x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1.230

acessos 276.787

Parcelamento Simples Nacional - Novas Regras

MARCELO CAPONI

Marcelo Caponi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 13:56

Boa tarde!
Fiz um parcelamento de Simples, INSS, CSLL, COFINS e IRPJ de um cliente mas ele não pagou na data prevista as quias (GPS, DARF e DAS); agora não consigo fazer um novo parcelamento ou retirar outras guias. Como devo proceder? alguém já teve está experiência?
Desde já agradeço a atenção dos colegas.

ANDRE MOURA DA SILVA

Andre Moura da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 14:23

Boa tarde,

No caso do parcelamento do Simples, você pode fazer a desistência e solicitar um novo. Quando a primeira parcela não é paga no prazo o parcelamento fica sem efeito. Realizei esse procedimento hoje inclusive.

MARCELO CAPONI

Marcelo Caponi

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 19 janeiro 2016 | 15:57

Boa tarde, André!
O Simples realmente deu certo ficou agora os DARF's do IRPJ, CSLL, PIS e COFINS, que inclusive aumentou o debito na receita hoje com impostos não pagos do ano de 2015. Agora mais que nunca tenho que fazer um novo parcelamento para englobar este débitos.

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 8 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2016 | 09:45

Bom dia, estou com uma empresa que tem uma divida de 80.000,00 fui ver como ficaria o parcelamento pra ele, e esta sando 60 x de 1.340,00 não confirmei o pedido, pois o cliente quer pagar em menas vezes, tem como fazer isto, pois ali dentro do pedido de parcelamento não me da esta opção

ANDRE MOURA DA SILVA

Andre Moura da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2016 | 09:51

Bom dia, estou com uma empresa que tem uma divida de 80.000,00 fui ver como ficaria o parcelamento pra ele, e esta sando 60 x de 1.340,00 não confirmei o pedido, pois o cliente quer pagar em menas vezes, tem como fazer isto, pois ali dentro do pedido de parcelamento não me da esta opção


Bom dia,

O número de parcelas é gerado automaticamente pelo sistema. O máximo é de 60 parcelas com no mínimo R$ 300,00.
O que pode ser feito, ao meu ver, é o cliente pagar algum valor que se encontra em aberto no momento, e esperar o pagamento cair no sistema, afim de diminuir o valor das parcelas e consequentemente a quantidade.

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1, Assistente
há 8 anos Quarta-Feira | 27 janeiro 2016 | 09:56

Bom dia, estou com uma empresa que tem uma divida de 80.000,00 fui ver como ficaria o parcelamento pra ele, e esta sando 60 x de 1.340,00 não confirmei o pedido, pois o cliente quer pagar em menas vezes, tem como fazer isto, pois ali dentro do pedido de parcelamento não me da esta opção

Paulo

Paulo

Ouro DIVISÃO 1, Sócio(a) Comercial
há 8 anos Quinta-Feira | 3 março 2016 | 17:44

Bom dia Telmo,

Já foi aprovado na Câmara, está em votação no Senado. Mas as comissões do Senado tem cortado alguns dos benefícios, como por exemplo o aumento do teto. Temos que esperar para ver como vai ficar.

Abraço.

JOSÉ DA SILVEIRA MIRANDA FILHO

José da Silveira Miranda Filho

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 16:05

O meu cliente tem um débito de R$ 33.300,00 em um único mês, ele gostaria de fazer o parcelamento só que não gostaria de pagar em 60 vezes alguém sabe como posso fazer, já que o sistema não possibilita gerar parcelas futuras.

ANDRE MOURA DA SILVA

Andre Moura da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 16:58

O meu cliente tem um débito de R$ 33.300,00 em um único mês, ele gostaria de fazer o parcelamento só que não gostaria de pagar em 60 vezes alguém sabe como posso fazer, já que o sistema não possibilita gerar parcelas futuras.


Boa tarde,

É tudo gerado automaticamente, não tem como fazer em menos vezes. Seu cliente pode pagar algumas parcelas afim de diminuir o débito e quitar o restante no futuro. Ao meu ver é a única alternativa já que é tudo em um único mês.

Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 15 março 2016 | 18:16

José da Silveira Miranda Filho,

Ano passado foi criada a funcionalidade "DAS Avulso". Segundo as orientações (constam no link abaixo):
3.1.3. Geração de DAS com valores inferiores ao da apuração/retificação
Caso o contribuinte queira pagar o DAS com valores inferiores aos da apuração/retificação, poderá utilizar o serviço DAS Avulso.

clique aqui

Acredito ser possível ir pagando aos poucos o valor apurado, tipo um parcelamento "informal" ...

JOSÉ DA SILVEIRA MIRANDA FILHO

José da Silveira Miranda Filho

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 março 2016 | 09:35

Márcio Padilha Mello

Obrigado Márcio, vou verificar com meu cliente o valor desejado, melhor que fazer o parcelamento.


