x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 14

acessos 5.764

Vanessa

Vanessa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 16:51

Boa tarde!

Aonde eu trabalho é uma distribuidora e os livros fiscais de 2010 e 2011 não foi feito pela antiga contabilidade. Como apareceu um fiscal por aqui eu vou ter que arrumar tudo as minhas duvidas são as seguintes:
* O valor da ST da Gia de junho de 2010 foi enviado com 256,21 a menos que o do livro, aconteceu isso em outros meses de 2010. Tem algo que posso fazer?
*no livro Diario aparece alguns valores no camppos Observações de S.T. de conhecimento de Transporte, bom nós não enviamos isto para a GIA, mas tem algum problema meu livro estar com o valor de S.T diferente?

Gente fico no aguardo, sou nova na área

Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 21:27

Vanessa,

Deverá retificar sua GIA e recolher os valores corretos com multa e juros. É bom que toda informação esteja amarrada para não ter nenhum questionamento posterior do fisco

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution
Skype: lucassantana26

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com
FRANK NUNES LIMA

Frank Nunes Lima

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 3 setembro 2012 | 13:45

Boa tarde!

A substituição de GIA no Estado de SP a partir de hoje (03/09) poderá ser efetuada pela internet, conforme abaixo:

Substituição de Guia de Informação e Apuração do ICMS poderá ser feita pela internet

A Secretaria da Fazenda editou uma medida que irá facilitar a vida dos contribuintes do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A Portaria CAT 103/12, publicada no Diário Oficial do Estado de 25/8, permite a correção de informações e substituição da Guia de Informação e Apuração (GIA) pela internet, no ambiente do Posto Fiscal Eletrônico (PFE), eliminando a obrigatoriedade de se dirigir a um Posto Fiscal. O serviço estará disponível a partir de 3/9.

A GIA é uma obrigação tributária exigida dos contribuintes do ICMS e que resume os créditos, débitos e saldo credor ou devedor do imposto. O documento deve ser entregue mensalmente pela internet, mas nos casos em que houvesse necessidade de correção das informações era necessário o deslocamento até o Posto Fiscal de vinculação do estabelecimento. O novo procedimento irá agilizar o atendimento aos contribuintes, pois grande parte dos mais de 70 mil pedidos de substituição de GIA feitos a cada ano poderão ser realizados sem a necessidade de comparecimento aos Postos Fiscais.

A taxa de substituição de GIA permanece a mesma. Para os contribuintes que optarem pelo pagamento da taxa de serviços eletrônicos anual, no valor de 12 UFESP's (o valor da UFESP para 2012 é de R$ 18,44), poderão ser solicitadas quantas substituições forem necessárias ao longo de um ano, sem pagamentos adicionais, e os pedidos serão encaminhados diretamente às equipes da Secretaria da Fazenda. Será possível ao contribuinte, ainda, consultar todas suas GIAs já entregues.

Para o contribuinte que optar por pagar a cada substituição de GIA separadamente, ainda será necessário apresentar o comprovante de recolhimento da taxa de serviços diversos, no valor de 3,3 UFESP's, para que o pedido seja apreciado. O valor das taxas está previsto na Lei 7.645/91.

Abraço,

Frank Nunes Lima

Frank Nunes Lima
"O mais sábio não é aquele que guarda os seus conhecimentos e sim aquele que compartilha".
Lucio M. Dedubiani

Lucio M. Dedubiani

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 24 setembro 2012 | 14:50

Vanessa, como o Lucas disse você deve tentar substituir essa GIA sim e recolher a diferença em atraso. Mas como você já está sob fiscalização, é importante observar as novidades que a Portaria CAT-103/2012 nos traz:

Artigo 2º - Fica acrescentado o artigo 18-A ao Anexo IV da Portaria CAT-92/98, de 23-12-1998, com a seguinte redação:

“Artigo 18-A - No caso de o contribuinte estar sob fiscalização, o deferimento da substituição da GIA dependerá também da manifestação prévia do Inspetor Fiscal responsável pelo respectivo Núcleo de Fiscalização ou do Agente Fiscal de Rendas por ele designado, desde que integrante daquele núcleo.” (NR).

DIEGO GEORGE PEREIRA DA SILVA

Diego George Pereira da Silva

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 14:13

Olá a todos, surgiu outra duvida aqui, me falaram que tem que ser paga uma taxa para substituição da GIA, como eu nunca fiz este procedimento gostaria que alguém me ajudasse com os passos.

eu gero no programa nova gia, e marco como substitutiva, daí envio no site, mas não tem que preencher uma guia pedindo esta substituição e indo até um posto fiscal? e recolhendo uma taxa ? como que devo proceder, tendo em vista que estou refazendo uma guia para recolher valores maiores do que tinha informado, exemplo: o ICMS gerado no programa nova GIA de 300,00 passou para 600,00 por descuido na hora dos lançamentos, vi a diferença só depois que ja tinha transmitido, retifiquei no programa e gerei um novo ICMS para 600,00, mais o que foi transmitido estava com valores inferiores, o que faço ?

Maíra Gazarini

Maíra Gazarini

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 11 julho 2013 | 16:38

Boa Tarde
Gostaria de saber como procedo o preenchimento da gia de uma padaria que o cfop´s de entrada são 1102, 1403, 1910, 1949 e 2102 e cfop´s saída 5102.
Nunca fiz gia de empresas no ramo do comércio, só prestação de serviços...
obrigada pela atenção

charles dos santos marques

Charles dos Santos Marques

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 15 julho 2013 | 15:56

boa tarde !!
to pedindo ajuda para hje se for o possivel.
eu queria saber sobre a GIA-MS
se eu posso retifica-la hje(15-07-2013)data limite para entrega,sem multas??
fui conferir depois de ter entregado e vi q estava errado.

ME AJUDEM POR FAVOR.

att;Charles Marques

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.