x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 24

acessos 6.151

CALCULO DE DIFERENÇA DO DAS

Flavio Cesar de Oliveira

Flavio Cesar de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 25 setembro 2007 | 15:17

Boa Tarde
O que tenho que fazer para efetuar o pagamento de um restante do DAS? Pois foi recolhido com valor menor do que deveria. Porém caso eu vá em retificar, penso que sairá o valor total e não apenas a diferença, e boa parte do DAS ja foi pago na data certa.

Ex.: Digamos que o valor devido deveria ser R$ 650,00 e foi calculado R$ 620,00 e já foi pago no dia certo. Agora quero fazer apenas esta diferença, o restante (R$ 30,00).
Caso possam me ajudar passo a passo ficarei muito grato

Desde já muito obrigado

Flavio Cesar

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 25 setembro 2007 | 20:51

Boa noite Flávio,

No link: https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=6183 sob o título de "Geração do DAS em Atraso" foi transcrito o INFORMATIVO/COTEC/SIMPLES NACIONAL Nº 35/2007 de 06/09/2007 onde a Receita Federal publica instruções para a emissão de DAS complementar.

Procure no Informativo acima o ítem "Geração de DAS Complementar", estou certo de que encontrará o que busca.

...

Salvatore Stutz

Salvatore Stutz

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2007 | 11:52

Um detalhe importante:
O sistema não faz o cálculo da multa e dos juros
sobre o valor informado
e considera o novo valor como sendo o consolidado,
tirando dali a multa e os juros, para chegar ao valor principal.
Sendo assim, o valor a ser informado como complemento
deve ser o consolidado, sendo necessário que o contribuinte
calcule os acréscimos à parte, a fim de informar no campo
VALOR do DAS o total a recolher (principal + multa +juros).
O programa fará o trabalho de trás para a frente

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 26 setembro 2007 | 18:08

Boa tarde Salvatore,

Informação importantíssima.

Fazemos côro às palavras do Flavio. Muito obrigado!

Se a seu exemplo as pessoas postassem aqui não só as dúvidas mas também esclarecimentos, saberíamos muito mais.

...

MIGUEL PEREIRA

Miguel Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2007 | 17:05

boa tarde amigos.

estava em duvida sobre o calculo efetuado a menor, quando use uma tabela e o correto seria outra devido a lei 127/2007

Tambem fiz a operação inversa, verifique a diferença e calculei a multa e os juros.


grato pela atenção

abraços

Luciana Marcio

Luciana Marcio

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 16 anos Quinta-Feira | 6 dezembro 2007 | 10:00

Bom dia Miguel e Flavio.

Estou com o mesmo problema pelo que vocês passaram, onde o valor pago no DAS foi menor que o realmente devido, por ter sido informado em tabela erronea. Tentei seguir as instruções já descritas por vocês acima, mas não estou entendo muito bem. Devo clicar em retificação - de calculo já realizado? Estou toda atrapalhada...vocês podem me ajudar nos passos que devo seguir??
Desde já, agradeço a atenção.

Flavio Cesar de Oliveira

Flavio Cesar de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 6 dezembro 2007 | 12:43

Ola Luciana

Quando se faz pela 1ª vez realmente é dificil. Mas siga o procedimento que está escrito á cima:

Antes vc calcula a multa e os juros separados para usá-los depois.

Você entra em retificar, confirma os dados que existe gravados, quando chegar no final vai pedir pra gravar vc clica dentro do campo VALOR DA DAS e coloca este valor da diferença (Principal + Multa + Juros) que vc calculou antes. Dai vai em salvar e gerar DAS, que estará saindo a DAS com a diferença mais a multa do sistema.

Espero ter lhe ajudado.

Flavio

Luciana Marcio

Luciana Marcio

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 16 anos Quinta-Feira | 6 dezembro 2007 | 14:26

Boa tarde Flavio!

