x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.115

Integralização de Capital Social e Bal. de Abertur

LADYMARA CARMO DOS SANTOS

Ladymara Carmo dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 12:10

Estou fazendo a escrituração contábil de uma empresa de lucro presumido que antes não era feito, terei que fazer dos exercicios 2010 e 2011, mas estou com uma duvida, já li algusn topicos sobre Balanço de Abertura, e consegui entender, porém a uma duvida pairando na minha cabeça, com relação a integralização do capital social, pois não foi integralizado, logo, nas explicações de topicos anteriores não consegui entender como fazer esta integralização já que terei que fazer balanço de abertura, e essa conta de B. Abertura tem que zerar, como lnaçar no caixa a integralização?

Francis de Souza Matos

Francis de Souza Matos

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2012 | 13:02


Boa tarde

Ladymara, vou montar a contabilização pelo que eu entendi da sua pergunta.

Pela Abertura da Empresa:
D - Capital Social a Integralizar (PL)
C - Capital Social Integralizado (PL)

Pela Integralização em Dinheiro e Maquina
D - Ativo Imobilizado (AT)
D - Bancos (AT)
C - Capital Social a Integralizar (PL)

Verifique que a conta Capital Social a Integralizar faz o mesmo efeito da conta Balanço de Abertura.

FSM








Francis de Souza Matos - Gerente Contábil Fiscal e Financeiro da Clear Channel Brasil
RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 8 maio 2013 | 10:53

Wiviany Gabriela Lobão Azulino, Bom Dia.

1) Com base no Contrato Social, onde discrimina os bens utilizados para efeitos de integralização de capital, faça os seguintes lançamentos no Balanço de Abertura:
D - ANC, Imobilizado, conta: Móveis e Utensílios
(Imobilize individualmente os bens conforme foram identificados no contrato social para efeito de integralização)
C - PL, conta: Capital Social.

2) Observe que não foram utilizados recursos financeiros, e sim, bens móveis; destarte, não se aplica integralmente o orientado para a Ladymara; no entanto o critério é semelhante.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.