x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 1.167

Caso Pratico de declaração acessoria

Ricardo César Cursino

Ricardo César Cursino

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2007 | 12:01

Bom dia Elizangela,

Todas estas declarações que você mencionou são enviadas para a Receita Federal pelas empresas que tem esta obrigatoriedade. E serve não só para declarar seus lucros e informações como também serve (e principalmente, ao meu modo de ver) para confrontar com as informações que outras empresas enviam. Ou seja, aquelas empresas que operaram entre si.

E isso vale também para a pessoa física.

Ex.: Uma pessoa física gasta 5.500,00 por mês no cartão de crédito. E depois essa mesma pessoa declara como "isento" (DAI). Ou mesmo que declare IRPF, faz constar um valor bem inferior ao que ela gastou com este cartão. Fica fácil para a Receita descobrir que há uma falha.

E isto serve também nas demais operações, como Banco, cartórios, entidades que enviam as informações para a Receita através das respectivas declarações. Decred, Dimob, etc...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.