Antes de qualquer coisa, muito obrigada.
Realmente a primeira vez é um pouco complicado, mas com o apoio e a atenção dispensada por parte deste site e dos colaboradores (como a sua por exemplo), nos ajudam e muito.
Agora...o sistema faz o recalculo para pagamento no mesmo dia, se acaso ocorrer de não conseguir efetuar o pagamento, posso repetir o procedimento?

Flavio Cesar de Oliveira

Flavio Cesar de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 6 dezembro 2007 | 16:18

Luciana

Vc pode sim repetir o calculo para pagamento em outro dia caso não consiga efetuá-lo no dia programado.

Acho eu que muito em breve a RFB deverá estar disponibilizando um programa para calcular os DAS até o fim do mês como era feito para o antigo Darf.

Espero ter lhe ajudado

Flavio

Rafael Rocha

Rafael Rocha

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 10 maio 2010 | 17:10

Boa tarde! A princípio desejo que todos tenham uma excelente semana, que tudo transcorra bem. Bom, até o dia de hoje eu não havia emitido nenhum DAS COMPLEMENTAR mas me deparo com um caso agora e preciso enviar a guia complementar para o cliente referente ao mês de março.

A receita bruta auferida no mês foi de R$ 73.587,45, mas ficou restando um valor de R$ 28.212,35, que quero incluir agora.

Como faço? Tenho que ir no campo de retificação de cálculo e lançar esse valor complementar no espaço indicado e pedir para calcular? Depois de todo esse tempo de sistema PGDAS e vastas informações no fórum venho aqui pedir esse suporte. Quero confirmar os passos.

Por favor, alguém me dê essa fortalecida! rs Muito grato desde já! Abraços!

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 11 maio 2010 | 10:35

Bom dia Rafael,

Eu já tive que recalcular o DAS por alteração do faturamento e fiz assim:

No PGDAS fazer a retificação do calculo, informei todas as receitas inclusive a que já foi informada, e o proprio programa calcula a diferença, mas apenas se já constar o pagamento do valor anterior, é bom dar uma lida no extrato do mes em questão para verificar se o cliente pagou o DAS, antes de recalcular ok?

Caso não constar o pagamento e voce tiver certesa que o cliente pagou acho melhor esperar o sistema reconhecer o pagamento primeiro, para não recoher em duplicidade.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Rafael Rocha

Rafael Rocha

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 11 maio 2010 | 12:39

Entendi, Elisabete!

O pagamento já foi confirmado, já está registrado no extrato. Farei conforme você mencionou. Vou lançar a receita integral e pedir para calcular a diferença.

Muito obrigado pela ajuda! Tenha uma ótima tarde!

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 11 maio 2010 | 21:14

Rafael,

É bom quando conseguimos ajudar um colega, mas muito gratificante quando o mesmo se dispõe a postar a conclusão, obrigada!

Sou grata a todos aqui.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Benedita Costa

Benedita Costa

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 13 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 13:15

Eu estava recalculando dos periodos 03 e 04/2010 e fui no periodo 02/2010 não sei para quer, e foi apresentado a folha que constam o valor a ser pago e na pagina quando acesso está lá como retificado.
Pelo geito parece que não posso cancelar e com isso estando em aberto não teria algum problema???
Tenho esse período já pago.

Agradecida pelo retorno

Elisabete Vitoriano Machado

Elisabete Vitoriano Machado

Ouro DIVISÃO 2, Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 13:51

Benedita,

Então voce retifica novamente informando as receitas exatamente como na primeira apuração de 02/2010, porem não gere o DAS apenas salve.

Creio que em alguns dias constará o calculo correto e tambem o pagamente efetuado.

Espero que te ajude.

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano. (Isaac Newton).
Benedita Costa

Benedita Costa

Bronze DIVISÃO 4, Sócio(a) Administrativo Financeiro
há 13 anos Terça-Feira | 1 junho 2010 | 14:25

Flávio muito obrigada, estive nesse forum para encontrar uma solução para algo que pensei que fosse grave mais descobrir outra coisa, simplismente só constam algums pagamentos, outros não, vou entrar em contato com o contador para regularização.

Agradecida mais uma vez.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.