x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1.230

acessos 276.728

Parcelamento Simples Nacional - Novas Regras

ANDRE MOURA DA SILVA

Andre Moura da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 25 outubro 2016 | 17:21

Gente me ajudem eu fiz um pedido de parcelamento para uma empresa e na hora de imprimir a primeira parcela meu sistema travou e não saiu e agora não consigo reimprimir uma nova parcela como faço?


Boa tarde,

Nesse caso você pode cancelar o pedido de parcelamento e efetuar um novo. Esse parcelamento que você não imprimiu a parcela será considerado sem efeito, permitindo assim a solicitação de um novo.

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2016 | 08:29

Jessyca, creio que seja uma "falha" do sistema, pois quando não se paga a primeira parcela, realmente consegue um novo pedido, dado por este primeiro não ter sido concretizado e assim computado pelo sistema.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Márcio Padilha Mello
Moderador

Márcio Padilha Mello

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 26 outubro 2016 | 08:40

Bom dia! Trechos do Perguntas e Respostas, do Portal do SN:

"... IMPORTANTE destacar que a empresa só pode efetuar um pedido de parcelamento de débitos do simples nacional por ano, no âmbito da RFB. Para fins de contagem desse limite de um pedido por ano, são considerados apenas os parcelamentos validados, ou seja, parcelamentos em que houve o pagamento tempestivo da primeira parcela.
Exemplos:
3. Empresa solicitou pedido de parcelamento de débitos do simples na RFB em 07/2015, mas não efetuou o pagamento da primeira parcela (pedido não validado). Poderá solicitar novo pedido de parcelamento em 2015. Se o pedido ainda estiver na situação "aguardando pagamento da primeira parcela", será necessário efetuar a desistência desse pedido antes de solicitar o novo.

Angélica Ingrid

Angélica Ingrid

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2016 | 14:09

Boa tarde Colegas,

Minha cliente já tinha um parcelamento desde 2015, esse ano ela recebeu a ADE, e pediu para fazer um novo parcelamento.

Fiz o cancelamento do parcelamento antigo e fiz um novo pedido, porem a cliente perdeu o prazo e agora esse novo parcelamento fica constando como "aguardando pagamento 1º parcela" Será que posso desistir desse parcalemento e fazer novamente o pedido?

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2016 | 14:15

Boa tarde Angélica,

copiei o ultimo trecho da postagem acima do colega Márcio:

3. Empresa solicitou pedido de parcelamento de débitos do simples na RFB em 07/2015, mas não efetuou o pagamento da primeira parcela (pedido não validado). Poderá solicitar novo pedido de parcelamento em 2015. Se o pedido ainda estiver na situação "aguardando pagamento da primeira parcela", será necessário efetuar a desistência desse pedido antes de solicitar o novo.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2016 | 14:26

Angélica, mas este parcelamento que citou a empresa tem desde 2015 certo? então este pedido que foi feito agora não foi concretizado, portanto a empresa ainda tem 1 para ser feito em 2016. é o que discutimos acima, que na teoria não era para ser possível fazer um novo pedido, mas o sistema permite desta forma.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
LUCIANA MACHADO DA SILVA

Luciana Machado da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2016 | 15:43

Boa tarde queridos colegas!

Um cliente possui 03 guias em atraso e que estão sendo cobradas no ADE, ele já possui um parcelamento feito em 2016, portanto não pode pedir outro. Também não possui condições financeiras no momento de pagar todas de uma vez, o prazo de 01 mês se encerra no dia 03.11.2016. Minha pergunta é a seguinte:
- Ele será excluído em 2016 e poderá voltar em 2017, se for feita a desistência do atual e fazer um novo parcelamento em janeiro/2017 e fazer nova opção pelo Simples? Ou não existe mais essa possibilidade como nos anos anteriores?

Obrigada!

Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2016 | 16:10

Luciana.

Com uma cliente minha aconteceu exatamente a mesma situação no ano passado e deu certo.

Ela tinha feito parcelamento em 2015, mas deixou guias de 2015 em aberto, que foram cobrados no ADE final do ano.
Não podia fazer novo parcelamento e não tinha dinheiro para pagar.
Com isso, Em 31/12/2015 foi excluída.
Na primeira semana desse ano fiz a desistência do parcelamento, um novo pedido, ela pagou a parcela mínima e fiz o pedido de reinclusão no Simples.
Deu certo.

Porém, esse ano ela não pagou os impostos e ainda perdeu o parcelamento ativo.
Agora recebeu um novo ADE.
Mais uma vez esse ano ela não pode mais fazer parcelamento.
Mandei as 4 guias que estão cobrando (pra sorte dela, quando apuraram os débitos o parcelamento anterior ainda estava ativo, aí estão cobrando só os débitos mais recentes) e ela se comprometeu a pagar.
Pois no caso dessa empresa, considerando a reincidência dos fatos é possível que a RFB nem aceite o pedido de reinclusão caso a empresa seja excluída novamente em 31/12/2016.
Tomara que ela consiga pagar as guias para não correr o risco da exclusão.

