x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 918

venda de ativo imobilizado

ROBERVAL JUNIOR

Roberval Junior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 10:08

Prezado(a)s bom dia,

Gostaria de sugestões, um cliente comprou um carro pra irmã pelo BNDES , pois o valor do financiamento ficará mais barato, a NF esta com data de emissão de junho/2012 mas só daremos entrada nela agora em agosto, ela esta em nome da empresa que é lucro real, mas agora iremos dar saída em nome da irmã desse cliente, sendo que essa NF de saída deverá ser no valor total do financiamento gerando assim um ganho de capital já que ela entrou por R$ 100.00,00 e devera sair por R$ 112.00,00 a diferença é do juros. Poderemos fazer a depreciação do mês de agosto e utilizarmos o ICMS correspondente.
Pergunto : Essa é a melhor opção? Qual será a opção que gera menos despesa ? Como será o lançamento contábil ?

" Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto você consegue apanhar e continuar seguindo em frente "
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 18:24

Prezado Roberval,

Primeiro você deve observar que tipo de financiamento que foi contratado, pois, caso tenha sido por Leasing a empresa não poderá repassar o bem em questão. E mesmo que tenha sido através de Finame precisa ter a permissão do BNDES para tal venda (conforme item 10.1 deste link).

Sugiro que você veja se é possível realizar a venda do veiculo de acordo com o contrato de financiamento antes de tomar qualquer atitude que seja.

At.
Marcos Vinicius

ROBERVAL JUNIOR

Roberval Junior

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 08:44

Bom dia Sr. Marcos Vinicius, dede já agradeço sua atenção.

A compra foi feita com o cartão BNDES, liguei para tirar está duvida e a atendente informou que a venda pode ser feita normalmente, exceto se o pagamento do comprador for feito também através do BNDES, você já soube de alguma situação onde ocorreu o impedimento de venda? Neste caso qual seria a melhor forma de fazer esta venda ? Vejo que terei que fazer com o valor a menor para não tenha ganho de capital e fazer um contrato com a forma de pagamento.

" Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto você consegue apanhar e continuar seguindo em frente "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.