Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 3.647

Empresa em crise e sem pagar impostos

VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 09:54

Bom dia caros colegas,

Uma orientação:
Uma empresa que está com débitos em todos os ambitos: RF,Estado, Prefitura, INSS (inclusive não paga a parte dos empregados - apropriação indébita)e FGTS (não tem depositado), em crise pois além de não pagar impostos está em débito com fornecedores, eu sou da area fiscal da empresa a contabilidade externa e vejo que temos que tomar uma providência URGENTE pois sei que está correndo sérios riscos, pois estamos com uma fiscalização do Estado (falta de SINTEGRA registro 54) e temos um da RF que já devolveram os documentos mas não finalizaram, coaos total pois é industria, importa e nunca destacou o IPI. Para resumir 5 anos de empesa 3 no SIMPLES nunca pagou a DAS, e 2 no PRESUMIDO sem pagar para a RF.

O proprietário agora resolveu tomar providências:começar solucionar o problema: o melhor é abrir outra empresa e começar desta vez com tudo correto ou mesmo sendo alto o preço que vai pagar parcelar seus débitos, negociar com fornecedores e tentar salvar a empresa?
A sua empresa tem um patrimônio alto (frota de caminhões, o galpão onde é loalizada que acabou de pagar agora, equipamentos caros) por isso creio que se pegar firme regularizar as dividas mesmo que leve um tempo para isso é a melhor opção.

Poderiam me dar uma sugestão.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 16:23

entrar em todos os parcelamentos possíveis.
contenção de gastos totais.
angariar novos clientes.
solicitar empréstimo no banco para quitar débitos que bloqueiam a certidão negativa.
de preferência pagar à vista os fornecedores.
admitir um bom administrador financeiro.

VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 17:05

Então Telma, não tenho muita experiência na parte contábil pois trabalhei na area fiscal, mas o primordial que você falou é que falta aqui é Admitir um bom administrador financeiro
Então abrir outra empresa é mesmo uma furada não é?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 18:09

Olá boa tarde!

Valéria, abrir outra empresa não irá solucionar os problemas, pois as dívidas vão continuar e se agravar cada vez mais comprometendo o patrimônio da empresa e talvez até dos sócios.

Um contador não pode deixar que o empresário cheque nesta situação sem orientar de forma que estes impostos e contribuições possam ser parcelados e recolhidos.

Se esta empresa não recolheu nenhum imposto, com certeza obteve lucros neste período ao utilizar o dinheiro destinado à estas obrigações.

Ou então foi tão mal administrada que o empresário não inseriu estes impostos e contribuições no custo de produção da empresa, estando recebendo uma receita que não absorve este custo.

O correto é fazer uma auditoria e levantamento da situação fiscal na empresa para que se possa elaborar um plano estratégico para saber qual a situação real da empresa e efetuar uma previsão de receitas para saber a viabilidade da empresa em sair desta situação.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 20:13

Valéria

Abrir outra empresa é camuflar a situação, eu como contadora tomaria as providências que enumerei antes de abrir outra empresa.
Muita cautela, calma e muita economia e transparência com fornecedores, clientes e funcionários.

VALÉRIA

Valéria

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 09:07

Telma e Gilberto,

Concordo Gilberto: Um contador não pode deixar que o empresário cheque nesta situação sem orientar de forma que estes impostos e contribuições possam ser parcelados e recolhidos.isso sempre orientei mesmo estando aqui empresa. que esatva faltando dialogo entre o empresário e a contadora, acontece que um foge do outro (problemas que não convem mencionar) e eu estou aqui para ajudar, vou reunir com ele e passar algumas informações que vai ajuda-lo, a começar por fazer o parcelamento.

Telma: Muita cautela, calma e muita economia e transparência com fornecedores, clientes e funcionários, é isso que disse a ele tem que ser transparente e não ficar bancando pose de que a situação está bem, tem que chegar ao fornecedores e negociar e nãi ficar só recebendo ligações de cobrança e não dar retorno vai ficar queimado na praça.

Obrigado pela orientações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.