x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 6.141

Premios de Cesta Básica

Henrique Lourenço

Henrique Lourenço

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 14:46

Boa Tarde Pessoal.

Dei uma pesquisada no forum e não achei um tópico que me tire algumas dúvidas, se alguém puder me ajudar serei eternamente grato.

Gostaria de dar uma cesta básica como prêmio para os colaboradores da empresa, este premio é por ausência de faltas e atrasos. Sei que neste caso não posso fazer parte do PAT, afinal nem sempre todos vão receber a cesta.

Minha dúvida é a seguinte, posso premiar um funcionário que atenda aos requisitos da empresa com uma cesta básica descontando o valor simbólico de 1,00 em folha de pagamento apenas para deixar claro de que não é parte integrante do salário?

E para o caso dos funcionários que faltarem e ficarem fora da premiação eu não vou disponibilizar o a cesta básica de prêmio e neste caso não farei o desconto simbólico de 1,00 em folha, afinal ele não desfrutou do prêmio em questão.

Pelo meu sindicato (comercio) sei que não há obrigatoriedade de dar a cesta.

Mas gostaria de saber se isto pode ser feito desta maneira que expliquei, ou se existe outra maneira de que isto ocorra sem grandes problemas.

Dar a cesta sem documentar em folha de pagamento apenas com recibo assinado é uma opção viável caso a opção de cima não seja?


Grato pela atenção
Henrique Lourenço.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 16:55

Dar a cesta sem documentar em folha de pagamento apenas com recibo assinado é uma opção viável caso a opção de cima não seja?
R: Sim, é uma possibilidade.

Vc pode tmb procurar conhecer melhor o capítulo que trata de "prêmios" aos empregados, pois creio ser esse o caso. Houve alguns tópicos aqui no forum discutindo esse tema, dê uma pesquisada.

Boa sorte!

Lucila Bender da Silveira

Lucila Bender da Silveira

Prata DIVISÃO 1, Assistente Recursos Humanos
há 11 anos Quinta-Feira | 18 outubro 2012 | 17:02

Henrique Lourenço, trabalhei em uma empresa que tinha esse tipo de premiação.
Não há nenhum desconto em folha de pagamento, é apenas verificado cartão ponto, um por um, e visto se o funcionário tem ou não direito.
Lá há a ligação com o prêmio assiduidade, mas somente para melhor controle do RH.
Talvez dê uma ligada para o Sindicato e peça, quem sabe eles podem te dar uma resposta mais concreta.

Henrique Lourenço

Henrique Lourenço

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 19 outubro 2012 | 10:44

Olá, Bom dia

Lucila e Kennya muito obrigado pelas informações passadas!

Porém ao pesquisar no fórum, alem de ver que existem diversos casos diferenciados não achei um que atenda essa minha dúvida específica.

A dúvida geral é a seguinte, se eu passar a cobrar o valor de R$ 1,00 na folha de pagamento esta cesta básica (sera dada em forma de cesta física e não em valores) deixará de se tornar uma parte do salário eventualmente?


E a outra é a seguinte, para os funcionários que deixarem de atender as metas comportamentais e de assiduidade vou poder não entregar a cesta ? consequentemente deixar de cobrar o valor de R$ 1,00.


Grato novamente pela atenção.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.