x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 6.270

Como agir se for promovido e rebaixado sem motivo?

Davi Dias

Davi Dias

Iniciante DIVISÃO 4, Cobrador(a) Interno
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 14:05

Como agir no caso da empresa onde trabalho me promover e me rebaixar novamente sem motivo

Bom, trabalho de cobrador na empresa há 3 anos e 5 meses e no fim do mês passado me deram uma oportunidade de ser promovido.
Me chamaram no escritório e disseram que precisavam de alguém para a vaga com urgência pois já tinham chamado dois antes me mim mas eles não deram conta do serviço. Nisso já era dia 27, eu teria apenas os dias 28, 29 e 30 para aprender a função e no dia 1 de outubro já precisaria estar apto a ocupar a função. Eu treinei os 3 dias e aprendi todo o necessário para começar na função e em outubro eu já estava escalado como auxiliar de tráfego. Trabalhei o mês inteiro na função, fui elogiado algumas vezes pelos chefes e passei o mês sem cometer erro nenhum. Já estava confiante da função até que dia 25 eu vi que meu nome não estava na escala de novembro. Fiquei preocupado mas eles me disseram que eu ficaria em treinamento em outras áreas da função no mês de novembro, até que hoje meu chefe me chama e me fala que não vai mais precisar de mim na função e a partir de amanhã eu tenho que voltar a trabalhar como cobrador.
Na hora eu fiquei meio em choque e não falei nada e saí, eu fiquei tão em choque que eu nem peguei ônibus pra ir embora, fui embora a pé pra casa.
Agora chegando em casa eu tomei uma decisão, eu não vou voltar para cobrador de jeito nenhum, por nada mesmo.
Eu quero saber o que eu faço, como eu devo agir nessa situação.
Eu me sinto usado, eles tipo me usaram na função no mês de outubro porque não tinha ninguém pra cobrir o horário e agora que não precisam mais me mandam de volta. Mas a sacanagem é que eles me disseram que se eu desse conta do serviço eu seria efetivado e eu dei conta do serviço.
Mas eu não vou aceitar voltar para cobrador, então eu estou pensando em pedir para o meu chefe me demitir senão eu vou entrar com pedido de rescisão indireta, ou até pedir demissão se precisar, mas antes de fazer isso eu preciso de um aconselhamento de alguém que entenda do assunto.
O que eu devo fazer? Isso não pode ser certo, eu devo ter algum direito nessa história.

Muito Obrigado!!

Izabel Souza

Izabel Souza

Prata DIVISÃO 4, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 14:26

Davi, boa tarde!
Sugiro que voce procure o sindicato da categoria para que eles intermediem esta negociação.
Entendo que diante do que voce relata é o melhor a fazer.

Boa sorte!

Abraços!!!

"O que realmente importa é sermos nós mesmos, viver o hoje intensamente e acreditar que tudo acontecerá de acordo com nossas escolhas."
Davi Dias

Davi Dias

Iniciante DIVISÃO 4, Cobrador(a) Interno
há 11 anos Segunda-Feira | 29 outubro 2012 | 18:46

Isabel, obrigado pela resposta mas ela não me ajudou muito.
O negócio é que eles me disseram ums coisa e fizeram outra. Eles disseram que iriam me promover se eu desse conta do serviço, e eu dei conta, e muito bem. Ou seja, eles mentiram para mim, me fizeram sentir como se a vaga já fosse minha, fizeram até meu cartão de ponto do mês de novembro, me falaram que eu estava fazendo tudo certo e que mês que vem eu iria treinar em outras funções no mesmo cargo, mas agora me mandam de volta para a antiga função.
Eu me sinto muito humilhado de ter que voltar para a antiga função, e sinceramente eu acho que não consigo voltar, prefiro pedir demissão se for o caso. Mas eu preciso do dinheiro do meu acerto.
O que eu faço? Entro com pedido de rescisão indireta? Será que eu ganho a causa?
Algumas pessoas me disseram que isso pode até dar um processo de "assédio moral", eu não quero entrar com processo, só quero sair da empresa amigavelmente e receber meus direitos (fgts, seguro desemprego, etc), mas caso eles não aceitem, será que eu tenho alguma chance de ganhar esse processo?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 30 outubro 2012 | 07:46

Bom dia, Davi


Não pretendo minimizar a intensidade de seu dilema, compreendo a situação, porém, o Fórum Contábeis é voltado aos debates entre profissionais atuantes na área, e não para orientações particulares a funcionários em atrito interno com seu empregador.

Analisando o andamento do debate percebe-se que esta questão é estritamente pessoal, particular, e este portal não é detentor dos poderes necessários para conduzir assuntos deste gênero.

Portanto, o recomendável é seguir a orientação de nossa amiga, Isabel Souza:

Sugiro que voce procure o sindicato da categoria para que eles intermediem esta negociação.


Enfim, como foi decidido internamente, este tópico será fechado.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.