x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.063

Venda de Imobilizado a Prazo

Raphael Brino

Raphael Brino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2007 | 09:14

Uma orientacao por favor!
Eu reliazei uma Venda de uma maquina, que comprei dai tres dias ja vendi. Essa venda fiz em 3 pagtos a vencer. Como irei proceder nos lancamentos contabeis?
Onde terei de lancar e como ?
Terei q ir Demonstrando a entrada ou recebimento a cada mes ?
Por favor Exemplifiquem
Grato

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2007 | 09:27

Bom dia Raphael,

Você adquiriu esta máquina a vista ou a prazo?
Que tipo de Máquina é esta?
Você vendeu com Lucro?

Se prestar estas informações, facilitará de sobremaneira o entendimento de quem se dispuzer responder acertadamente.

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2007 | 09:34

Bom dia Claudio

Não quis atrapalhá-lo.

De qualquer maneira, se prestar as informações que solicitei, ganha o Raphael, pois você terá subsídios para complementar a exemplificação.

...

Raphael Brino

Raphael Brino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2007 | 10:57

Na verdade, seria uma devolucao pra empresa da mesma Maquina (Um motor eletrico).
Pq eu tinha uma Bem igual, q deu muito defeito, só q eles nao poderiam emitir uma nfs como troca, entao seria como se eu tivesse comprando um novo, e que na verdade foi. Entao ficou Assim, Emitiu-se uma NF de Compra da maquina, e logo em seguida eu fiz uma NF de Venda e os prazos de Pagto sao os mesmo prazos q eu irei pagar a nova maquina, ou seja, os mesmo pagtos irao quitar as NFS.
Puderam Entender ?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2007 | 11:15

Agora ficou mais fácil.

Para o exemplo admitamos que o Motor elétrico tenha custado R$ 30.000,00 que deverão ser pagos em 3 parcelas iguais e sucessivas. Considerando que a venda foi nos mesmos termos e condições da compra, os lançamentos para os registros contábeis deverão ficar assim:

pela compra da máquina
D - Máquinas e Motores (AC)
C - Fornecedores (PC) - 30.000,00

pela venda da máquina
D - Clientes (AC)
C - Máquinas e Motores (AC) - 30.000,00

pela compensação de valores
D - Fornecedores (PC)
C - Clientes (AC) - 30.000,00

Nota
Ainda que você possa registrar toda a operação na conta de Fornecedores, em atendimento a transparência que deva ter a contabilidade, é aconselhável que você registre, separadamente, seu débito pela aquisição (Fornecedores) do crédito pela venda (Clientes).

No terceiro lançamento pela simples contraposição dos saldos das contas ambas ficam "zeradas" posto que você esteja "pagando" seu débito com o crédito que tem.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.