x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 9

acessos 13.639

Planilha de Gauss

alessandro dias andrade

Alessandro Dias Andrade

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Estoque
há 11 anos Domingo | 16 setembro 2012 | 12:28

Boa tarde, pessoal, sou novato no site, e estou precisando montar uma planilha no método de gauss, encontrei algum modelo, porém está protegida por senha as formulas, e se alguém quiser disponibilizar uma planilha para mim ficarei grato, pois minha duvida é referente como encontrar o índice de ponderação Gauss e do recalculo, para inserir na tabela, alguém pode me ajuda, neste quesito. Outra duvida é o seguinte, eu começo a recalcular o financiamento a partir da parcela que entrar com o processo, por exemplo parcela 25/48, a partir da 25 recalculo o financiamento pelo método de gauss.

atenciosamente,

Alessandro.

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 12 outubro 2012 | 21:38

Alessandro, não sei se vc consegiu resolver o seu problema com as planilhas ou achou outra maneira, abaixo segue "um segredinho" de como desbloquer planilhass do excel 2007.

Márlus
==========================================================

Como Desproteger e Quebrar Senha de Planilha Excel 2007
Segue abaixo um procedimento com macro para desbloquear em apenas alguns segundos uma planilha protegida por senha no EXCEL.


Siga os passos abaixo conforme indicado.


Passo 1: Abra a planilha protegida e digite ALT+F11

Passo 2: Se você fez certo o passo anterior agora deverá estar aberto o Microsoft Visual Basic.

Vá em INSERIR > MÓDULO

Passo 3: Insira a rotina abaixo copiando e colando desde a linha "Sub esbloqueia_Planilha()" até "End Sub"

Sub Desbloqueia_Planilha()

Dim i As Integer, j As Integer, k As Integer
Dim l As Integer, m As Integer, n As Integer
On Error Resume Next
For i = 65 To 66
For j = 65 To 66
For k = 65 To 66
For l = 65 To 66
For m = 65 To 66
For i1 = 65 To 66
For i2 = 65 To 66
For i3 = 65 To 66
For i4 = 65 To 66
For i5 = 65 To 66
For i6 = 65 To 66
For n = 32 To 126
ActiveSheet.Unprotect Chr(i) & Chr(j) & Chr(k) & _
Chr(l) & Chr(m) & Chr(i1) & Chr(i2) & Chr(i3) & _
Chr(i4) & Chr(i5) & Chr(i6) & Chr(n)
If ActiveSheet.ProtectContents = False Then
MsgBox "Sua planilha foi desbloqueada "
Exit Sub
End If
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next
Next

End Sub


Passo 4: Clique no disquete em Salvar na tela de edição da macro.

Passo 5: Digite ALT+F11 novamente para retornar a planilha protegida.

Digite ALT+F8. Selecione sua macro (Desproteger_Planilha) e clique em executar.

Passo 6: Aguarde alguns segundos e após a execução da macro será exibida a mensagem "Sua planilha foi desbloqueada".

Plácido Filho

Plácido Filho

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 18:22

Alessandro Dias Andrade,

Anexa a planilha pra que possamos utilizá-la também.

Sds,

Persistir na raiva é como apanhar um pedaço de carvão quente com a intenção de o atirar em alguém. É sempre quem levanta a pedra que se queima. (Siddhartha Gautama )
WILVER CAMELO

Wilver Camelo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 31 janeiro 2013 | 11:54

Alexandro! Vc conseguiu resolver seu problema? Recebi agora um processo revisional para analisar e n!ao sei por onde começar. Tu poderia me dar algumas dicas? abs

LEONARDO FARIA

Leonardo Faria

Bronze DIVISÃO 2, Perito(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 6 fevereiro 2014 | 12:09

Senhores, o Sistema de Gauss, matematicamente falando, não pode ser considerado um sistema para amortização e pagamentos de parcelas de empréstimos, visto que, após se apurar o valor das parcelas, e trazendo as mesmas a valor presente, o somatório dessas parcelas a valor presente é menor que o valor emprestado. Assim, não é um critério justo para amortização de empréstimo, apesar de sabermos que os bancos sempre ganham, nesse método eles não recebem nem o que foi emprestado de volta.

De toda forma, a fórmula para cálculo da prestação no sistema Gauss é:

PMT = [VP x(i x n) + VP] / {[i x (n-1)]/2 + 1 } x n

Assim, um sistema que pode ser utilizado para cálculo em prestações a juros simples é o sistema Linear (Juros Simples), em substituição ao SAC e a Tabela Price, que utilizam juros compostos.

Leonardo Faria.
Perito Contábil/DF.

THIAGO RIBEIRO TEIXEIRA

Thiago Ribeiro Teixeira

Bronze DIVISÃO 4, Economista
há 10 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 12:16

Bom dia!

Leonardo,

Em atenção ao seu comentário, elenco minhas considerações sobre o Sistema SAC-
SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO CONSTANTE.

