x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 254

acessos 359.911

Transferência De Funcionário

Eduardo Vieira

Eduardo Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 7 anos Sábado | 14 maio 2016 | 09:12

Bom dia

Estou com uma duvida referente a transferencial de funcionário. Faço a contabilidade de uma empresa, no qual ela tem débitos perante o INSS e com a Caixa (FGTS) e ela vai decretar falência. Só que existe outra empresa que possui outro CNPJ e outros sócios que quer ficar com os funcionários dessa empresa praticamente falida, há possibilidade de fazer a transferência desses funcionários para essa outra empresa, sem causar prejuízos para a nova empresa? Se for possível quais os procedimentos para tal transferência? A minha orientação para os sócios dessa nova empresa que quer ficar com os funcionários foi que espere a empresa falida fazer as rescisões com os funcionários para depois admiti-los, pois transferindo pode ser que o INSS e a caixa cobre os débitos da empresa falida. Ou não a chance de cobrar a nova empresa pelos débitos?

Eduardo Molinari
Consultor Especial

Eduardo Molinari

Consultor Especial , Controller
há 7 anos Sábado | 14 maio 2016 | 09:48

Bom dia Eduardo!

Se as empresas não relação entre si, não tem como proceder dessa maneira.... Terá que dar baixa na empresa e contratar pela outra.
O que eles tiverem que receber da empresa que está falindo, será via Justiça do Trabalho.



Sds

Não se iluda com os seus seguidores no Facebook, Twiter, WhatsApp, etc....
Jesus só tinha 12 e ainda foi traído por um...

Meus filhos... minha vida
Antonio Cardoso Junior

Antonio Cardoso Junior

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Segunda-Feira | 16 maio 2016 | 16:23

Boa tarde.
Espero que alguém possa me ajudar na seguinte situação.
Trabalho para uma empresa que assumiu a mantença de uma faculdade.
Ocorre que estão criando uma nova personalidade jurídica (novo CNPJ) para a faculdade, para que o mesmo fique vinculado a mantenedora (como filial da mesma).
Nesse caso, terei de fazer uma transferência dos funcionários para a nova empresa.
Posso fazer essa transferência?
Quais são os procedimentos?
Considerando que tenho o pessoal administrativo e também o os professores, quais as implicações para a transferência de cada grupo?
Há alguma implicação junto ao MEC para a transferência dos professores?
Para se fazer essa transferência, terei algum custo com indenização (férias e 13º proporcionais, por exemplo)?

Luiz Antonio de Andrade

Luiz Antonio de Andrade

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 17 maio 2016 | 16:45

Boa tarde Colegas
Cirurgiao Dentista possui 02 funcionarios registrados no CEI.
O mesmo abriu uma empresa com a sua esposa do mesmo ramo como Sociedade Empresaria Limitada
Duvida, se alguém puder esclarecer:- Ele poderá TRANSFERIR os dois funcionarios que estão registrados no CEI para o CNPJ?
Atenciosamente.
Luiz

Antonio Cardoso Junior

Antonio Cardoso Junior

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 18 maio 2016 | 17:48

Voltando a minha questão.
Na realidade ocorre o seguinte:
Trata-se de uma faculdade.
Aproximadamente em 2010 foi feita uma troca da mantenedora dessa faculdade.
Ocorre que, por algum motivo, a mantenedora atual continuou a utilizar o CNPJ da mantenedora antiga, fazendo apenas uma alteração em ata, constando o nome da nova mantenedora.
Acontece que agora a mantenedora, que também é mantenedora de mais duas escolas, decidiu por abrir uma filial que atuará como mantenedora dessa faculdade, alterando assim o CNPJ da mantenedora.
Nesse caso, tendo um documento que comprove a troca de mantenedora da faculdade, pode haver a transferência dos funcionários registrados na antiga mantenedora?
Caso positivo, quais são os caminhos que devo percorrer?
Posso fazer toda a movimentação online, ou terei de levar alguma documentação a algum órgão, ou a CEF?

