x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 47

acessos 46.526

Ressalva em Livro Diário

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 10:19

Bom dia prezados,

Estou com um caso de um livro diário que foi impresso com normativa antiga (normativa 65 de 31/07/1997 do D.N.R.C.) nos termos de abertura e encerramento. E para completar, devido erro de layout dos termos no sistema, no termo de encerramento foi impresso sem o período da escrituração.

Preciso de exemplos de ressalva para a situação descrita acima, para que possa fazer nas folhas dos termos.

Atenciosamente.

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Terça-Feira | 8 janeiro 2013 | 22:08

Boa noite Diangelis,


Ressalva:

Período de escrituração de 01 de janeiro de 20xx à 31 de dezembro de 20xx.



Observar o que dispõe o Parágrafo 2 do Artigo 9 da IN DNRC 107/2008


§ 2° Existindo erro ou omissão de algum dado obrigatório do Termo de Abertura e/ou Encerramento, no livro em papel, poderá ser feita ressalva na própria folha ou página, a qual deverá ser assinada pelos mesmos signatários do Termo e homologada pelo autenticador do instrumento pela Junta Comercial, mediante Termo de homologação por esse datado e assinado.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Alex José de Siqueira

Alex José de Siqueira

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 11:20

Bom dia Sr. Mário Gilberto,

estou com o mesmo problema do companheiro acima, o termo de encerramento foi impresso sem o período a que se referiu a escrituração. Pergunta: Essa ressalva poderá ser feita no verso da folha do Termo de Encerramento? Deverá ser carimbada e assinada pelo sócio administrador e pelo contador?

Desde já, muito obrigado.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 16:53

Boa tarde Alex,


Sim, se aplica ao seu caso também.

Obs.: A "ressalva" deve ser feita na página do Termo de Encerramento e não no verso do mesmo.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Keiti

Keiti

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 15:49

Boa Tarde,

Estou com a mesma situação, sendo que no meu caso caiu em exigência porque as ressalvas está confusa e pede para fazer o cancelamento das mesmas e informar as corretas, alguém pode me orientar de que forma eu posso proceder.

obrigada.

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 10 anos Sexta-Feira | 10 maio 2013 | 21:26

Boa noite Keiti,


Fazer ressalva da ressalva é um tanto quanto complicado, melhor seria refazer os termos de abertura e encerramento, de acordo com as exigências da Junta Comercial, assim, evitara que os termos fiquem cheios de anotações e consequentemente, com uma apresentação mais adequada.



"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
LARYELA SANTOS LAZARIM

Laryela Santos Lazarim

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 13 junho 2013 | 09:18

Bom Dia,

Tenho um Livro Diário que no lugar da Denominação "Termo de Encerramento", está como Termo de Abertura. Esse Livro já está com a Autenticação da Junta, nesse caso, devo fazer uma ressalva? Poderia me dar um modelo para esse tipo de ressalva? Obrigada.

Laryela Lazarim
Lais Souza Maia

Lais Souza Maia

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 13:38

Boa Tarde amigos,
Nunca registrei um livro diário este é meu primeiro então desculpe a minha falta de experiência.
O meu livro deu ressalva, ok já vimos vários exemplos
Mas como fazer essas ressalvas, escrita á mão? Uma etiqueta?
Obrigada desde já.

UESLEI ROCHA

Ueslei Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 dezembro 2013 | 13:39

Boa tarde Lais,

Exatamente isso, faça em uma etiqueta e coloque as assinaturas do sócio e contador na ressalva também.

Saudações

Ueslei

"Limitações são fronteiras criados pela nossa mente "
HIAGO

Hiago

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Domingo | 12 janeiro 2014 | 10:15

Bom Dia, uma dúvida por favor.

Num Livro Diario, nos Termos de Abertura e Encerramento, a data está incorreta. Quando fui à JUCERJA orientaram-me a mudar esta data, porém não me disseram se eu poderia fazer ressalva ou não! A minha dúvida é esta: Devido aos fatos, posso fazer uma ressalva nos termos com assinatura dos envolvidos? Mudando a data?

Muito Obrigado.

Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 9 julho 2014 | 17:53

Boa noite amigos de classe,

Surgiu um novo problema com relação escrituração de livro diário no qual solicito a ajuda:

- Um livro diário foi impresso em todas as folhas com terminologia errada "Ltda - EPP", por conta de uma alteração que um dos nossos colaboradores fez ao consultar o site da Receita Federal, que atualiza o porte de maneira automática (não se sabe se faz certo). O final certo do nome da empresa em todo o livro deve ser "Ltda", de acordo com o registro da Junta Comercial.

É possível fazer apenas uma ressalva nos termos de abertura e encerramento que valha para todas as folhas do livro diário?

Caso sim, gostaria de um exemplo de ressalva.