3.1.3. Geração de DAS com valores inferiores ao da apuração/retificação
Caso o contribuinte queira pagar o DAS com valores inferiores aos da apuração/retificação, poderá utilizar o serviço DAS Avulso.

marcus

Marcus

Iniciante DIVISÃO 1, Assessor(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 12:01

Caros Colegas,

Boa tarde!

Tenho um parcelamento do Simples Nacional vencendo hoje, caso não pague ele se torna sem efeito.

Minha duvida é se ele se tornar sem efeito, eu posso pedir novamente o parcelamento este ano?

Ou no caso esse parcelamento conta como se houvesse o pedido, já que só pode ser efetuado 1 por ano?

Grato dês de já!

ANDRE MOURA DA SILVA

Andre Moura da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Segunda-Feira | 21 março 2016 | 14:26

Boa tarde,

Se a primeira parcela não for paga na data de vencimento, o parcelamento torna-se sem efeito. Você poderá parcelar novamente ainda esse ano.
Só não daria se você tivesse feito um parcelamento esse ano e pedido a desistência ou perdido o mesmo por falta de pagamento, nesses casos teria que aguardar o próximo ano.

Um detalhe que é interessante saber a respeito, é que se você solicitar a desistência de um parcelamento antes de pagar a primeira parcela, você poderá solicitar novamente no mesmo ano, e não vai precisar ficar esperando 2 semanas até o sistema reconhecer que o parcelamento não foi pago. Nesse caso ele torna-se sem efeito, do mesmo modo que um parcelamento não pago na data de vencimento da primeira parcela.

Telmo Felipe Lopes

Telmo Felipe Lopes

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 31 março 2016 | 11:13

Bom dia,

A empresa fez o parcelamento em setembro de 2015, veio pagando normalmente até janeiro.

Mas, hoje vence a terceira parcela não paga. Já sabendo que, se nao for paga hoje, a empresa perdará o parcelamento.

Nesse caso, o que a empresa pode fazer para nao perder o parcelamento?

Se ela cancelar o parcelamento e efetuar um novo, consegue sustar essa perda?

Ela tem que cancelar hoje e deve fazer esse novo parcelamento ainda hoje? Ou pode deixar para amanha?

Se fizer esse parcelamento hoje a primeira parcela a pagar, será na data de hoje?

A empresa já é ciente que, só poderá efetuar o parcelamento uma vez ao ano.
Agradeço quem puder ajudar

Luciana Souza

Luciana Souza

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 31 março 2016 | 11:27

Telmo Felipe Lopes, vou te responder de acordo com a minha experiência.

Eu já atrasei a parcela 3 e paguei até o dia 5 do próximo mês, não perdi o parcelamento, pois o sistema ainda gerava nova guia (mas acho arriscado).

Já cancelei o parcelamento atual e solicitei uns 5 dias depois, tendo 3 parcelas em aberto, mas sempre cuidando para não passar do dia 10 do próximo mês, quando roda o sistema, conforme explico abaixo.

Conversando com funcionário da Receita, ela me informou que o sistema roda um ou dois finais de semana após o final do mês, quando exclui quem tem débitos. Entrando quitação dos débitos até essa data, o sistema não exclui. Mas é um risco, por que nunca se sabe né.


O que eu faria? Tentaria emitir essa guia amanhã e pagar até dia 05, continuando com o parcelamento. Se a guia não fosse emitida, eu rescindiria o parcelamento e faria novo.

ANDRE MOURA DA SILVA

Andre Moura da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 31 março 2016 | 11:37

Bom dia,

Só complementando as informações que a Luciana citou.

Quando você cancelar o parcelamento o novo irá pegar todos os débitos existentes na data de hoje. Tendo em vista que os pagamentos são utilizados no débito mais antigo, ele vai "sustar" esses débitos que não foram pagos.

Se você cancelar o parcelamento hoje, o vencimento da primeira parcela do novo parcelamento vencerá no segundo dia útil a data do pedido. Por exemplo se fizer novo parcelamento hoje, o vencimento da primeira parcela será segunda-feira dia 4.

Luciana Souza

Luciana Souza

Bronze DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 31 março 2016 | 11:41

Acrescentando, talvez se a empresa não tenha como continuar pagando o parcelamento, seja o momento de cancelar o parcelamento e aguardar nova intimação da Receita federal, o que geralmente ocorre em outubro. O que acham?

Herayr Vasconcellos

Herayr Vasconcellos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 31 março 2016 | 13:12

Boa tarde!

Os clientes que estão perdendo os parcelamentos por falta de pagamento, e não vão ter dinheiro no momento, orientamos então aguardar a cobrança que a Receita Federal deve fazer em outubro/2016, porque no Ano calendário só pode fazer um pedido.

Caso desista do parcelamento hoje (31/03/2016) e faça o pedido hoje mesmo, o vencimento será dia 04/04/2016.

Abçs,

Herayr Vasconcellos

Herayr Vasconcellos
Contadora
WRA Contabilidade & Treinamento
e-mail: [email protected]
site : wra.srv.br
Página 31 de 42

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.