x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 35.048

Lançamento de cheques

Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2012 | 16:17

Olá, boa tarde.

Gostaria de saber como fazer o lançamento de cheque que foi utilizado para pagar várias contas distintas.

Posso "quebrar" o valor do cheque direto na conta?

Ex.:

Cheque 0001 - 3.000,00

D - Fornecedores - 1300,00
D - Fornecedores - 500,00
D - FGTS - 430,00
D - Ferias - 770,00
C - Cheques (PC) - 3.000,00

e depois D - Cheques (PC) e C - Banco C/Movimento - H - Cheque 00001 Vr. 3000,00

ou

D - Fornecedores - 1300 e C - Banco C/Movimento - H: Pgto Dupl. 805 cheque 0001 vr. 1300,00
e assim por diante até fechar o valor total do cheque.

Obg.

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 09:04

Olá bom dia!

Apenas complementando o que disse a Heloísa, não é necessário abrir uma conta "cheques", pode ser lançado diretamente na conta banco, e se no final do mês o cheque não foi compensado, faz-se um lançamento para a conta "cheques à compensar" no passivo circulante deste cheque em seu valor total.

Mas o que eu queria dizer também é que o cheque, como cartão de crédito ou débito, são apenas formas de pagamento como o dinheiro também o é, assim o título deste tópico deveria ser: lançamento de despesas pagas com cheque.

Você não lança o cheque, mas sim a despesas paga com cheque, esta expressão que acho importante na contabilidade.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2012 | 16:38

Me restou uma dúvida, aliás.
No caso de não ser possível lançar com várias contra-partidas, como eu faria o lancto. Eu poderia desdobrar o valor de um cheque no extrato, como acima descrevi? Obg.

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2012 | 09:07

Olá Gisele!

Como foi dito, é desnecessária abrir uma conta "cheques" para efetuar lançamentos de pagamentos com cheque.

Se a empresa emitir um cheque para pagamento de 20 ou mais despesas, o que pode haver no máximo é um saque em dinheiro no banco e depois o pagamento em dinheiro.

Se os pagamentos forem na mesma data, pode-se fazer o lançamento da forma citada, mas se houver alguma despesa a ser paga em datas posteriores, pode-se fazer o lançamento do "saque", debitando a "conta caixa" e creditando a “conta banco”.

Onde a conta caixa ficará com o saldo em dinheiro para o pagamento das despesas.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2012 | 12:59

Entendido, Gilberto. Minha dúvida se baseava no fato de não poder lançar em modo de partidas múltiplas, por isso eu lançava na conta "ponte" Cheques no PC para demonstrar o que foi pago com cada cheque. Vou procurar fazer dessa maneira. Obg!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.