x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 5.975

Lançamento de condominios

Fernando Leandro

Fernando Leandro

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2012 | 16:28

Pessoal, estou com uma grande duvida aqui de com irei fazer um lançamento. No condominio gostaria que fosse possivel visualizar o valor de cotas em inadimplencia. O boleto enviado ao condônimo vai da seguinte forma: 191,00 de taxa do condominio + 19,00 de fundo reserva, caso este for pago até a data, recebe um desconto de 40,00. Ai que ta pegando para mim. Fiz duas contas no grupo, TAXAS A RECEBER, sendo, Taxas de condominio e fundo reserva. meu problema é quando for pago fora do prazo, como vou lançar os 40 reais? Devo provisionar as cotas com os 40,00 ou sem eles? E dpois quando alguem pagar fora do periodo do desconto?


Grato

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 11 anos Domingo | 18 novembro 2012 | 11:57

Fernando Leandro, bom dia


Se a contabilidade for feita pelo regime de caixa, você deve lançar pelo valor real que da taxa de condominio, porque como o desconto é condicional, se o condomino pagar fora do prazo não será beneficiado pelo desconto e pagará os R$ 191,00 mais juros e multa quando for o caso.

Agora, se a contabilidade for feita pelo regime de competencia, os R$ 40, deverá ser lançado numa conta de dedução de receita, se condomino pagar dentro do prazo condicional.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Cleryston Gomes

Cleryston Gomes

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 20 novembro 2012 | 01:50

Muito objetiva sua resposta Luiz José..

Mas deve ser feito uma conta analítica para cada condômino?
Ou posso utilizar o controle do financeiro como base, e fazer lançamentos em apenas uma conta analítica?

Estou precisando contabilizar um condomínio com quase 600 unidades, e gostaria de saber o melhor procedimento, visto que passaremos por auditorias.


Sds

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 20 novembro 2012 | 09:22

Cleryston e Silva Gomes, bom dia.

Mas deve ser feito uma conta analítica para cada condômino?


Pra cada condomino não. Deve ser aberta uma conta para agregar valores abatidos do valor do condominio em caso de pagamento dentro do prazo estipulado para merecer o desconto.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Cleryston Gomes

Cleryston Gomes

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 20 novembro 2012 | 11:33

Eu entendi meu caro,

mas no caso de recebimentos normais sem abatimentos? O correto seria lançar em uma conta só? No caso, sem precisar fazer as benditas contas analíticas?


Desde já agradeço demais sua atenção Luiz!

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.