x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 117

acessos 52.923

Retificação GFIP

Lucas Hiray

Lucas Hiray

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 17:54

Pessoal, estou com um problema para tirar uma CND e está ficando cada vez mais complicado.
Explicarei o caso para ver se consegue me ajudar, pelo amor de deus.

Ao tentar tirar a CND, apareceu uma guia 13/2014.
No relatório aparece como:

Divergência de GFIP x GPS(Valor declarado menos o recolhido, por rubrica e FPAS)
Competência: 13/2014
FPAS: 515
Situação: OPS
Previdência: 723,75
Outras entidades: 0,00

Foi gerada essa guia para pagamento em 31/08/15:

Campo 6: 723,75
Campo 9: 0,00
Campo 10: 202,57
Campo 11: 926,32.

Até aí tudo bem, mas na hora de pagar, conseguiram fazer o seguinte:

Campo 6: 823,75
Campo 9: 0,00
Campo 10: 102,57
Campo 11: 926,32.

Manteram o valor total mas conseguiram colocar nos campos 6 e 10 valores que sequer existiam na guia.
Hoje, 17/09. Ainda continua constando em aberto.

Queria saber o que devo fazer, pois fui instruído a esperar até que caia o pagamento (que já deveria ter caído a dias) para que após cair, veja se eles vão cobrar esses 100 de diferença a menos no campo 6.

O que vc's acham? Por mim já teria sido feita uma retgps a tempos.

Desde já agradeço.

Abraços.
Lucas

Fernanda Marengo

Fernanda Marengo

Bronze DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 18:16

Boa Tarde, Lucas Hiray,

Quando acontece isso eu vou a Receita Federal e levo a RETGPS (apesar de nunca olharem este documento) e peço que retifique o recolhimento.
Pelo menos aqui, na receita federal da minha cidade, ele alteram na hora.

Lucas Hiray

Lucas Hiray

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 8 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2015 | 18:19

Acho que vou cobrar para que façam isso.
Se fosse pra cair algo ou mudar em alguma coisa o débito, também creio que após 20 dias já era pra ter acontecido.
Aqui em minha cidade dificilmente resolve na hora. Mas resolvendo tá bom.

Muito Obrigado =D
Abraços.

JAQUELNE

Jaquelne

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 08:36

bom dia, sou nova na area e estou com algumas dificuldades.

gerei um sefip o prazo, o cliente pediu para atualizar para o dia 17. gostaria de saber se a maneira que fiz esta correta: coloquei a competencia 02/16, em atraso e a ata solicitada. eu teria que fazer algo mais. nesse caso gerou outra guia para o inss tmbem ou permanece a anterior?


outra duvida, no dia 28/02 terminou a experiencia de um funcionario, mas nao infomei quando gerei o sefip do mes. como devo fazer agora?

e qual e o procedimento para liberar a chave do fgts?

sei que as perguntas parecem ser tao bobas, mas estou quebrando a cabeÇa. desde ja, obrigada pela ajuda.

JAQUELNE

Jaquelne

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 08:52



márcio padilha mello

bom dia, vi que voce orientou uma colega caso a gfip estiver errada e so enviar novamente com os funcionarios na modalidade 09. esse procedimento e o mesmo quando vamos gerar em atraso? porque gerei outra em atraso mas nao foi na modalidade 09, estou preocupada.

e como faÇo para informar demissao de um funcionario? sendo que ele cumpriu os 90 dias de experiencia, e eu ja havia enviado retirado a guia do fgts do mes. obrigada pela atenÇÃo!

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 09:52

Jaquelne, bom dia.

Use a modalidade "9" para confirmar/retificar as informações dos trabalhadores, quando não há recolhimento do FGTS.

Se vais recolher o FGTS em atraso, só poderás usar a modalidade "branco" para esses trabalhadores, pois é a única que gera a GRF para pagamento.

Quanto ao demitido, se foi término de contrato de experiência no prazo, então deveria ter sido feita a GRRF (guia rescisória), com vencimento no 1º dia útil seguinte ao fim do contrato.
Na GEFIP, esse demitido deverá constar na modalidade "9", informando a "Movimentação".

JAQUELNE

Jaquelne

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 8 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 15:16

Márcio Padilha Mello, obrigada pela ajuda!

Entao me parece que ja cometi um erro ao nao fazer o GRFF no primeiro dia util, sendo assim posso fazer agora?

Sobre a Gefip, tenho que fazer um novo movimento com todos os funcionarios na modalidade "9" informando a movimentação de demissão?

Entendi correto ou continuo perdida?

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 11 março 2016 | 15:40

Jaquelne,

Sim, deves gerar a GRRF e pagar em atraso.

