Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 967

Duvidas contábeis geral

rodrigo viana

Rodrigo Viana

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Produção
há 11 anos Sábado | 13 outubro 2012 | 10:07

Olá , bom dia.
Estou tendo um pouco de dificuldades no inicio das atividades de minha empresa com contador.
Estava cadastrado como MEI desde 04/2010 e não tinha contador.
Desde 2011 o faturamento ja havia passado o limite MEI , porém fiz o desenquadramento somente no mes passado .
Ao procurar contadores para regularizar a situação parece que ao falar a palavra MEI ja vem um certo preconceito e o tratamento é bem diferenciado.
Minha empresa é individual e esta enquadrada no Simples Nacional sem funcionários até o momento.
A contadora cobrou R$130,00 para realizar o procedimento , porém disse que não levaria documentos até a empresa o que eu aceitei .
No entanto o que está acontecendo é que não estou tendo nenhuma atenção.
A parte de nota fiscal eletronica eu tive que fazer sozinho e sequer me explicaram os procedimentos que após pesquisar , tomei conhecimento que deveria ser feito , como solicitar autorização para utilização do SEPD (Sefaz/RJ) para emitir NF-e
Como nunca tinha tido um contador , não sei exatamente o que um contador faz mensalmente para uma empresa , como não estou tendo contato por parte da contadora não sei se isso é normal.
O que faço com minhas notas fiscais?
preciso de livros?
tenho que calcular o valor devido do simples desde janeiro/2012 pois o desenquadramento foi retroativo ?
Alem disso solicitei um comprovante de faturamento simples , que a caixa nos pediu e a contadora preencheu sem sequer nos perguntar sobre o nosso faturamento , informando valores do MEI.
Aconselham a procurar outro contador?
Agradeço a atenção .
Muito obrigado.

João

João

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 11 anos Sábado | 13 outubro 2012 | 10:38

Rodrigo,

Contabilidade é confiança! revejam o relacionamento profissional, acertem as questões da empresa, não procurem culpado pois o que ocorre não seria uma via de mão única.Talvez mudar de contador não resolverá as questões de imediato.

abs.

marcelo oliveira mendes

Marcelo Oliveira Mendes

Ouro DIVISÃO 2, Relações Públicas
há 11 anos Sábado | 13 outubro 2012 | 12:05

Rodrigo Viana
Realmente a conduta desta contadora denigre a imagem de profissionais que realizam seus trabalhos com ética e respeito a todo cidadão que precisam de nossos serviços., Realmente os MEI em muitos escritorios são mau tratados Porem se Hoje os escritorios de Contabilidade são Optantes do Simples Nacional " Agradeça aos MEI " Pois houve um Acordo entre o Governo e o Conselho Federal de Contabilidade sua questão precisa ser vísta com critério e respeito, Caso esta contadora não de o suporte necessário para sua empresa procure o Conselho Regional de Contabilidade do seu Estado.

Boa Sorte

Marcelo

Edna D. dos Santos

Edna D. dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 13 outubro 2012 | 16:08


Caro Rodrigo,

O contador tem uma profissão louvável, somos nós que devemos zelar pelas informações da empresa e de ajudá-la a atender um princípio muito importante, o princípio da continuidade. No qual está estabelecido que toda empresa nasce para prosperar.

O objetivo principal da contabilidade é gerar informações a seus usuários (sócios, empregados, sociedade, órgão governamentais, investidores, bancos, etc), realizando o estudo, o controle e análise do patrimônio das empresas e auxiliando na tomada de decisão.

Foi por esse objetivo que o governo estendeu a adesão ao Simples Nacional os escritórios de contabilidade, como benefício às orientações destinadas ao MEIs - Microempreendedor Individual. Nesse aspecto, nenhum dos dois lados - contador ou MEI - devem se considerar como pessoas que estão a "fazer favores" um ao outro.

O contador não está fazendo nenhum favor ao orientar a empresa na tomada de decisão, pois é o objetivo principal de sua ciência. Por outro lado, não se deve dizer que o contador tem que ser demasiadamente grato ao surgimento do MEI por obter um benefício fiscal, que fora concedido em função da importância dos serviços contábeis e do conhecimento do profissional contábil para o desenvolvimento de uma empresa.

Como contadora, não me vejo obrigada pela legislação em orientar. Pois como já fora dito, é o objetivo principal da ciência que escolhi para seguir profissionalmente.

Infelizmente, sabemos que as pessoas pensam de maneiras diferentes. E o que não é obrigatório para mim, o é para outro. É por esse motivo que alguns profissionais ainda resistem à ideia de orientar os novos empreendedores - MEI.

Acho isso lamentável e vergonhoso para a classe. Além disso, acredito que isso mostra os profissionais de visão de muito curto prazo. Afinal, os MEIs de hoje serão as pequenas, médias ou grandes empresas do amanhã.

No seu caso, caro Rodrigo, como sua empresa é optante pelo simples deverá seguir toda a legislação pertinente ao simples. Que são:
- Escriturar todos os fatos da empresa;
- Adotar os livros de registro de entradas, registro de saídas e apuração de ICMS;
- Adotar o livro de registro de inventário;
- Adotar livro de serviços prestados/tomados (sujeitos a ISS, se prestador de serviços) e livro caixa;
- Manter em boa ordem a guarda os documentos que fundamentaram a apuração dos impostos e contribuições devidos e o cumprimento das obrigações acessórias;
- Apresentar, anualmente, declaração única e simplificada de informações socioeconômicas e fiscais que será entregue à Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Entre outras obrigações citadas na Portal da SEFAZ RJ

Oriento realizar uma reunião com a contadora e passar para ela todas as dificuldades que teve e que está enfrentando. Expõe claramente seus pontos de vistas e solicite a ela um possicionamente de profissional contábil, orientando e tirando a suas dúvidas.

Verifique, junto a ela, se a sua permanência como cliente é algo vantajoso, ou se ela realmente não está disponível a atender as necessidades da empresa.

Somente a partir dessa conversa, tome a decisão de trocar ou não de contador.

Espero ter contribuído.

Att.,
Edna D. Santos

Att.,
Edna D. Santos
rodrigo viana

Rodrigo Viana

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a) Produção
há 11 anos Sábado | 13 outubro 2012 | 17:22

Boa tarde.
Agradeço as respostas obtidas.
Edna , em particular , muito obrigado por sua excelente explicação.
Quero deixar claro que em nenhum momento procurei um contador como MEI para obter informações gratuitamente.
Até o momento em que estava como MEI , fiz tudo sozinho .
Quando procurei contador foi na intenção de alteração da empresa e com fim claro de manter um contrato de serviço com o mesmo.
Na segunda-feira irei novamente ao escritorio para tentar esclarecimentos mais precisos e tomar minha decisão.
Att.
Rodrigo Martins

Wagner Machado dos Santos

Wagner Machado dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 13 outubro 2012 | 17:28

Caro Rodrigo.

Em primeiro lugar relate esse fato a sua contadora, pois se ela aceitou assumir a responsabilidade técnica da sua empresa, ela está obrigada a cumprir o código de ética do contabilista e lhe prestar todo o suporte necessário.

Se após isso, ainda não estiver satisfeito, a saída será trocar de profissional. No momento da contratação solicite a elaboração de um contrato de prestação de serviços.

Até mais!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.