Desde já agradeço.

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
LUIS OSH

Luis Osh

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 10:14

Bom dia a todos.
Alguém tem um modelo de ressalva. Nos termos de abertura e de encerramento coloquei sócio-gerente e a Junta em São Paulo quer que coloque sócio-administrador.
Não queria ter que trocar as páginas, uma vez que posso fazer a ressalva na própria folha. Mas estou sem uma ideia de como fazer a ressalva.
Grato,
Luís

LEIARPH

Leiarph

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 14 outubro 2014 | 10:49

Bom dia Luis, tive o mesmo problema e fiz dessa forma e deu certo, imprimi em folha adesiva e colei abaixo da assinatura, tanto no termo de abertura como de encerramento.

Ressalva:
- O (xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx) é o sócio - administrador.

(xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx) (xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx)
Representante / Sócio Administrador Contador – CRC/SP xxxxxxxxxxxxxx





Leia R.P.Harmon
LUIS OSH

Luis Osh

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 15 outubro 2014 | 16:53

Boa tarde, Leia. Muito obrigado pelo retorno.
No meu sistema o modelo de termo de abertura fica assim:

Nome: Fulano de Tal
Qualificação : Socio-Gerente
CPF : 000.000.000-00 - RG 0.000.000-0 SSP/SP

Siclano de Tal
Contador - CRC : 1SP000000/O-0

Eu faria uma fita adesiva desta forma :

Ressalva:

- O FULANO DE TAL é o sócio - administrador.

______________(assinatura) / ______________________(assinatura)
Fulano de Tal / Siclano de Tal CRC 1SP000000/O-0

Muito obrigado,
Luís
@Oculto

LUIS OSH

Luis Osh

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 23 outubro 2014 | 16:26

Leia, obrigado. Fiz a etiqueta conforme seu modelo. Amanhã eu vou buscar na Jucesp e te aviso. Obrigado.

-------------------------------------------
Editei mensagem anterior. Como fui o último a escrever não era possível escrever uma mensagem nova.
14/11/2014

Olá Leia, bom dia. Só ontem consegui o registro do livro. Dá pra acreditar?
Eu não fiz exatamente como você orientou. Eu achei que não precisava embaixo do nome do sócio na ressalva colocar novamente o cargo. Aí foi, voltou, foi de novo, voltou etc. Aí coloquei até CPF e RG também. Mas se eu tivesse feito conforme o seu modelo da primeira vez teria dado certo. Obrigado. Segue abaixo a adaptação que fiz no seu modelo. Na verdade só inclui RG e CPF.



Ressalva:
O João da Silva é o sócio - administrador.

João da Silva Pedro de Oliveira
Sócio Administrador Contador
CPF XXXXXXX CRC 1SPXXXXXX/O-9
RG XXXXXXXX

olimpia marfori

Olimpia Marfori

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 19 dezembro 2014 | 18:42

bOA TARDE!

Meus livros diários cairam em exigência porque a IN foi alterada novamente e não constava no TA o período de encerramento do exercício social.
Liguei para o posto da Jucerja de minha cidade e me disseram para fazer a ressalva e ponto!
Fiz a ressalva no TA e no TE, na mesma página e não no verso. Voltou novamente porque não fiz nos VERSOs DA PAGINAS.
Portanto a ressalva não pode ser feita no fim da página e SIM no verso. Isso tem algum fundamento? Pois já ressalvei todos desta mesma forma. (Só acho que quando ligamos para eles parece que nos fazem favor de responder e que dizer È NO VERSO custa muito a eles, ou gostam de nos fazer perder tempo.)

Marfori
LEIARPH

Leiarph

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 22 dezembro 2014 | 17:25

Oi Olimpia, eu coloquei o adesivo com a ressalva na primeira página mesmo.... mas realmente eles encrencam cada hora com uma coisa, teve um ano que refiz 3 vezes o livro....

Leia R.P.Harmon
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 08:53

Bom dia,

Já ressalvei vários livros pela JUCERJA na mesma página do TA e do TE; primeira vez que vejo este caso. Tenho pra mim que isso se trata de um regulamento interno do próprio posto onde você recorreu.

Vale lembrar que com a nova IN, nem todos os itens poderão ser ressalvados, como por exemplo a Função do sócio (na Junta onde fui, me fizeram trocar os termos, não aceitando mais ressalva a punho neste item como se fazia antes).

Att,
Um abraço

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
olimpia marfori

Olimpia Marfori

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 23 dezembro 2014 | 09:16

Bom dia!
Liguei questionando se era regulamento interno e onde eu poderia verificar que teria que ser no verso, ela disse que aceitaria o livro com a ressalva na Frente desde que tivesse espaço para ela colar a etiqueta da JUCERJA. Pode???????? Perdi dias com isso tudo e agora ela reconheceu que era exigência própria e não um regulamento. Portanto colegas, podem continuar a fazer a ressalva na frente ou no verso que estará certo. Obrigada (PS. O sistema agora da Junta está sempre fora do ar...................

