x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 12

acessos 21.711

Gerar DARF IRPJ e CSLL

Genivaldo Pires

Genivaldo Pires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 4 abril 2013 | 10:28

Bom dia Pessoal.

Estou com uma dúvida, esse é o primeiro trimestre que estou fazendo a DARF para recolhimento de IRPJ e CSLL, ja que antes fazia por apuração anual por recolhimento estimado mensal, e este ano optamos por fazer o fechamento trimestral.

Pois bem, para recolhimento em cotas, como eu faço para fazer o recolhimento do imposto devido? ou seja, como gero a darf? Pois pelo sicalc é colocado o valor do trimestre, ou eu preciso calcular manualmente e colocar o valor de cada cota fazer guias separadamente? se puder me dar um exemplo com valores ficarei grato.


Um abraço
Cordialmente,
Genivaldo Pires

Cordialmente,
Genivaldo Pires
"Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo! " Vinicius de Morais
Rodrigo Bispo

Rodrigo Bispo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 8 abril 2013 | 08:59

Bom dia Genivaldo,

Os DARF devem ser calculados separadamente e manualmente, pois a taxa selic varia de mês pra mês, segue exemplo abaixo:

Valor do IRPJ no 1ºTrim/2013: 90.000,00
Cota 1: 30.000,00
Venc. 30/04/2013
Gerada no ato da apuração
Cota 2: 30.000,00 + Juros (dispensado da multa)
Venc. 31/05/2013
Gerado apenas no mês de maio por causa da Selic
Cota 2: 30.000,00 + Juros (dispensado da multa)
Venc. 30/06/2013
Gerado apenas no mês de junho por causa da Selic.

Espero ter ajudado.

Genivaldo Pires

Genivaldo Pires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 8 abril 2013 | 09:56

Bom dia Rodrigo,


Muito obrigado pelos esclarecimentos, só mais uma coisa, essa mesma atualização pela taxa selic, eu faço para a CSLL certo?


Um abraço
Cordialmente,
Genivaldo Pires

Cordialmente,
Genivaldo Pires
"Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo! " Vinicius de Morais
Genivaldo Pires

Genivaldo Pires

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 8 abril 2013 | 10:10

Obrigado mais uma vez.

Um abraço
Cordialmente
Genivaldo Pires

Cordialmente,
Genivaldo Pires
"Por mais longa que seja a caminhada, o mais importante é dar o primeiro passo! " Vinicius de Morais
Rodrigo Bispo

Rodrigo Bispo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 29 outubro 2013 | 16:16

Na apuração mensal não há problema do DARF ser Inferior a R$ 1.000,00, já na apuração Trimestral o valor da quota não poderá ser inferior a R$ 1.000,00, pois a RFB faz essa exigência para que possa parcelar em no máximo 3 quotas...

Espero ter ajudado.

Lucas Alberto da Silveira

Lucas Alberto da Silveira

Iniciante DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 9 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 08:58

Bom dia, estou com uma duvida quanto ao pagamento em quotas do IRPJ e CSLL ,

Os impostos foram apurados trimestralmente e os mesmo possuem vencimento em 31/07/2014 , porem o cliente quer que seja efetuado o pagamento em 3 quotas, devo realizar a apuração manualmente e coloca a 1° quota para o vencimento 31/07/2014 , a 2° 31/08/2014 e a 3° quota para 30/09/2014, sendo que as duas ultimas deveria acrescentar juros com base na taxa Selic, qual é o código da receita que devo utilizar para gerar as seguintes darfs IRPJ e CSLL ?

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 9 anos Terça-Feira | 29 julho 2014 | 09:46

Bom dia Lucas,

Se estivermos falando de regime de tributação pelo Lucro Presumido:

IRPJ = 2089

CSLL = 2372

Obs.: O valor de cada quota não poderá ser inferior a R$ 1.000,00.

Para futura consulta dos Códigos de Receita, pesquise no link abaixo:


Códigos de Receita

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.