x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 220

acessos 210.584

Transformação de MEI para Empresário Individual

Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sábado | 23 fevereiro 2013 | 19:37

Washington Luiz Ramos Cruz

Deve se tomar cuidado para especificar estados, como o processo é estadual não reflete o processo em todo Brasil.

Em SP por exemplo a Junta não aceita processos, mesmo estando desenquadrada a empresa do MEI.

Este assunto já foi abordado por aqui.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Flaviana Vieira Rocha Alves

Flaviana Vieira Rocha Alves

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sábado | 23 fevereiro 2013 | 20:05

Olá Phillipe!

Também estou com receio com a Junta Comercial do Estado de São Paulo em não aceitar, mas na segunda conversarei com eles e se tiver uma resposta positiva posto aqui para que todos possam finalizar este problema, mas observei que no próprio site do portal emite um documento de enquadramento de ME igual ao da Junta é o que vou alegar para que possam liberar o nire e assim fazer as alterações devidas.

Abraços.

IVANILDO MOREIRA GOMES JUNIOR

Ivanildo Moreira Gomes Junior

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 fevereiro 2013 | 21:56

Já fiço várias alterações,
1º Faça o desenquadramento (se não fizer, vai ficar Gerando Débitos).
2° Alteração para Empresario Individual - Juceg.
3° Orgãos Competentes (Sefaz do Estado)

Ivanildo Júnior
Jadson Rodrigues Santos

Jadson Rodrigues Santos

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 15:09


Olá Amigos, gostaria de uma ajuda, tenho um cliente MEI e agora ele quer assinar a carteira de 3 funcionários, isso foge do regulamento estabelecido pela Receita, mais mesmo assim eu posso assinar essas carteiras e quando for gerar o DAS, gerar através do simples nacional aplicanto a alíquota em cima do faturamento, ou tenho que optar por fazer o desenquadramento e esperar até Janeiro do ano subsequente.

Por favor me ajudem.

Jadson

J R Santos
Alexandre Gasparoto

Alexandre Gasparoto

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Administrativo
há 11 anos Quarta-Feira | 20 março 2013 | 15:47



Boa tarde

Estou tentando fazer ess bendita alteração de MEI para Empresário Individual, ja desenquadrei ele no Portal do Microempreendedor há quase 90 dias, e todos os dias no Cadastro Web aparece a mesma coisa



Seleção de Empresa Matriz
Tipo de Seleção: Empresa Com N.I.R.E.Empresa Sem N.I.R.E.
N.I.R.E.: *
Nome Empresarial:


Empresa Selecionada

Alterações de MEI devem ser realizadas no Portal do Empreeendedor.


Alguem ja conseguiu ?
O que devo fazer ?


Angelica

Angelica

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 1 abril 2013 | 17:52

Prezados colegas, alguem já conseguiu a alteração ????

Tenho um cliente que esta precisando urgente do requerimento de empresario. E a JUCESP não deixa fazer nenhuma alteração, uma vez que o NIRE é de MEI ...

Angelica

Angelica
MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 2 abril 2013 | 09:27

Olá pessoal estou com o mesmo problema. Um clente está precisando do requerimento do empresário para levar no banco e não consigo.
Liguei na Junta eles falaram que a Receita Federal é responsavel por entrar em contato com a junta e informar o desenquadramento. E a transformação a junta não faz por motivo do MEI já ser um empresario. Ta dificil se alguém conseguir algo poste por favor.

Andre Santos Oliveira

Andre Santos Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 3 maio 2013 | 12:29

Bem meus caros, estou na mesma situação dos demais, solicitei o desenquadra mento, do Simei , entrei com o processo de alteração na jucesp, quando digitado o nire, é direcionado ao portal do micro empreendedor individual para devidas alterações, o problema que uma vez desenquadrou, não é mais possível localizar a empresa como empreendedor individual.
Dirigir ao plantão técnico da Jucesp, o mesmo orientou que alteração seria possível, mas que a Receita iria informar por atualização o desenquadra mento e que deveria esperar atualização das informações na base da Jucesp, ai sim entrar com o processo.... enfim passaram 4 meses e nada., portanto para não ter que baixar deveremos adotar o procedimentos relatados por Ariovaldo Donizete e Cristiane Aparecida, fazer a transformação da Empresa para Eireli. ... visto que os clientes não querem saber de que é a culpa e logo julgam o contador. E nunca a falhas de que cria as leis e os sistemas.

