x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 69.816

Cfop 1202 Devolução

Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2012 | 10:01

Bom dia a todos!
Procurei, procurei, mas estou com dúvidas...
Tenho um cliente que tem uma papelaria e recebeu uma nota de entrada com o CFOP 1202, qual CFOP eu uso para dar entrada dessa devolução?


JORGE LUIZ DA SILVA

Jorge Luiz da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Coordenador(a) Fiscal
há 11 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2012 | 10:09

Bom dia


Verifique se a nota foi emitida pelo fornecedor de seu cliente com o CFOP 1202, pois aparentemente neste caso foi efetuado a venda para a papelaria e o fornecedor efetuou sua propria nota de devolução por emissão propria, desta forma a papelaria não escritura este documento, deverá apenas anexar a nota de compra, pois acredito que a papelaria não tenha a NFE ou NF1 para efetuar a devolução da compra e o fornecedor fez com seu proprio documento.

cleber de araujo delmondes

Cleber de Araujo Delmondes

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 5 outubro 2012 | 10:34

Bom dia Nayara,

Vamos analisar os fatos:

1 - Se a papelaria recebeu uma nota com o CFOP 1.202, significa que anteriormente ela recusou uma compra deste fornecedor correto?

2 - Se minha hipótese estiver correta você não fará NADA com essa nota de CFOP 1.202. Apenas guarde.

Isso acontece quando eu compro uma mercadoria e veio errada, por exemplo, então recuso e faço meu manifesto de recusa no verso da nota.

Posteriormente, a empresa que me vendeu deve entrar com a sua mercadoria no estoque emitindo uma nota de entrada (no caso essa que você recebeu).

Assim o fornecedor me vendeu através de uma nota de SAÍDA (CFOP 5.101 ou 5.102) a qual recusei. Mas ele lançou no Reg. de saídas diminuindo seu estoque.

Quando a mercadoria volta ele emite uma nota de ENTRADA (CFOP 1.201 ou 1.202) porque eu não emiti nenhuma nota pra ele entende?

Então você não irá lançar nenhuma das notas.

Espero ter ajudado.

NFE PROTECTION, arquivos XML
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.