Boa tarde.
Alguém tem algum cliente que pediu parcelamento do Simples Nacional e que já acabou de paga-lo?
Se sim, gostaria de saber se o valor total pago pelo cliente fecha com o valor que ele realmente devia
Vou explicar:
Cliente devia Simples Nacional de 02/2013 a 10/2013 num valor de R$ 3.652,96 sem juros. Em 11/2013 fez o pedido de parcelamento e começou a pagar as parcelas mínimas de R$ 300,00.
No dia do parcelamento fiz os seguintes lançamentos contábeis:
D - Parcelamento Simples Nacional (passivo circulante)
C - Simples Nacional a recolher (passivo circulante) R$ 3.652,96
Com isso a conta de Simples a recolher ficou zerada, sendo todos os débitos transferidos para a conta de parcelamento.
Pelo pagamento das parcelas, como não estavam consolidadas, lancei da seguinte forma:
D - Adiantamento de parcelamento do simples nacional (Ativo Circulante) - 234,45
D - Multa - 46,89
D - Juros - 18,66
C - Caixa - 300,00
Conforme o detalhamento de multas e juros das guias.
Quando saiu a consolidação em Novembro/2014, creditei todo o valor (R$ 2.542,00) que estava lançado em "Adiantamento de parcelamento do simples nacional" em contrapartida à conta "Parcelamento Simples Nacional (passivo circulante)". Ou seja, dessa forma boa parte do parcelamento já havia sido pago.
Após a consolidação restaram 6 parcelas para pagar, as quais eu fiz o lançamento da seguinte forma:
D - Parcelamento Simples Nacional (passivo circulante) - 242,94
D - Multa - 48,59
D - Juros - 32,41
C - Caixa - 323,94
Claro, os valores mudam de um mês para o outro, mas só para exemplificar.
Ao pagar a última parcela percebi que na conta "Parcelamento Simples Nacional" tinha sido debitado R$ 356,80 a mais.
Observação: Sei que este tópico é sobre legislação federal, e não sobre contabilidade, mas demonstrei os lançamentos só para se fazer entender de que forma eu estou controlando.
Então, resumindo, após pagar todo o parcelamento percebo que o que foi pago no campo "Valor Principal" é maior do que a empresa devia.
Gostaria de saber se no Valor Principal da guia de parcelamento está incluído alguma despesa acessória?
Ou será que a RFB simplesmente não controla o quanto a empresa realmente está devendo?
Eu já percebi que quando fazemos o pedido de parcelamento (pelo menos agora que já é consolidado) o valor total dos débitos parcelados já está atualizado com os juros e multas, certo?
Mas acredito que na guia de pagamento o "valor principal" seja realmente apenas em relação aos débitos da empresa (sem correção), ou não?
Mais alguém já passou por essa situação?