[code]A transferência de contas do FGTS é a que mais da trabalho, geralmente a CEF exige muitos documentos, na maioria dos casos se não estiver de acordo eles indefere e você terá que fazer o processo todo novamente

Alguém pode me orientar com relação a documentação que é necessário levar a caixa econômica para se transferir as contas do FGTS?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 1 junho 2016 | 15:34

Marcia talvez você não encontre uma base legal na legislação que fale a respeito exclusivamente disso.
Mas é uma questão básica. No meu entendimento essa transferência deve ser efetiva no retorno ao trabalho.

Imagina a situação:

RECIBO DE FÉRIAS
Para as duas Empresas


FOLHA DE PAGAMENTO

Férias de 01 a 30/06/2016
Transferência em 15/06/2016

Empresa A: 14 dias de férias
Empresa B: 16 dias de férias


Alterações na CTPS:

Período xxxx/xxxx
Férias de 01 a 14/06/2016
Empresa A

Período xxxx/xxxx
Férias de 15 a 30/06/2016
Empresa B


Não faz o menor sentido.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
DAIANE MATOS BRITO

Daiane Matos Brito

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 11:21

Bom dia !

Pessoal,

Estou precisando de ajuda. É o seguinte fiz uma transferência de funcionários para o mesmo grupo econômico, ou seja, com o mesmo sócio também .
Fiz o PTC parcial e protocolei na agencia da CAIXA, mas as contas continuam com o saldo de FGTS em contas separadas . Alguém poderia me dizer o que posso fazer pára regularizar os saldos e deixa-los somente uma conta, conta essa onde os funcionários se encontra cadastrado hoje ?

Aguardo retorno.

Desde já, agradeço.

Atenciosamente.

MARCIA

Marcia

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 26 julho 2016 | 11:35

Bom dia, Daiane.

O PTC demora em média 15 dias para ser feito, se houver alguma divergência nos dados enviados a GIFUG BH retorna no e-mail cadastrado informando o motivo de não ter concluído esse PTC. A Empresa que recebeu os funcionários já tem conta de FGTS vinculada? Se não tiver pode demorar mesmo.

Att.

KEILA REJANE ROCHA ROSAL

Keila Rejane Rocha Rosal

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 18:09

Prezados,

Uma franquia de lanchonete foi vendida, o contrato foi aprovado pela franqueadora nos Estados Unidos, tudo legalizado a parte da transação comercial da franquia. Entretanto, foi registrada uma nova empresa para os novos donos. O negócio vai continuar funcionando exatamente como antes e pretendem manter o quadro de empregados da antiga empresa. Nesse caso é possível fazer a transferência de empregados da empresa (A) para a empresa (B)? Ou deverá baixar o contrato de todos os empregados e registrar na nova empresa?

Keil@Rejane
BRUNA GARCIA

Bruna Garcia

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 7 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 18:52

Keila Rejane Rocha Rosal
Os funcionários poderão sim serem transferidos para a nova empresa. Entra como sucessão de empregadores.
Se a lanchonete estiver no mesmo local mais fácil ainda.

Atenciosamente,

Bruna Garcia - Departamento Pessoal - Rondonópolis- MT


"É nas sequências dos erros que aprendemos a sequência de fazer certo."
Ivan Araujo

Ivan Araujo

Ouro DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 3 agosto 2016 | 21:59

Keila Rejane Rocha Rosal

Prezada

Experiencia propria da para fazer sim voce tera que fazer um contrato a parte no descrevera que a empresa A assumira os colaboradores da empresa B com todos os onus....tem outro procedimentos que posso ter passar amanha.

Bom Trabalho

Que seja de Paz e Bem os nossos pensamentos.
THAISE MEDEIROS

Thaise Medeiros

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 10 agosto 2016 | 16:25

Boa Tarde Caros Colegas,

A um tempo atrás foi feito uma transferência dos funcionários da empresa filial para a matriz, ocorreu tudo certo, porém no cadastro de um dos funcionários perante a CEF gerou dois "código de empregado" diferentes para esse funcionário e a data da admissão, 2 datas diferentes também.

A antiga contabilidade havia feito a rescisão do funcionário em questão e depois cancelado, falaram que havia solicitado a exclusão no sistema da caixa, porém ainda continua lá a informação do afastamento.

