x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 934

Distribuição de Lucro - Apl Automática

Alex Affonso

Alex Affonso

Iniciante DIVISÃO 2, Instrutor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 19 março 2013 | 12:12

Olá pessoal do fórum. Há pouco mais de 1 ano abri uma empresa no Simples Nacional, de prestação de serviços na área de treinamento. Depois de passado 1 ano, eu e meu sócio decidimos fazer a distribuição de lucros e passamos todo o nosso faturamento para o nosso contador, indicando o valor que queríamos distribuir.

Porém, ele nos disse que o valor que queríamos distribuir não era possível, pois o dinheiro estava parte em Aplicação Automática da conta corrente PJ e parte em Poupança PJ. Segundo ele, a empresa não pode ter o dinheiro em aplicações para que a distribuição de lucros possa ser feita.

Isso está certo? Achei muito estranho deixar o dinheiro passar o ano todo sem colocá-lo em aplicação nenhuma só para poder, no final do período, fazer a distribuição de lucros.

Com base nisso, nosso contador disse poder distribuir apenas um valor muito inferior ao que realmente tivemos de lucro. E disse também que eu poderia retirar o restante do dinheiro (que seria o lucro) através de um contrato de mútuo. Aqui tenho outra dúvida. Pelo que já li e entendi, sobre a distribuição de lucro nós não pagamos IRPF. Mas e se fizermos o contrato de mútuo? Teremos de pagar IRPF sobre o valor?

Agradeço a ajuda de vocês.

Anderson Borges Figueiredo

Anderson Borges Figueiredo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 10:49

Alex,
Muito estranho a informação do seu contador.
A empresa pode distribuir lucro com base no balanço apurado no fim de cada período, descontado os valores que serão registrados como reservas de lucros (cerca de 5% do lucro), e não pelo que você tem em banco.
Ou seja, se você apurou 100 reais de lucro, e fez uma reserva de 5 reais, você pode distribuir este valor, independente de quanto você tenha na conta bancária ou aplicação da empresa.
O que você fez durante o ano (aplicações) foi para movimentar o dinheiro da empresa e obter ganhos financeiros e melhorar seu lucro anual, leve seu balanço para um contador dar uma olhada.
Quando ao mutuo você tem que recolher IR e IOF, está não é uma boa saída e sendo empréstimo você terá que devolve-lo.
Se você tem lucro, distribua-o, é para isso que serve ser um empresário, ter lucro.

Att

e pluribus unum ad Infinitum!
twitter:@Andersonborfig
Alex Affonso

Alex Affonso

Iniciante DIVISÃO 2, Instrutor(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 10:32

Olá Anderson, obrigado pelos esclarecimentos. Também tenho achado tudo isso muito estranho e vou ter que conversar seriamente com meu contador para poder apurar tudo isso. E entender o motivo dele estar fazendo as coisas de uma maneira que não parece estar certa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.