir a contabilidade (com as ressalvas já mencionadas em outros tópicos) dada permissão da Receita Federal, não há que se falar em apropriações para justificar pagamentos posto que isto signifique "misturar" contabilmente o "regime de caixa" com o de Competência.

...

SONIA FIORINE

Sonia Fiorine

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2007 | 09:45

Bom Dia!

Obrigado Saulo pela resposta, realmente eu estava achando tudo aquilo bem estranho, entrava as retenções de INSS entre outras, porém todos os exemplos de livros e até mesmo na internet, os modelos apresentados sempre colocavam salário líquido e gps, não mencionava estas apropriaçoes, mas daqui por diante vou corrigir estas falhas para que possa fazer o Livro Caixa correto . E esquecer o passado de informações errôneas.

Te agradeço de coraçao pela tua atenção.

Meu muito Obrigado - Sônia Fiorine

Carpem Die
Sônia Fiorine

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.