x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.747

Devolução de notas fiscais

Dany Martins

Dany Martins

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 11:43

Gente pelo amor de deus me ajudem rs!

Estou com uma dúvida cruel, em questão de lançar na contabilidade as devoluções, por exemplo:

O meu cliente devolveu uma mercadoria para o fornecedor, na escrita é lançado na saidas certo? e o lançamentos da contabilidade é isso:

D- caixa (dinheiro da mercadoria, voltou para o caixa)
C- Mercadoria ( Mercadoria saio do estoque)

E quando o cleinte do meu cliente devolve uma mercadoria, na escrita é lançado nas entradas, e na contabilidade é:

D- mercadorias (pois o que ele vendeu voltou para o estoque)
C- caixa (ele teve que devolver o dinheiro para o cliente)

é isso gente ou é ao contario, me ajudem pois esta dando erro no meu programa devido a esses lançamentos.....

Obrigada....

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 14:09

Boa tarde Daniele!

Primeiro precisamos saber se esta empresa é Simples Nacional, ou se tem apuração mensal do ICMS.

Verifique também se esta mercadoria é material de consumo ou mercadorias para revenda, veja qual CFOP foi utilizado na entrada: 1.556/2.556/1.102/2.102.

O pagamento da nota fiscal já foi feito? Com isso o fornecedor vai devolver o dinheiro ou fazer desconto na duplicata, como foi feito?

A devolução desta mercadoria é parcial ou total?

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Dany Martins

Dany Martins

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 09:31

Bom dia Gilberto,

A empresa é do lucro prejumido e tem apuração de icms não mensal é uma vez ou outra que ele tem, pq tem vez que ele compra bastante NF com S.T então ele utiliza os "créditos", eu sei muita pouca coisa da Escrita Fiscal, acho que é por isso que eu to me complicando com os lançamentos na contabilidade, o cód. que esta sendo utilizado é 5411, e o valor eu não sei te dizer se é inteiro ou parcial, e foi pago a vista ... pelo que está lançado aqui na escrita...

Obrigada =)

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 10:12

Bom dia DAniele!

Independente de movimentar ou não, a apuração do ICMS é mensal, para cumprir as obrigações para com a Secretaria da Fazenda.
A apuração do ICMS é feita pela movimentação de notas de entradas e saídas de mercadorias e deve ser transmitido toda a movimentação por por um programa do Posto Fiscal chamado Nova Gia.
A operação de devolução está ligada diretamente à uma compra ou venda, por isso tem que verificar esta operação que deu início como no seu caso é uma compra de mercadoria para revenda.
Verificar também se houve pagamento desta nota fiscal, parcial ou total e como vai ser devolvido o valor da nota de devolução.
Verifique se no registro da nota fiscal de entrada foi tomado o crédito co ICMS, neste caso parece que não porque é ICMS-ST e não toma crédito.
Como você lança a compra de mercadorias direto nas contas de Resultado, o lançamento da devolução é assim?

Vou exemplificar, veja o Grupo doPlano de Contas usado:

33 - CUSTO DAS VENDAS
331 - Custo das Mercadorias Vendidas
3311 - Custo das Mercadorias Vendidas
3311.01 - Estoque Inicial (+)
3311.02 - Compra de Mercadorias (+)
3311.03 - Fretes s/compras (+)
3311.04 - Seguro sobre Compras (+)
3311.05 - Icms s/devolução de compras (+)
3311.06 - Icms s/compras (-)
3311.07 - PIS s/ compras (-)
3311.08 - Devolução de compras (-)
3311.09 - Icms s/fretes (-)
3311.10 - Abatimentos s/compras (-)
3311.11 - Custo das Mercadorias Vendidas (+)
3311.12 - Estoque Final (-)
1. Exemplo de lançamento em que já foi pago a nota fiscal de compra, e a devolução vai ser em dinheiro, a empresa emitiu a nota de devolução:

D - Caixa/Bancos (AC)
C - Devolução de compras (-)

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.