x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.296

Contrato de Comissão Mercantil

Fernando Ribas Sudul

Fernando Ribas Sudul

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 8 outubro 2012 | 19:12

Boa Tarde Prezados Colegas,
Gostaria do auxilio de vocês em relação ao procedimento, ou seja, o registro contábil adequado, em relação a operações com contrato de comissionamento mercantil, tanto para o comissário, como para o comitente.
Estou presstando serviços contabeis para duas companhias na qual firmaram um contrato de comissionamento mercantil, na qual a empresa A (comissário) efetuará todos os pagamentos de serviços e outros despesas pela empresa B (comitente), a empresa A prestará este serviço em troca de uma certa remuneração. O contrato foi celebrado entre as partes nos moldes do art. 603 do Código Civil.
No entanto, tenho duvidas de como registrar estas operações entre as empresas, uma vez que a empresa B (comitente) estará realizando adiantamento de valores necessários para a empresa A (comissário) iniciar a operação, e pagamento das primeiras despesas.
Grato.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 18:07


Boa tarde Fernando!

Os contratos vão assegurar os compromissos entre as duas empresas, mas a efetivação dos serviços será no final de cada mês onde será emitida uma nota fiscal de prestação de serviços.

O registro contábil será dos adiantamentos (quando houver e se houver) em conta própria, e das faturas de prestação de serviços.

Consequentemente no fechamento destas contas será feito o lançamento de transporte de valores dos adiantamentos para a conta de fornecedores para um e cliente para o outro.

Para o prestador, a receita vai ser gerada pela emissão da nota fiscal, e para o tomador o registro da despesa será no lançamento da nota fiscal de prestação de serviços.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.