x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.283

Lançar Folha de Pagamento

Márlus Mauri de Meira Mathias

Márlus Mauri de Meira Mathias

Diamante DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 22:22

dos salarios

debitos:
salario -> despesa de salarios : 700,00
sal. familia -> inss a recolher : 20,74

creditos
adto salarial -> caixa : 280,00
inss -> inss a recolher : 56,00
salario liquido -> salario a pagar : 384,74


do fgts

debito -> desp. fgts : 56,00
credito -> fgts a recolher : 56,00

a conta do inss ficaria com o saldo de R$ 35,26
( 56,00 - 20,74)

Wanderson  Cavalcanti de Lima

Wanderson Cavalcanti de Lima

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2012 | 22:49

Ok, obrigado... Só uma dúvida, pq o salario familia é lançado em INSS a Recolher?

Mais uma duvida, se eu lançasse o salario familia na conta SALARIO FAMILIA, eu teria que fazer um outro lançamento depois lançando:

d inss a recolher
c salario familia

obrigado ai pela ajuda pessoal, vcs são rapidos, pensava que demorava mais.

Edna D. dos Santos

Edna D. dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 00:10

Caro Wanderson,

O salário família é uma parcela de repasse e não uma despesa da empresa. A empresa deve repassar ao funcionário e descontar o valor respectivo do montante de INSS a recolher. Por isso é incorreto lançar tal parcela como despesa c/ salario família.

No caso de se efetuar o lançamento a débito de despesa, estará submetendo-se a um erro.

Acredito, Wanderson, que assim como eu, todos os colegas participantes do fórum esperavamos ajudar mais a todos que solicitam a nossa ajuda. O fórum tem como princípio maior, transmitir conhecimentos. Nesse sentido, todos nós, ensinamos e aprendemos. Posso dizer que tenho aprendido em proporção muito maior do que ensinado.

Se tiver mais questionamentos, volte a nos procurar.

Espero ter contribuído.

Att.,
Edna D. Santos

Att.,
Edna D. Santos
Wanderson  Cavalcanti de Lima

Wanderson Cavalcanti de Lima

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 10:01

Ok, estou fazendo um lançamento aki e esta dando duplicidade de INSS a recolher, estou lançando tudo um lançamento só.

Então eu fiz assim, estou provissionando essa folha de pagamento, então coloquei o salario familia na conta Salario Familia do ATIVO ( não despesa), quando eu for pagar salario ou recolher o INSS eu faço a compensação com essa conta do ativo SALARIO FAMILIA.

Pode ser assim? Se pode ou não eu não sei, so sei que no plano de contas do sistema aqui tem essa conta de salario familia no ativo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.