x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 5.224

MEI - Declaração do IRRF e a RAIS de 2013

Roberto de Oliveira Moura

Roberto de Oliveira Moura

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Sexta-Feira | 11 janeiro 2013 | 00:30

Oi,

Iniciei, no ano de 2012 (janeiro), atividade de Microempreendedor Individual (MEI) . Agora faz um ano que estou exercendo essa atividade. Sei que no ano de 2013 tenho que fazer a Declaração do IR do MEI pelo site da Receita (Simples Nacional) ou pelo PortaldoEmpreendedor.

A minha dúvida é: Além de declarar IR do MEI, terei (mesmo que não possuo empregado) preencher a RAIS Negativa?

Desde já, obrigado.

José Irineu F. Neto

José Irineu F. Neto

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 15 janeiro 2013 | 12:46

Boa tarde,
Não estou conseguindo localizar a opção no programa RAIS 2012 onde posso informar os dados dos funcionarios?
É a primeira vez que faço a Rais se alguem poder me orientar agradeço de verdade pela ajuda dos colegas!

José Irineu F. Neto

"Para Deus todas as coisas são possíveis." (Mateus 19:26)
charles henrique de melo vegas

Charles Henrique de Melo Vegas

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 23 janeiro 2013 | 12:06

Prezados colegas... verifiquei o questionamento do sr Roberto de Oliveira Moura com relaçao a obrigatoriedade ou nao da Transmissao da Rais uma vez que a empresa em questao é MEI.
Consta no manual da Rais que esta desobrigado desta declaraçao apenas Empregadores domesticos que possuem CEI, ou seja, qualquer tipo e empresa que possui CNPJ precisa fazer esta declaraçao... atente apenas para a condiçao de apresentar como negativa e as particularidades para essa modalidade.


Att

Roberto de Oliveira Moura

Roberto de Oliveira Moura

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 29 janeiro 2013 | 08:46

Prezados colegas,
Acessei o portal da RFB no item simples nacional - sou MEI formalizado em JAN/12 no município do Rio de Janeiro/RJ - para fazer a DECLARAÇÃO DO MEI (DAS SIMEI). Passei pelas opções da tela, quando finalmente chequei na tela para Declarar, deparei com a janela aonde estava desde os anos 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013. Sei que pela orientação constante no SITE, ficam somente ativa o(s) ano(s) para fazer declaração (no meu caso só estava ativo o ano de 2012?).

Por favor, alguém me oriente? A minha dúvida está no fato: Porque a única opção ativa é o ano 2012?

Como disse: No ano de 2012 (Jan.) me formalizei como MEI (no mun. do Rio de Janeiro/RJ) desde Jan/12 a Dez/12 emite NFS-e (Nota Carioca - mun. Rio de Janeiro). Estou abaixo do valor de R$60.000,00. Não possuo qualquer empregado. Pensei que a opção ativa deveria ser o ano 2013? Pois não possuo (e nem tem como) pendências de Declaração de Ano anterior (caso tivesse ficaria ativa para regularizar conforme as instrução do SITE da Receita). Ficaria grato, caso tenha alguém que possa me orientar. Obrigado, mais uma vez, aguardo retoorno.

Rômulo

Rômulo

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 11 anos Terça-Feira | 29 janeiro 2013 | 08:58

Bom dia
Aparece a opção de 2012, porque vc abriu em 2012. não tem como fazer declaração de anos anteriores que a empresa nem existia.

no seu caso se eu entendi só declara o ano de 2012...

desculpe se eu nao entendi a sua pergunta.

Espero ter ajudado.

Roberto de Oliveira Moura

Roberto de Oliveira Moura

Bronze DIVISÃO 4, Não Informado
há 11 anos Terça-Feira | 29 janeiro 2013 | 23:04

Obrigado pela atenção, Sr Pingo Silva

Pensava que IRPJ tivesse parâmetros com IRPF, ou seja, na IRPF ano-base 2012 exercício 2013. Por esse motivo tive dúvidas ao acessar DAS SIMEI e vi que a única opção ativa era o ano de 2012 (apesar que constava o 2013 - inativo).
Achei estranho, pois agora ao analisar sua resposta que percebi que a declaração do MEI é referente ao ano de 2012. Só, como disse, achei estranho constar o ano 2013 numa das opções.
Obrigado.

PAULO MURILO ALVES JUNIOR

Paulo Murilo Alves Junior

Iniciante DIVISÃO 5, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 7 fevereiro 2013 | 15:44

prezados amigos,

A RAIS NEGATIVA PARA MEI E DISPENSADA, CONFORME RESPOSTA , ABAIXO:

O Microempreendedor Individual - MEI deve declarar a RAIS?

R.: O Microempreendedor Individual - MEI, com empregados, está obrigado a declarar a RAIS.

Está dispensado de declarar apenas aquele que não teve empregados no ano-base (RAIS NEGATIVA), conforme o artigo 2º , §2º, da portaria/MTE nº 05/2013.
Voltar para Dúvidas

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.