Fazendo a RDT da exclusão desse afastamento, será que arruma os outros dados que estão em duplicidade e diferentes?

Agradeço a atenção de todos desde já.

Thaise Medeiros

Rodrigo Chueco

Rodrigo Chueco

Iniciante DIVISÃO 1, Consultor(a) Informática
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 18:09

Olá boa noite, gostaria de uma ajuda.
estou na seguinte situação, fui transferido definitivamente de SP para Recife por necessidade da empresa, estou a três anos na cidade.
Realizei um excelente trabalho até então, porém estou passando por problemas pessoais como depressão e adaptação, incluindo financeiro.
Existe algo que a empresa possa fazer? Estou tentando negociar minha saída(demissão) para voltar a cidade de SP, pois não quero pedir as contas, pois estou a 10 anos. Estão fazendo todo tipo de pressão para que eu peça as contas e não sei como agir nesses casos, pois não quero perder a razão.

Obrigado pela ajuda.

Rodrigo.

Ivan Araujo

Ivan Araujo

Ouro DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 21:54

Fabiano da Silva Dias

Prezado

Todos os direitos trabalhista seram resguardados na transferencia ate por num dos artigos do contrato entre as empresas tera que disciplinar que a empresa assumira todo passivo trabalhista outra os funcionarios que nao aceitarem infelizmente é demissao.

Bom Trabalho.

Que seja de Paz e Bem os nossos pensamentos.
Daniele Brito

Daniele Brito

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Terça-Feira | 30 agosto 2016 | 16:26

Boa tarde,


Estou com a seguinte duvida referente a transferência de funcionário que se encontra registrado em um empresa (CNPJ) , que gostaria de transferir este funcionário pra uma CEI em seu CPF isso é legalmente possivel? E como devo proceder?




Desde Obrigado.

Daniele Brito

FRANCIELE

Franciele

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 31 agosto 2016 | 16:46

boa tarde!

Preciso de ajuda...

Ja li, reli... e cada vez compreendo menos.
desculpa a expressão, mas vejo que ja estou cansada...

meu caso em particular é o seguinte...
a pouco tempo estou auxiliando num escritório contábil... e só resolvo BOMBA!

o problema que peguei agora é o seguinte:

Uma funcionaria trabalhava para empresa "X" foi transferida para empresa "Y"... mas a transferência foi somente no sistema, não houve nenhum documento "comprovando" essa situação. (SEFIP E CAGED enviados mensalmente)

A funcionaria foi admitida na empresa "X" 01/03/1999 e foi transferida para empresa "Y" no dia 01/02/2015.
porém como documentalmente aparecia a data que ela iniciou na empresa "X" ela pediu para dar baixa no sistema para aparecer a data de 2015 e a pessoa que trabalhava aqui no escritório fez esta "alteração"...

tudo bem até ai, simples.... só que não...
hoje retirei um extrato do FGTS
referente a empresa "X" tem um valor para "saque"
Referente a empresa "y" tem 2 contas para "saque"... (seria pedir a unificação)...

mas como vou agir referente a empresa "X"? no ato da demissão?
como posso "puxar" as informações antigas referente a este funcionário.
mais um detalhe... foi dado baixa manualmente na carteira deste funcionário.

qual é o melhor procedimento... melhor forma de seguir... o que eu preciso fazer para regularizar essa colaboradora...
* obs: ela esta aposentada e logo a empresa quer desligar ela.

Muito obrigada amigos...
Atenciosamente

LUIS ANTONIO PEREIRA

Luis Antonio Pereira

Prata DIVISÃO 1, Autônomo(a)
há 7 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 15:15

Bom dia Colegas

Estou uma duvida e preciso da ajuda de vocês

Vou registrar na minha empresa um funcionário e esse funcionário vai a serviço da minha empresa trabalhar dentro de outra empresa.

Como devo fazer o registro desse funcionário ?

Aguardo respostas

Att

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 15:38

Olá Luis Antonio
Boa tarde,

Este empregado será seu empregado e prestará serviços em outra Empresa certo?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Página 7 de 9

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.