x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 3.958

Calculo Imposto ( ICMS) por Redução Z

Guilherme Horning

Guilherme Horning

Bronze DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 20:48

Boa noite, Minha dúvida é a seguinte:
Um comércio varejista com faturamento acima de 120.000,00 enquadrado na lei do PAF-ECF, manda para as contabilidades a redução Z emitida ao longo do mês. Com base na redução Z das ecfs, o imposto calculado é somente o ICMS? de que forma é calculado? e a receita federal toma conhecimento de que forma? Qual a guia gerada? Obrigado

Thiago Gustavo Ribeiro

Thiago Gustavo Ribeiro

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 21 março 2013 | 21:06

Boa noite Guilherme!

Na redução Z contém informações referentes ao ICMS, como quanto foram de receitas isentas, com substituição tributária, etc. Tudo isto para cálculo do ICMS, ou dependendo do caso ISS.

Quanto os impostos federais para as empresas do Lucro Presumido via de regra são calculados sobre o faturamento bruto. Já para as do Lucro Real inicia-se pela receita bruta, deduzindo-se os custos e despesas permitidas por lei. E para as empresa do Simples Nacional as receitas são decorrentes de produtos monofásicos e substituição tributária são segregadas e sobre aquele montante não é aplicada a alíquota do respectivo imposto.

A Receita Federal toma conhecimento através do cruzamento das declarações que são enviadas nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Para as empresas com regime de apuração normal são geradas DARF - Documento de Arrecadação de Receitas Federal e para os Simples Nacional é por meio do DAS - Documento de Arrecadação do Simples.

Att.

"Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que estrelas no coração" Arnaldo Padovani

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.