Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 10

acessos 39.845

Exercicios Lucro real

Beatriz mello

Beatriz Mello

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 23:33

Considere as seguintes afirmações quanto ao Lucro Real:
I - Somente as grandes empresas, isto é, aquelas com Receita Bruta no ano anterior excedente a determinado limite podem optar pelo Lucro Real;
II - As empresas obrigadas ao Lucro Real devem manter escrituração contábil e levantar balanços trimestrais ou anuais com observância das leis comerciais e fiscais, mesmo não sendo Sociedades Anônimas;
III - O Lucro Real é apurado a partir do lucro contábil antes da provisão para o IR, ajustado pelas adições, exclusões e compensações previstas na legislação pertinente.
Das afirmativas acima:
A ( ) As afirmativas I, II e III estão corretas;
B ( ) As afirmativas I e II estão incorretas;
C (X ) As afirmativas II e III estão corretas;
D ( ) Somente a alternativa I está correta;
E ( ) Somente a alternativa II está correta.


Não tenho gabarito desta questão , eu marquei a Letra C. Esta certo?

obrigada

Beatriz mello

Beatriz Mello

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 7 janeiro 2013 | 23:51

Obrigada, segue abaixo mais uma questão sem gabarito

Assinale (F) se FALSO ou (V) se VERDADEIRO:

A (v) O Lucro Real exige escrituração de acordo com as leis comerciais e fiscais;
B (f) O regime de escrituração é o de competência ou caixa, à opção do contribuinte;
C (f) O Livro Diário pode ser escriturado em partidas mensais, desde que o Razão também adote esta sistemática;
D (v) Escrituração descentralizada é permitida desde que haja incorporação dos resultados, ao final de cada mês, na contabilidade da matriz;
E (v) Todas as empresas tributadas pelo Lucro Real devem manter, pelo prazo decadencial, em arquivos magnéticos, todos os documentos contábeis;
F (v) O Livro Razão é um livro obrigatório para empresas tributadas pelo Lucro Real;
G (v) Todas as empresas tributadas pelo Lucro Real devem fazer a demonstração deste, em livro próprio conhecido como Lalur;
H (V) O Lalur pode ser escriturado por processamento de dados, desde que seja registrado, após, na Junta Comercial;
I (F) O Lalur, quando escriturado manualmente, precisa ser registrado na Secretaria da Receita Federal;
J (v) O lançamento contábil da aquisição de um bem do permanente, em período posterior, fere, sob o ponto de vista fiscal, o regime de competência;
L (f) A antecipação de despesas, embora contrarie o regime de competência, normalmente não traz efeitos fiscais;

Beatriz mello

Beatriz Mello

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 08:47

Amigos gosto de postar a minah resposta , mas neste caso eu assumo que não sei o qual . Não quero resposta quero o caminho para tentar fazer primeiro, nao seipor onde começo. Alguém pode me ajudar??





Uma empresa apurou em determinado período trimestral de 2003 um Lucro Real de R$27.000,00. As adições eram de R$ 5.000,00 e as exclusões de R$ 3.000,00. No Patrimônio Líquido havia o registro de prejuízos contábeis anteriores de R$ 10.000,00. Considerando estes dados podemos afirmar que lucro contábil antes da provisão do Imposto de Renda era de R$:
A ( ) 29.000,00;
B ( ) 27.000,00;
C ( ) 25.000,00;
D ( ) 23.000,00;
E ( ) 21.000,00.

JOSE PAULO DA COSTA VELOSO

Jose Paulo da Costa Veloso

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 17:38

Boa tarde,
Òlá Beatriz,
A nossa participação neste fórum é trocar idéias e conhecimentos, às vezes a gente recebe respostas incompletas e outros colegas complementam ou corrigem. Se não ficou claro, continue solicitando.

Lucro apurado.................................... R$ 27.000,00+
Exclusões........................................ R$ 3.000,00-
Adições......................................... R$ 5.000,00+
Comp. prejuizo fiscal 30%........................ R$ 3.000,00-

R$ 27.000,00 - R$ 3.000,00 = R$ 25.000,00 + R$ 5.000,00 = R$ 30.000,00 – R$ 3.000,00 = R$ 27.000,00 Imposto devido.
Obrigada.
Att.
Jose Paulo.

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 22:29

Boa noite!
Não entendi o cálculo do José.
30% a compensar é do lucro do período e não do prejuízo acumulado.

No meu entendimento fica da seguinte forma:
Lucro Apurado 27000
Exlusões ..... +3000
Adições...... - 5000
Lucro Contábil: 25000,00

Prova real:
Lucro Contábil .... 25000
+ Adições .... 5000
- Exclusões .....(3000)
Lucro Real .... 27000

Att
Jaison
Por favor me corrija se eu estiver errado.

___________________________________________________________________________
Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
[email protected]
Beatriz mello

Beatriz Mello

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2013 | 07:20

Obrigada mas estou com uma dúvida,

Amigos desculpe a ignorância, mas não entendi de onde é estes 30%? Sempre será 30% o do registro de prejuízos contábeis anteriores?

Jaison Philippi Machado

Jaison Philippi Machado

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2013 | 12:58

A regra dos 30% é a seguinte: Vc pode compensar os prejuízos dos períodos anteriores com o lucro do período, mas limitado a 30% do lucro do período...
Não é sempre 30%, e sim limitado a 30%.
Por exemplo se vc teve um lucro no período de 100.000
E tem um prejuízo acumulado de 20.000
Pode compensar o valor integral de 20.000 já que é menor que 30% dos 100.000..
Ficou claro?

___________________________________________________________________________
Jaison Philippi Machado
Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduando em Perícias Contábeis Judiciais e Extrajudiciais, Técnico em Contabilidade
[email protected]
 UILIANE  ALMEIDA

Uiliane Almeida

Bronze DIVISÃO 2, Estagiário(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 2 outubro 2013 | 06:25

Olá,Jaison
Bom dia!
Sou estudante de contábeis e fiquei muito interessada no assunto,só não entendi quando disse que os 30% a compensar é do lucro do período e não do prejuízo acumulado.Também entendi quando explicou que pode compensar os prejuízos dos períodos anteriores com o lucro do período, mas limitado a 30% do lucro do período....Gostaria de saber como chegou ao Lucro Contábil de 25.000,00.E porque a exclusão entrou positiva?.Aguardo resposta

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.