x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 17

acessos 26.907

PLANO DE CONTAS- CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS

Ana Rita Ferreira de Sousa

Ana Rita Ferreira de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 18 setembro 2007 | 20:41

tenho cadastrado um plano de contas, mas preciso "classificar as contas".. estou em duvida..

preciso saber onde se classificam as contas do ativo, passivo, patrimonio liquido, compras, prestacoes e vendas.

1-receita operacional
2- dedução da receita bruta
3-custos
4-despesas operacionais
5-outras receitas ou despesas operacionais
6-resultado nao operacionais
7- resultado correção monetaria
8-contrib/provisoes


desde já agradeço a atenção pelo 3 topicos que postei.. obrigada.. ana

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2007 | 08:09

Ana, muito bom dia, na página inicial do site, na sessão de downloads, tem um modelo de plano de contas, entre lá e copie, estarei certo que sanará sua dúvida.

PS... consulte esse link também lá te vários modelos.

http://www.manualdocontador.com.br/plano_conta.php?id_2=4

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 19 setembro 2007 | 14:46

Seja bem vinda Rosilene. Apesar de uma lugar como este ser evidentemente prático, fique a vontade.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Edson J Hurmus

Edson J Hurmus

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 maio 2011 | 11:09

Bom dia

Em conversa com um colega de trabalho, esse solicitou que alterasse a posição de duas contas no plana de contas das empresas optantes pelo Lucro Presumido, a alteração seria a seguinte:

Devíamos cadastrar as contas de Provisão IRPJ e CSLL junto com o grupo Impostos Incidentes sobre as vendas?
Isso seria correto, existe algum impedimento, caso não seja permitido, podem me indicar a base legal, pois não concordo em colocar essas contas junto ao grupo de impostos incidentes sobre as vendas, mas não consigo convence-los.
Espero que me ajudem.

Att
Edson J

Edson Jorge Hurmus
[email protected]
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 31 maio 2011 | 09:26

Bom dia, Edson


Devíamos cadastrar as contas de Provisão IRPJ e CSLL junto com o grupo Impostos Incidentes sobre as vendas?
Isso seria correto, existe algum impedimento, caso não seja permitido, podem me indicar a base legal, pois não concordo em colocar essas contas junto ao grupo de impostos incidentes sobre as vendas, mas não consigo convence-los
.
Clique aqui e leia minha postagem de 05/07/2010, que foi articulada com base na IN SRF 51/1978 (DOU 08/11/1978).


Saudações

Nota:
É recomendável cultivar o saudável hábito de pesquisar antes de perguntar.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Rafaela

Rafaela

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 2 junho 2011 | 15:48

Boa Tarde pessoal!
minha duvida é: faço a contabilidade de uma empresa farmaceutica e ela tambem faz manipulacao, tenho que criar um lançamento padrao cujo o nome é: compra de mercadoria industrializada tributada a vista e a prazo, uma vez uma pessoa me disse que tenho que debitar produtos acabados p/ essa conta, mas, no plano de contas existe produtos acabados no ativo ''produtos em elaboraçao'' e no custo da producao ''estoque inicial''. qual das contas eu devo debitar? no ativo ou no custo? ou essa conta esta incorreta? me falem o que tenho q fazer?
obrigada!!!

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 2 junho 2011 | 16:36

Boa tarde, Francizelia Costa


No dicionário "Aurélio" há a seguinte definição:

royalty
Substantivo masculino
1.Importância cobrada pelo proprietário de uma patente de produto, processo de produção, marca, etc., ou pelo autor de uma obra, para permitir seu uso ou comercialização. [Pl.: royalties.]


Por sua vez, na "ajuda" da DIPJ 2011 a Receita Federal classifica royalties como pagamentos pela:

- exploração econômica dos direitos patrimoniais do autor, de marcas, de patentes e de desenho industrial;
- exploração de know-how;
- exploração de franquias,
- exploração dos direitos relativos à propriedade intelectual referente a cultivares.


Portanto, dependendo da razão pela qual sua empresa paga estas taxas, elas poderão ser custos ou despesas. Sendo assim, conclui-se que a classificação dependerá exclusivamente da estrutura de seu plano de contas e de que maneira estes direitos são explorados.

Enfim, observemos que o elenco de contas de cada empresa não é um padrão entre todos, e sim, cada uma relaciona as contas de acordo com a natureza e a complexidade de seus negócios, desde que tudo esteja de acordo com a legislação e normas contábeis em vigor.


Saudações


Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 2 junho 2011 | 16:37

Boa tarde, Rafaela


Faça uma pesquisa em nosso banco de dados a partir da expressão "custo de produtos vendidos" ou "custos de produção".


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Rafaela

Rafaela

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 10:53

Bom Dia Ricardo!
Mas, minha duvida ainda nao foi desfeita.
Exemplo:
compra de mercadoria industrializada tributada
D- produtos acabados ( ativo ou custo? )
C- caixa/fornecedores ( ativo/passivo)
qual dos produtos acabados eu devo puxar para debitar, a conta do ativo ou a do custo?
Obrigada!!

paulo pinetti

Paulo Pinetti

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 11:17

Bom Dia.

Ao meu modo de analizar eu entendo.

Debito - produtos acabados (custo)
credito - Fornecedores (passivo)

Sendo que no final do mes ou encerramento transferia para o estoque (ativo)

debito - produtos acabados (ativo)
credito - (-) estoque final (custo)

Na abertura do exercicio ou do mes vigente transferia o estoque novamente.

debito - estoque inicial (custo)
credito - produtos acabados (ativo)

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 13:31

Boa tarde, Rafaela


Mas, minha duvida ainda nao foi desfeita.

Caso não tenha sido feita uma pesquisa nos arquivos, com certeza o problema continuará em aberto.

Você precisa se esforçar.

Esta dúvida não recai, exatamente, sobre "como contabilizar custos de produção", e sim sobre a classificação contábil de estocagem de material, transferência de matéria-prima para a produção, transformção, apuração do custo da produção e enfim transferência dos produtos acabados (manipulados) para o estoque, e isto depende da análise contábil dos fatos que são com base em estudos dos princípios e conceitos contábeis.

Sendo assim, é compreendido que os lançamentos contábeis não se resumem a uma pergunta simples do tipo "como se contabiliza tal coisa?" para alguém responder "debite "x" e credite "y", e pronto...

Visto que a finalidade dos registros contábeis é representar sempre quando necessário for a situação patrimonial de uma entidade, e se os lançamentos forem feitos somente à base de empirismo e com o responsável por isto não compreender o "por quê" dos lançamentos serem assim, esta pessoa nunca será profissional.


Pondere

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 13:36

Boa tarde, Paulo Pinetti


Bem-vindo ao Fórum Contábeis.

É muito importante o interesse em auxiliar o próximo, porém, sua sugestão não tem pé nem cabeça.

Reflita melhor

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 3 junho 2011 | 16:05

Boa tarde, Nathaly Furian


Embora este tópico não esteja tratando de assuntos pertinentes ao plano de contas referencial do SPED, não me importo em excepcionalmente auxilá-la, na certeza de que em sua próxima postagem será observado se a postagem está sendo depositada na sala correta.

Recomendo-lhe um clique aqui para ter acesso ao Anexo II do Ato Declaratório Executivo Cofis 20/2009, que é o plano de contas referencial estabelecido pelo fisco.


Boa sorte

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.