x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 608

Distribuição de lucros

Geraldo Jose da Silva

Geraldo Jose da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 16:46

Boa tarde a todos, gostaria de um escalrecimento, tenho uma empresa que distribuiu lucros superior ao ocorrido, deixando o PL negativo Qual o tratamento contabil que devo dar a este fato, visto que se eu reverter para o pro labore, estou sujeito a tributação dos impostos e os informe de rendimento na epoca sairam com lucros.
Desde já agradeço

JOAO VANDERLEI SCARDUELLI

Joao Vanderlei Scarduelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2012 | 18:34

Para distribuir lucro, antes a empresa tem que apurá-lo. Depois de apurado os sócios tem que decidir a destinação do mesmo. Existe a possibilidade de antecipação de lucro, desde que consiga demonstrar o resultado através de balancetes.
Entendo que se não ocorreu isso, não houve distribuição de lucros. Pode ter havido emprestimos desde de que documentados, através de contrato de mútuo. Se tembém não ocorreu emprestimo, a fiscalização vai entender como pró-labore.

Joao Vanderlei Scarduelli
contador
RISA Contabilidade
Geraldo Jose da Silva

Geraldo Jose da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 08:53

Obrigado Vanderlei,
No meu caso a empresa não tem como fazer estes contratos de mutuo, pois os socios já não fazem mais parte do quadro soicietario, pois a empresa esta em liquidação, o faço deixo reverto os lancamentos para pro labore, e aguardo manifestaçao do fisco, pois não foram pagos impostos sobre estes rendimentos.
Eu como contador em que posso responder por isso?

JOAO VANDERLEI SCARDUELLI

Joao Vanderlei Scarduelli

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2012 | 09:24

Geraldo
Entendo que a questão deve ser mais estudada, e você deve entender exatamente o que aconteceu com seu cliente.
Como a empresa teve disponibilidade financeira para transferir valores aos sócios se não estava com resultados positivos???
Tem que entender bem se não houve omissão de receita, por exemplo. Digo isso porque nesses 20 anos de contador, constato que normalmente a capacidade financeira da empresa está diretamente relacionada aos resultados da mesma, a não ser que ela tenha se endividado muito.

Joao Vanderlei Scarduelli
contador
RISA Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.