HENRY ALEX DA CUNHA RAMOS

Henry Alex da Cunha Ramos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 18 junho 2013 | 11:27

Bom dia a todos!!!
Aqui no Pará, tiveos que fechar a empresa antiga e abrir nova na JUCEPA. Agora após 8 meses vou tentar fazer conforme o procedimento explanado no site da Receita, vamos ver se alguma coisa mudou.

Samuel José de Oliveira

Samuel José de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 20 junho 2013 | 10:24

Bom dia a todos,

Após ler o tópico, que me ajudou muito, ainda fiquei com uma dúvida, pois é a primeira vez que me deparo com o tipo de Transformação (MEI para Empresário Individual), discutida aqui.
Estou preenchendo o Cadastro Sincronizado, para gerar o DBE (CNPJ 3.6). Minha dúvida é a seguinte: Após optar por Dados Cadastrais/Situações Especiais, quais os Códigos dos Eventos devo selecionar para dar seqüência ao processo de alteração?

Desde já agradeço,

Samuel

Flaviana Vieira Rocha Alves

Flaviana Vieira Rocha Alves

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sábado | 29 junho 2013 | 20:17

Olá pessoal!

Como havia prometido segue as instruções de como fazer o desenquadramento do MEI pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP).

Na página principal da Jucesp encontrarão um formulário que se chama capa marrom.
Preencher conforme as instruções e enviar junto com 03 cópias do desenquadramento do SIMEI (retirado do site do Simples Nacional) e 03 vias de uma carta de solicitação do desenquadramento ao Presidente da Jucesp (tem um modelo no site também).
Não esquecer de colocar a data como 31/12/2012.
Quando for deferido o nire ficará liberado para entrar no site e fazer as alterações cadastrais. Mas tenham paciência, pois para ser deferido demora em torno de 20 a 30 dias.

Boa sorte a todos!!

Carlos Augusto de Castro Reynaldo

Carlos Augusto de Castro Reynaldo

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 25 julho 2013 | 17:11

Quando eu solicito o desenquadramento "por opção do contribuinte" no site do Simples Nacional, fala que só será efetivado a partir de janeiro de 2014. Não concluí o desenquadramento pois fiquei na dúvida se terei que esperar todo este prazo para tirar o comprovante do desenquadramento para apresentar na JUCESP. Alguém sabe explicar como é o procedimento mais detalhadamente?

Carlos Augusto de Castro Reynaldo

Carlos Augusto de Castro Reynaldo

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 26 julho 2013 | 15:18

Cheguei a pensar em outras 2 hipóteses: uma colocando uma atividade secundária que não é permitida para MEI, e outra, falando que ultrapassou o limite de 60.000,00. Nestes dois casos, desconfio que o desenquadramento será imediato. Porém, no caso de ter ultrapassado o limite, não sei se será necessário apresentação de alguma nota fiscal para comprovar esta receita, pois na verdade a empresa cliente minha em questão não tem tanto em nota emitida. Fora que também não consegui descobrir se ela terá que pagar imposto como uma empresa normal sobre este valor que declarar ter faturado.

Luciana Dias Barros

Luciana Dias Barros

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 26 julho 2013 | 15:23

Oi Carlos.
Infelizmente não há exclusão do MEI de imediato. Se você fizer o pedido hoje só será efetivado no dia 01.01.2014
Um cliente meu preferiu dar baixa no MEI e abrir uma ME, aí sim, é de imediato.

Luciana Dias Barros Martins
Contabilista
Empresária Contábil


Dias & Dias Contabilidade
diasdiascontabilidade.com.br
[email protected]
diasdiascontabilidade.blogspot.com
HENRY ALEX DA CUNHA RAMOS

Henry Alex da Cunha Ramos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 22:03

DEpois de muito tempo, correria na RFB e JUCEPA, conseguimos finalizar a alteração da empresa aqui em Belém.
Na Receita nos posicionaram que o que está havendo é apenas um erro de comunicação entre as instituições.
"Não há nada suspenso até janeiro de 2014"
Fui na Jucepa e consegui colocar o protocolo.
Deu tudo ok por aqui.

Rosano Rodrigues chaves

Rosano Rodrigues Chaves

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 23 agosto 2013 | 10:39

Bom dia,
Estou tentando fazer uma alteração de MEI para ME. Ja fiz o desenquadramento do SIMEI, porém, no sincronizado não me permite fazer a alteração uma vez que só abre o campo para alteração de natureza jurídica. Como devo proceder? Alguem ja teve esta dificuldade?

Página 2 de 8

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.