x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 30.230

Lançamentos Cartões de Crédito

Sandra Inês da Silva

Sandra Inês da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 9 outubro 2007 | 11:02

Faço contabilidade de uma empresa que tem vendas com cartão de credito, como seria o precedimento de contabilização, tem alguma lei para esse tipo de trasanção.

1.Ela terá que tirar uma nota de venda p/cada cliente, ou poderá somar o dia vendido e emitir uma?
2.O lançamento de juros do cartão, posso lançar a despesa do dia ou teria que fazer uma a uma conf.nota?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 9 outubro 2007 | 11:24

Bom dia Sandra,

Assim que você tentou postar um novo tópico, surgiu uma mensagem solicitando pesquisar antes de postar seu questionamento.

Se você tivesse (conforme solicitado) efetuado uma rápida pesquisa, facilmente teria encontrado no link: https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=3122
respostas às suas dúvidas.

Na ocasião foram postados exemplos de contabilização da venda e compra com Cartôes de Crédito.

Espero que satisfaça suas expectativas.

...

Sandra Inês da Silva

Sandra Inês da Silva

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2007 | 08:09

Pesquisei, mas nenhuma pergunta feita pelo usuario não atendeu a minha pergunta feita, se puder me ajudar agradeço.
A venda pela empresa é para consumidor, como devo proceder. Uma nota p/cada consumidor ou devo somar o dia e emitir uma com valor total da venda do dia em relação ao cartão.tem alguma lei que fale sobre isso.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 10 outubro 2007 | 08:55

Bom dia Sandra,

Por se tratar de legislação estadual, desconheço a existência de lei (em seu estado) que determine a periodicidade da emissão de Notas Fiscais para acobertamento de operações com Cartões de Crédito.

Pela lógica, uma vez que será emitida contra a Administradora do Cartão e por se tratar de vendas a prazo, você pode totalizar as vendas do dia e emitir uma única Nota Fiscal

O mesmo tratamento deverá ser dado aos lançamentos contábeis relativos aos impostos incidentes, juros e encargos.

...

EVERTON ZAVAN CHAVES

Everton Zavan Chaves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 15 anos Terça-Feira | 9 setembro 2008 | 10:28

Bom dia Saulo,

Tenho a mesma dúvida dos meus colegas acima, quanto a tirar uma nota totalizando as vendas no final do dia, as informações que recebi é que só poderia fazer isso se as vendas individualmente não ultrapassassem o valor de R$ 7,50, está correto ou independente do valor posso somar? Está o estabelecimento que utiliza os serviços de vendas com cartão de credito obrigado a ter ECF? Desde já agradeço.

Tiago Kalil Dias

Tiago Kalil Dias

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 10:41

Bom dia a todos deste forum,

Sou empresário e responsável pela contabildade de minha empresa do ramo de informática. Bom, minha contabilidade hoje é manual e estou enquadrado no simples nacional, fato que irei mudar a partir de janeiro visto que tenho benefícos fiscais no lucro real (isenções de pis e cofins) .
Em Janeiro irei adiquitir um programa para me ajudar visto que o lucro real exige uma contabilidade completa e hoje eu escrituro tudo no luvro caixa, além dos outros livros fiscais exigidos para com a mimnha empresa (inventário, entradas). Minha dúvida é a seguinte, qual a forma que eu lanço as compras a prazo via cartão de crédito no livro caixa, lanço o valor da venda do dia e abaixo dela as despesas báncárias de cartão de crédito(os 4,3), entre parenteses tipo valor 1000,00 e logo abaixo o valor em negatico de (43,00) ou eu lanço esse valor no outro lado o do DEVE. Meu livro caixa é um comprado em papelarias (aquela São domingos)

Grato desde já

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Sexta-Feira | 3 dezembro 2010 | 19:04

Boa tarde Sandra,
Só para complementar:
1-As notas fiscais de venda são emitidas para o cliente para sua documentação e independente do valor deve ser emitida a nota fiscal;
A contabilização: D-Outros creditos - cartão de credito a receber (AC)
C- Vendas de mercadorias ou conta similar (CR)

2- A emissão de nota fiscal do serviço de adm. de cartão cobrado pelas operadoras é de competência municipal visto que é um serviços prestado no seu municipio e nem todas as prefeituras exigem. Aqui na minha cidade a prefeitura exige para uma administradora, pois a mesma tem sede aqui na cidade. Não tenho o embasamento legal disso pra lhe passar agora, mas vou pesquisar e posto novamente.
A contabilização da despesa de adm de cartão de credito fica (sem emissao de nf) na data do recebimento da venda pela operadora:

D-Despesas financ/Adm. de cartão de credito (CR)
C-D-Outros creditos - cartão de credito a receber (AC)

Atenc.

VIVIAN SANTOS

Vivian Santos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar
há 12 anos Quarta-Feira | 13 julho 2011 | 14:16

Boa tarde, queria esclarecer uma duvida tem uma empresa que possui cartão de credito no nome da empresa, como contabilizar esse cartão ? ele pode usar pra uso pessoal ?obrigado

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.