x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 20.548

Contabilizar folha de pagamento com auxílio doença

Elton Sampaio

Elton Sampaio

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 26 outubro 2012 | 10:31

Bom dia.
Estou fazendo a digitação contábil de uma empresa por centro de custo.
Em um dos resumos, tenho as seguintes informações hipotéticas:

Proventos:
a) Salário Normal: 1.500,00
b) Dias com atestado: 400,00
c) Dias em aux doença: 300,00
Total de Proventos: 2.200,00

Descontos:
d) INSS: 150,00
e) Faltas em Auxílio Doença: 300,00
Total de Descontos: 450,00

TOTAL LIQUIDO A PAGAR: 1.750,00


Minha dúvida é sobre os Dias em Aux Doença. Esse benefício não é uma despesa para a empresa, correto?
Como contabilizo?

Abraço e Obrigado.







Att,
Elton Sampio
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 20:54

Elton Sampaio, boa noite.


Analisei seu questionamento e cheguei a seguinte conclusão:

Para considerar falta em auxilio doença como desconto, teríamos que admitir o salario normal como de 30 dias e nesse caso, poderiamos contabilizar o tal desconto, como dedução do salario a pagar. Tudo bem, é uma variante das possibilidades, mas eu diria que é um tanto quanto desnecessário, levando em consideração que o auxilio doença é pago pelo INSS. Se alguem tiver outra solução será bem vinda.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Elton Sampaio

Elton Sampaio

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 8 novembro 2012 | 10:10

Luiz José, Bom dia.
Agradeço a atenção.
Além de pesquisas aqui no fórum, busquei também outras fontes,
e e fiz o lançamento justamente por essa linha de raciocínio, de não ser necessário considerar os valores, já que são pagos pelo INSS.
Sendo assim, como o valor de desconto, é o mesmo de proventos, apenas desconsiderei esses valores da folha na contabilidade.

Se alguém for habituado a fazer de forma diferente, e for possível socializar, farei a alteração, enquanto houver tempo de correção.

Um abraço.

Att,
Elton Sampio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.