x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 136

acessos 79.347

ICMS diferencial de aliquota recolhimento

Carlos Hubner

Carlos Hubner

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Segunda-Feira | 28 abril 2014 | 11:10

Bom dia!

Sou novo na empresa onde trabalho, portanto não tenho muito conhecimento na área.
Gostaria de saber se estou correto, uma empresa de Minas Gerais optante pelo Simples Nacional onde a alíquota interna é 18% compra de uma empresa de São Paulo também optante pelo simples e a alíquota interestadual é 12%, eu preciso recolher os 6% de diferença nesta operação, correto?
E gostaria de saber também, caso a resposta seja positiva, se há alguma possibilidade de esta empresa de MG comprar de SP e não ter que recolher esta diferença?

Aguardo resposta e agradeço desde já!
Carlos Hubner

"Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo." (Rm 10:9)
Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 28 abril 2014 | 13:55

Carlos,

Seu entendimento está correto. Somente não iria recolher a diferença entre alíquotas caso a alíquota interna do estado (destino) seja igual a alíquota do estado de origem.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution
Skype: lucassantana26

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com
Gil Santana

Gil Santana

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a)
há 9 anos Terça-Feira | 13 maio 2014 | 14:59

Anderson,


Geralmente empresa de construção civil não são consideradas contribuintes de ICMS, pois não tem operação de circulação de mercadorias, mesmo possuindo incrição estadual. Aqui em SP, esse ramo de atividade qdo adquiri mercadoria de outro estado não recolhemos diferencial. Verifique seu caso em seu Estado.

Um vencedor vislumbra uma resposta
para cada problema