Marfori
maria

Maria

Bronze DIVISÃO 4, Supervisor(a) Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 30 setembro 2015 | 17:48

Oi pessoal,

alguém poderia me ajudar?
meu livro Diário caiu em exigência
enviei 6 livros com os mesmos termos de abertura e encerramento
3 eles autenticaram e 3 voltaram dizendo que tenho que colocar no termo de abertura a data de encerramento do livro.
nunca me foi pedido tal coisa, pois sempre coloco no termo de encerramento
alguém poderia me dizer como resolver este problema?
obrigada
Ana

LEIARPH

Leiarph

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 1 outubro 2015 | 08:30

Oi Ana, eu tive muito problema em registrar livro, cada hora eles querem uma coisa, esse ano fiz igualzinho o deles e consegui passar. Estou anexando o modelo, só que percebi que você é do RJ, cada estado tem as suas exigências, eles não te deram um modelo? espero que de certo para você.

TERMO DE ABERTURA


LIVRO DIÁRIO
Número de ordem: xxxx



O presente Livro DIÁRIO possui xxx páginas numeradas do nº xxx ao nº xxx e servirá para a escrituração dos lançamentos próprios da sociedade empresária abaixo identificada:
Nome empresarial: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Município: São Paulo
Registro na Jucesp – xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Data do arquivamento dos atos constitutivos: xxxxxxxxxxxxxxxxx
CNPJ: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

São Paulo, 01 de Janeiro de 2.014.


_______________________________
xxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Representante



_______________________________
xxxxxxxxxxxxxxxxxx
Contadora
CRC nº: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



TERMO DE ENCERRAMENTO


LIVRO DIÁRIO
Número de ordem: xx



O presente Livro DIÁRIO possui xxx páginas numeradas do nº xxx ao nº xxx e serviu para a escrituração do período de 01/01/2014 a 31/12/2014 da sociedade empresária xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx .

São Paulo, 31 de Dezembro de 2.014.




_______________________________
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Representante



_______________________________
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Contadora
CRC nº: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Leia R.P.Harmon
Glaucia Costa de Souza

Glaucia Costa de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 16 outubro 2015 | 08:12

Bom dia,

estou com a seguinte situação no Livro Diário, a pessoa que imprimiu os livros fez os termos separadamente e a numeração da quantidade de paginas ficou diferente do que realmente o livro possui. Cabe Ressalva para esta situação, para informar o número de páginas correto? Alguém tem um modelo?

LEIARPH

Leiarph

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 20 outubro 2015 | 09:54

Oi Glaucia, bom dia! Eu não arriscaria uma ressalva para esse caso, só se eles informaram na retirada que poderia, eu acho que volta com exigência. Se tentar depois conta para nós se deu certo.

Leia R.P.Harmon
mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 8 anos Quinta-Feira | 3 dezembro 2015 | 10:51

tenho 2 livros que caíram em exigência um foi esquecido de qualificar o sócio administrador posso fazer um carimbo escrito sócio administrador e fazer uma ressalva e também não foi colocado no TA e no TE a data do enceramento social do exercício e a outra empresa o outro a assinatura do sócio diverge com a assinatura do contrato arquivado na junta, alguém me ajudaria em como fazer ressalva pra estes dois casos, e pode se fazer 2 ressalva no mesmo livro

Amanda Léo

Amanda Léo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 11:59

Bom dia colegas,

Tenho um cliente que foi aberto em 27 de janeiro de 2015, mas já tinha movimentação desde o dia 11 de janeiro de 2015. Ao registrar o livro na junta eles alegaram que o termo de abertura está errado pois coloquei a data do dia 11. Alguém pode me orientar se eu posso só mudar o termo de abertura ou tenho que mudar a data das movimentações?

Grata

Amanda

Glaucia Costa de Souza

Glaucia Costa de Souza

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 9 março 2016 | 13:26

Boa tarde Amanda,

eu entendo que os lançamentos foram feito errado, deveria ter lançado como entrada a partir da data que a empresa foi registrada na Junta, pois se você alterar a data nos termos também irá voltar, porque na Junta foi registrado posteriormente.
Espero ter ajudado! :-)

LETICIA CARVALHO

Leticia Carvalho

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Sexta-Feira | 3 junho 2016 | 09:02

Bom dia, eu imprimi os livros contábeis, porém no termo de abertura não saiu o número da Jucesp. Queria fazer uma ressalva para colocar esse número, minha dúvida é: Como eu faço. Faço em etiqueta, mais qual a informação eu devo colocar? E depois o sócio com o contador devem assinar essa ressalva?

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.