E caso isso realmente ocorra, só nos resta tentar fazer novo parcelamento e nova opção pelo Simples em 2017.
Mas para os meus clientes eu sempre deixo claro que existe a possibilidade de a Receita Federal não acatar o pedido, para que eles já estejam cientes.






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)
LUCIANA MACHADO DA SILVA

Luciana Machado da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 31 outubro 2016 | 16:24

Olá Maiara!

Com esse cliente a mesma coisa, ele foi excluído em 31/12/2015, mas fiz esse ano um parcelamento e ele retornou a partir de 01.01.2016. Está pagando o parcelamento, mas infelizmente deixou de pagar 02 guias do SIMPLES, já expliquei também que a Receita poderá ou não aceitar a nova opção. Ele está tentando conseguir o montante. Senão, só nos resta aguardar 2017. Obrigada!

SUELI RAIA

Sueli Raia

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 22 novembro 2016 | 16:09

Por favor , gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
Um cliente recebeu a notificação da Receita Federal para fazer a opção prévia do parcelamento em até 120 vezes para os débitos até 05/2016.
Mas se ela tem mais débitos após 05/2016, ela vai poder pedir outro parcelamento para incluir os demais meses posteriores a 05/2016 em aberto em 60 vezes? Quer dizer, a empresa vai poder ter dois parcelamentos em 2017 (um de 120 parcelas e outro de 60 parcelas)?
Ocorre que ela já possui um parcelamento com todos os débitos incluídos até 09/2016 mas gostaria de desistir desse parcelamento normal e entrar no de 120 parcelas.

Drianny Andrade Polari

Drianny Andrade Polari

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 7 anos Quinta-Feira | 24 novembro 2016 | 14:28

Claudenei da Silva Brito, eu não consegui esse mês gerar os DAS do parcelamento pelo e-Cac.

Consegui indo pelo portal do Simples Nacional, na aba serviços... Lá tem a opção de Parcelamento (entrei com o código de acesso). Usei o internet explorer.

Foi assim que consegui...

"Só sei que nada sei, e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa." - Sócrates
Julio Queiroz Matos

Julio Queiroz Matos

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 07:12

Bom dia pessoal,

Claudinei,

Antes eu só estava conseguindo pelo Explorer (assim como a Drianny), isso porque estava com versão atualizada. Ontem o problema foi reestabelecido para os demais provedores.

FaleRFB09 <@Oculto>
15:33 (Há 15 horas)

para mim
Prezado(a) Senhor(a),

Publicamos uma nova versão e o erro foi corrigido, tanto por código de
acesso ou certificado digital.
Pedimos desculpas pelo transtorno.

Atenciosamente,
Serviço de Fale Conosco
Secretaria da Receita Federal do Brasil

GREGORY BRUNNO

Gregory Brunno

Prata DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 09:19

Bom Dia Pessoal.

Fiz um parcelamento em 16/11/2015 porém ainda hoje ele não atualizou para situação " Sem efeito por solicitação do contribuinte " pois a parcela não foi paga,
e se fizer a desistência não consigo refazer o parcelamento para este ano.

Alguém sabe me informar o tempo que leva para cancelar o parcelamento que a primeira parcela não foi paga?
Ou se e necessário ir a Receita para refazer este parcelamento?

Obrigado a todos.

Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer.
Eleanor Roosevelt
ANDRE MOURA DA SILVA

Andre Moura da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 09:46

Alguém sabe me informar o tempo que leva para cancelar o parcelamento que a primeira parcela não foi paga?


Bom dia,

Normalmente ele se torna sem efeito em no máximo 30 dias. Já que a parcela não foi paga, você pode pedir a desistência e efetuar um novo parcelamento pelo PGDAS mesmo, não há necessidade de ir a RFB.

Fabiana

Fabiana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 10:48

Bom dia

Fiz o parcelamento em 16/11/2016 das guias em aberto foi parcelado em 12 vezes como sei a data de vencimento de cada uma? a primeira ficou com vencimento em 18/11, será que as demais vai ser sempre dia 18?

ANDRE MOURA DA SILVA

Andre Moura da Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2016 | 11:02

Fiz o parcelamento em 16/11/2016 das guias em aberto foi parcelado em 12 vezes como sei a data de vencimento de cada uma? a primeira ficou com vencimento em 18/11, será que as demais vai ser sempre dia 18?


Bom dia,

A primeira parcela sempre vence dois dias úteis após o pedido do parcelamento, as demais vencem sempre no último dia útil do mês.

Drianny Andrade Polari

Drianny Andrade Polari

Prata DIVISÃO 2, Analista Administrativo
há 7 anos Terça-Feira | 29 novembro 2016 | 17:52

Pessoal, alguém já conseguiu entender a condição para o parcelamento em 120 meses? Esse parcelamento SÓ inclui os débitos da ADE?

"Só sei que nada sei, e o fato de saber isso me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa." - Sócrates
Junior

Junior

Bronze DIVISÃO 3, Assistente
há 7 anos Terça-Feira | 29 novembro 2016 | 18:07

pelo que li entra todos os débitos até 05/2016!
alguém ja conseguiu emitir a 1º parcela ou fez a opção definitiva do parcelamento? ou vai sair só depois do dia 11/12 mesmo?
obrigado a todos.

Página 35 de 42

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.