Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 613

Afastamento INSS em espera da perícia

Gislaine

Gislaine

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 22 novembro 2012 | 15:27

Caros, quem poderia me ajudar?
Uma amiga esta afastada do inss até dia 30/11, e passaram a informação de tentar remarcar a pericia 15 dias antes dessa data.
Ela foi ate lá, mas somente tem data no dia 14/01/13. La na previdencia disseram que ela receberá nesse periodo (vai receber ref a dezembro em janeiro) mesmo ainda nao tendo passado pela nova pericia (somente nao receberia os 14 dias de janeiro, no caso de nao passar), isso é verdade?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 23:26

Gislaine, o INSS pagará somente o período em que for reconhecida a continuidade da licença, portanto, desde 01/12/12, SE a perícia deferir a renovação da licença, caso contrário ela nada receberá de 01/12 até a data da perícia.

Enquanto ela aguarda a licença ela fica a descoberto junto a empresa, pois sem novo atestado médico que justifique seu afastamento ela está recebendo falta ao serviço e enseja dispensa por abando de emprego.

O certo seria ela conseguir novo atestado que a mantenha afastada até a data da perícia, entregando uma cópia a empresa, e apresentando o atestado por ocasião da perícia em janeiro. Ou a empresa a submete ao exame médico de retorno para confirmar se ela está apta a reassumir suas funções, se considerada ápta ela retorna, caso não o faça será dado o abandono de emprego, contudo, se o médico concluir por sua inaptdão ela permanece afastada do trabalho e tenta a nova perícia, se essa não renovar sua licença, ela deverá pedir reconsideração administrativamente, e se nova negação a seu pedido, recorrer a justiça federal contra o INSS.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.