Entendi que foi enviada uma GFIP para recolhimento do FGTS no dia 17. Se a guia ainda não foi paga, descarte-a e gere uma nova GFIP com os trabalhadores ativos na modalidade "branca", e o demitido na "9", informando a sua Movimentação.

Se a guia já foi paga, aí então faça uma nova GFIP com todos os trabalhadores na modalidade "9", com a Movimentação do demitido.

MONICA SCHMAELTER

Monica Schmaelter

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 10:27

Bom dia a todos!!!

Estou precisando de ajuda. Preciso fazer folha complementar de uma funcionária com valor de diferença de salário familia. Precisarei reenviar a Gefip/Sefip, sendo que o FGTS dessa diferença deverá ser paga.

Ex. Alice recebeu R$ 1.071,46 e teria mais R$ 226,97 de diferença a receber.

Como retificar a sefip/gfip?

Estou com receio de fazer errado.

Podem me ajudar?

Mônica

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 14:14

Monica, então: informe o total devido do salário-maternidade no campo próprio da GFIP. Selecione a modalidade branco para essa empregada, informe a diferença no campo Remuneração S/13º, informe o total no campo Base de Cálculo da Previdência, e selecione "sim" no campo Remuneração Complementar FGTS.
Para os outros trabalhadores, selecione a modalidade 9.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 15:52

Monica,

O mais prático é "restaurar o backup" dos meses em questão, abrir um "novo movimento", selecionar que é "recolhimento em atraso" do FGTS, fazer as correções, e pronto.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 09:18

Bom dia, eu expliquei na minha mensagem de ontem:

Selecione a modalidade branco para essa empregada, informe a diferença no campo Remuneração S/13º, informe o total no campo Base de Cálculo da Previdência, e selecione "sim" no campo Remuneração Complementar FGTS.

MONICA SCHMAELTER

Monica Schmaelter

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 8 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 13:54

Marcio boa tarde,

consegui fazer, simulei e apareceu o valor a ser pago do FGTS referente a diferença do salário maternidade e o restante dos funcionários não mudou. Beleza.

Mas estou com dúvidas em relação a sefip, o demonstrativo das contribuições a recolher a previdencia social, aumentou o valor, terei que fazer guia da diferença mesmo que o valor pago da diferença total seja abatida nas próximas GPS?

Obs. não aumentou o valor da compensação do salário familia, serão abatidas nas GPS daqui para frente, ok?

Obrigada pela atenção.

Mônica

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 17 março 2016 | 14:58

Monica, como eu disse antes, informe no campo específico de "Deduções - SalárioMaternidade" o valor total pago, no mês, incluído a diferença.
Se tinha sido pago R$ 1.000,00 de SM, e agora está sendo declarado uma diferença de R$ 200,00, então vai ter de informar R$ 1.200,00, nesse campo. O SEFIP vai abater os R$ 1.200,00 do total devido à Previdência Social.

MONICA SCHMAELTER

Monica Schmaelter

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Depto. Pessoal
há 7 anos Terça-Feira | 31 maio 2016 | 15:32

Boa tarde, estou eu aqui de novo precisando de ajuda em relação a Sefip para reclamação trabalhista.

Foi pago em 5 parcelas e terei que fazer as sefip´s correspondentes.

A rescisão foi em 07/2013 e o acordo pago agora de janeiro até maio/2016.

Como lançar esses valores/codigos/caracteristicas/período.

Não acho a aba correspondente a caracteristica.

Marcio Padilha Mello, vc me salvou em outra oportunidade, pode me salvar de novo?

Mônica

Gilberto Alves Junior

Gilberto Alves Junior

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 7 julho 2016 | 13:45

Caros colegas, boa tarde!

Não sei quase nada sobre retificação de gfip/sefip e estou precisando sanar algumas dúvidas para resolver uma situação, vamos lá...

Trata-se de uma cooperativa de costura, onde o recolhimento era efetuado pelo carnê/Gps, em 2013 parte
destes cooperados foram colocados na Sefip/gfip, mas com os códigos RAT e FAt errados.

Quais são minhas dúvidas na retificação.

1-Existe a possibilidade de aproveitar os recolhimentos efetuados pelo carnê antes de 2013 e transportar a informação para Sefip/Gfip?
2-Nas Sefip/Gfip enviadas posso incluir um ou mais trabalhadores que não estavam no primeiro envio, como exemplo um que fez o recolhimento através do carnê?
3-Quais informações que não posso retificar?

Agradeço antecipadamente!

Gilberto




Página 3 de 4
1 2 3 4

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.