O arrazoado acima, informa sobre a aplicação de juros compostos no SISTEMA SAC.
- Merece reparos.
Explico:

No Sistema SAC cada prestação é composta por duas verbas: uma parcela de capital cujo valor é calculado simplesmente dividindo-se o valor contratado pelo número de parcelas, gerando um valor fixo de capital em todo o decorrer do mútuo; a outra verba é composta pelos juros, calculados sobre o saldo devedor na data do cálculo; em razão das amortizações sucessivas o valor dos juros torna-se decrescente ao longo do financiamento. O recebimento integral e mensal dos juros pactuados elimina a possibilidade de anatocismo.Destarte, o regime de juros será simples pois o percentual de juros incidi apenas sobre o valor principal.

A disposição

Thiago Ribeiro

Economista/Perito
Brasilia-DF






LEONARDO FARIA

Leonardo Faria

Bronze DIVISÃO 2, Perito(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 14:28

Boa tarde,

Tiago, seu comentário está, a meu ver, equivocado.

Explico: Você disse que os juros são calculados sobre o saldo devedor na data do cálculo. Isso está correto, no entanto, devemos olhar também o financiamento como um todo, e não somente UM MOMENTO. Pois se olharmos somente um momento, juros simples e juros compostos dão o mesmo valor. Entretanto, se olharmos o financiamento como um todo, veremos que, com certeza, o valor inicial está sendo cobrado com a incidência de juros compostos. É só olhar a fórmula de cálculo, você que deve ter estudado matemática financeira sabe que, quando se utiliza a exponenciação, está se utilizando de juros compostos.

Um abs.

Leonardo Faria
Perito-Contador
Brasília-DF

THIAGO RIBEIRO TEIXEIRA

Thiago Ribeiro Teixeira

Bronze DIVISÃO 4, Economista
há 10 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 16:15

Boa tarde!

Leonardo,

Obrigado pela resposta, o debate e as conversas sobre determinados assuntos
enriquecem o conhecimento.

Falando em juros exponenciais, consiste no método de cálculo onde os juros calculados a cada período, são somados ao capital, formando o montante (C+J) do período. Este montante (C+J), por sua vez, será base para o cálculo dos juros (J) do período seguinte, formando assim um novo montante (C+J) e assim por diante. Neste método os juros crescem de forma exponencial.

Pois bem, no sistema SAC os juros não se integram ao capital, são pagos na prestação. Se acaso estes juros se integrassem ao capital seria composto e correta a sua afirmação.

A disposição,

Thiago Ribeiro

LEONARDO FARIA

Leonardo Faria

Bronze DIVISÃO 2, Perito(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 19 março 2014 | 20:21

Tiago, desculpe-me discordar novamente das suas afirmações.

Matematicamente, você está equivocado. Não tem como argumentar que o uso da exponenciação não gera juros compostos.
No Sistema SAC, se você trouxer as parcelas a Valor Presente, terá que se utilizar da exponenciação. (fator da taxa ELEVADA ao tempo).
No Sistema de Juros Simples, se você trouxer as parcelas a Valor Presente, você não usará a exponenciação, e sim multiplicação (fator da taxa VEZES o tempo). Só não enxerga quem não quer.

O argumento de que os juros incidem sobre o último Saldo Devedor, e por isso é juros simples, não está correto, porque ao incidir sobre o último Saldo Devedor, temos a ilusão de que o SAC se desenvolve na capitalização simples.

Geralmente (porque a Caixa tem um sistema SAC diferente), nos empréstimos que utilizam o SAC, o valor da prestação é igual a Amortização (constante) + Juros, os quais são determinados pela incidência da taxa efetiva periódica pelo Saldo Devedor anterior. A taxa é apresentada na forma nominal, normalmente em ano, com os juros sendo capitalizados mensalmente, pois incidem mensalmente sobre o Saldo Devedor anterior.

Outro argumento de que a capitalização é composta, está no fato de que a taxa efetiva é diferente da taxa nominal.

O mesmo acontece na Tabela Price, em que a taxa de juros incide sobre o Saldo Devedor anterior. Aí, você poderá dizer também então que a Tabela Price não tem juros compostos. Sendo que está mais do que pacificado e comprovado que ela tem capitalização composta.

A diferença entre o valor dos juros na Price e na SAC está no fato de que, como a prestação para o SAC no começo do financiamento é maior do que na Price, o dinheiro volta mais rápido para a instituição financeira, é o que chamamos de valor do dinheiro no tempo, ou seja, o banco está recebendo mais rapidamente o valor que emprestado no SAC do que na Price.

Um outro argumento de que o método SAC utiliza-se de juros compostos é que, com certeza, os bancos vão emprestar o seu dinheiro a Juros COmpostos, porque ele paga o dinheiro que investimos a juros compostos também. Particularidade do Brasil.

Enfim, com bases matemáticas, está mais do confirmado que tanto o SAC quanto a tabela Price se utilizam de juros compostos.

Leonardo Faria
Perito-Contador
Brasília-DF
email: @Oculto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.