x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 15.224

Conciliação de ICMS a recolher e recuperar

Bruna Silva

Bruna Silva

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 07:56

Bom dia!
Sou aluna do primeiro ano de Contábeis e pela primeira vez me deparei com a conciliação do ICMS a recuperar e recolher. De que forma devo concilia-lo? seria interessante fazer uma analise dia a dia ou há uma forma mais fácil e rápida para conciliar?

Desde já, obrigada!

Natalia Maria

Natalia Maria

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 14 fevereiro 2013 | 08:21

Bom dia Bruna,

nao sei se vc trabalha em empresa ou escritorio, e se há alguem responsavel pela parte fiscal, pois os valor de ICMS na contabilidade deve ser igual aos valores demonstrados na GIA ICMS (A GIA-ICMS é uma declaração mensal cujas informações devem refletir os lançamentos efetuados no Livro Fiscal Registro de Apuração do ICMS.)
Se há alguem que faça a GIA voce devera conciliar conforme o livro de apuração do ICMS. Deverá verificar qual é o saldo menor,e assim transferir para a conta com o saldo maior, por exemplo, se o ICMS a recuperar for maior vc transfere todo o saldo do ICMS a Recolher para o a Recuperar zerando o a Recolher, se for o contrario voce transfere o valor do ICMS a recuperar para o a Recolher. fazendo o seguinte lançamento:
D- ICMS a Recolher
C- ICMS a Recuperar( desta forma irá zerar o ICMS a Recuperar ou o a Recolher)
o Saldo que permanecer na conta de ICMS a recuperar deve ser igual o que consta na GIA, que é igual o que será efetivamente pago, ou que será compensado

Espero ter ajudado.

Att.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 15 fevereiro 2013 | 09:43

Bom dia Bruna!

A conciliação destas contas deve ser feita conferindo as entradas e saídas, ou seja: as compras e vendas.

Nas entradas prestar atenção nas compras que podem tomar crédito do ICMS e se foi destacado corretamente de acordo com o RICMS e tomar cuidado para não tomar crédito de ICMS das entradas de materiais de uso e consumo.

Nas saídas, ficar atento com as vendas tributadas e o destaque do ICMS de acordo com as mercadorias e operações destacadas nas notas fiscais.

Estando as entradas e saídas corretas é só efetuar a apuração como disse acima a Natália.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.