x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 12

acessos 6.975

Sped Contábil para empresas Lucro Presumido

irael rodrigues

Irael Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 1 outubro 2012 | 14:44

Elisandra, boa tarde, pura balela, não existe previsão legal para esta alegação. Somente será obrigatório o sped contribuições para empresas optantes pelo lucro presumido e é a partir de janeiro/2013.

abraços.

Nem só de pão vive o homem, mas também das palavras que saem da boca de nosso Senhor
SIDINEY Lopes

Sidiney Lopes

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 17:56

Shirley
vc ira amarrar seu plano de contas no plano de contas referencial que é o plano de contas da "receita Federal-governo" para isso seu sistema que vc faz a contabilidade tera que lhe fornecer ele pra que vc faça a vinculaçao, é bom vc conversar com o seu sistema que vc usa e estar atento isso.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 17:57

Shirley de Oliveira Bastos,
Boa tarde!

O plano de contas referencial da RFB é um plano de contas, elaborado com base na Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) .

Ele tem por finalidade estabelecer uma relação (DE-PARA) entre as contas analíticas do plano de contas da empresa e um padrão.

As empresas, em geral, devem usar plano referencial divulgado pela RFB no Ato Declaratório Cofis nº 20/09 e alterações posteriores.

As financeiras utilizam o Cosif e as seguradoras não estão obrigadas a fazer o referenciamento, mas podem utilizar o plano de contas referencial da Susep disponível no programa.

O Sped Contábil está com a versão 1.0 do plano de contas referencial. Esse plano de contas referencial não foi atualizado, tendo em vista que o referenciamento do Sped Contábil é facultativo e, em breve, será descontinuado.

Portanto, caso opte por fazer o referenciamento no Sped Contábil, é possível utilizar o plano de contas do Fcont (mais atualizado). Neste caso, o PVA do Sped Contábil gerará avisos em relação às contas que não constam na versão mais antiga do plano de contas referencial. Contudo, avisos não impedem a transmissão da escrituração

Fonte: http://www1.receita.fazenda.gov.br/faq/sped-contabil.htm

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"
VIVIAN SANTOS

Vivian Santos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar
há 11 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 15:39

Boa Tarde,
Estou pesquesindo referente o sped contabil, das Lucro Presumidos, referente o ano 2012,vai ter que entregar enm junho de 2013?
obrigada

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 1 março 2013 | 15:58

Vivian Santos
Boa tarde!

Segundo a Instrução Normativa RFB nº 787/07, estão obrigadas a adotar a ECD:

I.em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2008, as sociedades empresárias sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado, nos termos da Portaria RFB nº 11.211, de 7 de novembro de 2007, e sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real.

II.em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2009, as demais sociedades empresárias sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real.
Portanto, a partir do ano-calendário 2009, estão obrigadas ao Sped Contábil todas as sociedades empresárias tributadas pelo lucro real.

Para as outras sociedades empresárias a ECD é facultativa.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sábado | 2 março 2013 | 13:51

Que boa noticia que é facultativo, pelo jeito cada dia mais vamos apenas trabalhar para o governo e os clientes vão ficando de lado por causa da falta de tempo. É brincadeira um negócio destes, é muita burocracia.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 4 março 2013 | 09:06

Phillipe Gamboa,
Bom dia!

Até o momento, somos entupidos de informações e obrigações a serem entregues para o Fisco, muitas vezes prejudicando a relação contador x empresa.

Sem dúvida, o nosso tempo deveria ser bem melhor distribuído, focando no apoio aos nossos clientes, do que meramente no preenchimento e envio de tantas obrigações acessórias.

Todavia acredito (não sei quando) que teremos um sistema mais completo e centralizado, dispensando assim o envio de vários tipos de declarações.

Vamos batalhar para que isso ocorra o quanto antes.

Excelente semana!

"100% focado onde houver 1% de chance"
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Quinta-Feira | 27 fevereiro 2014 | 09:19

Bom dia Elisangela,


No link abaixo, pode verificar todos os itens que pertencem ao Projeto SPED, verifique em qual deles sua empresa se enquadra, faça uma leitura sobre a legislação, para que possa entender como devera proceder para entrega destas obrigações acessórias :


Projeto SPED

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.