x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 10.429

CREUSA DE MOURA RESK

Creusa de Moura Resk

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 22 setembro 2012 | 13:43

Sou contadora, pretendo prestar serviços contabeis, mas no momento não irei abrir um escritorio,vou fazer meu cadasreo no CEI, mas estou em duvida devo fazer como Contgribuinte Individual, ou Equiparada a Empresa?

CREUSA DE MOURA RESK

Creusa de Moura Resk

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 22 setembro 2012 | 15:25


Hugo, Boa Tarde

De acordo com sua resposta, veja se é dessa forma que devo proceder

Deverei fazer o cadastro no CEI ( contador - contribuinte individual), para poder entregar a SEFIP de meus futuros clientes, mesmo que eu não tendo nenhum funcionário, deverei adquirir o e-CPF que deverá ser vinculado ao CEI.
E deverei reter 11% dos meus honorários ao INSS.

Referente ao CEI; em que situação o contador é equiparado a empresa

no aguardo

Creusa

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sábado | 22 setembro 2012 | 17:55

Creusa, boa tarde.

Quanto ao Certificado Digital, ok.

Sobre a equiparação do contador à PJ:

As pessoas físicas equiparam-se à pessoa jurídica, por força da legislação, quando:

em nome individual, explorem, habitual e profissionalmente, qualquer atividade econômica de natureza civil ou comercial, com o fim especulativo de lucro, mediante venda a terceiro de bens ou serviços, quer se encontrem regularmente inscritas ou não junto ao órgão do Registro de Comércio ou Registro Civil promoverem a incorporação de prédios em condomínio ou loteamento de terrenos (RIR/1999, art. 150, inciso III).


DA EXCESSÃO, (não se equiparam a PJ), dentre outros: