x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 23.777

Transferencia de Ativo Imobilizado para Filial

Raphael Brino

Raphael Brino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 3 outubro 2007 | 11:28

uma informacao
Irei fazer uma transferencia de um Ativo (Maquinas) da Matriz para a Filial, faço uma NF de Transferencia de Ativo Ok? Porem, como procedo a transferencia na Contabilidade ??
Credito na Matriz e Debito na Filial ??
Qual o Procedimento??
Exemplifiquem, por favor !!!
Grato

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 16 outubro 2007 | 09:34

Olá Raphael.

Quando se cria uma filial, cria-se também um plano de contas com os códigos identicos ao da matriz acrescentando um dígito de indentificação para aquela filial, assim sendo, no caso de transferencia de Imobilizado e para efeito de controle interno, basta Debitar o Imobilizado da Filial e Creditar o da Matriz, não esquecendo da conta de depreciação. Essa operação não altera o Patrimonio da empresa, uma vez que não houve aumento nem diminuição do mesmo.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Weverton M Barbosa

Weverton M Barbosa

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2007 | 10:27

Tenho a mesma dúvida quanto à transferência do imobilizado para as filiais, pois estarei emitindo a NF de transferência. Nesse caso, qual o valor que deverei informar para o ítem transferido? O valor residual, ou o valor contábil do bem? E nos casos em que possuo o crédito do ICMS, como proceder?

Arquijunior

Arquijunior

Iniciante DIVISÃO 1, Controlador de voos espaciais
há 12 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2011 | 12:59

Luiz José

No caso de emitirmos uma nota fiscal de transferencia com um valor de mercado diferente do valor registrado na epoca, eu teria que dar baixa na matriz e contabiliza-lo novamente na filial. Como eu devria proceder ?? tenho essa duvida, poderia me ajudar ??

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 19 outubro 2011 | 15:00

Arquijunior.

Caro,

Gentileza alterar seu perfil e troque seu pseudo nome de "Arquijunior" para um nome proprio.

Vale lembrar que tal solicitação dar-se-á em função das regras do Forum Contabeis (aquela que você declarou ter lido quando de sua inscrição no mesmo).

Outrossim, informo que esse post bem como todos os outros que você participar serão sumariamente trancados até que a solicitação acima seja atendida.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.