x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 14

acessos 62.036

Empresa sem Inscrição Estadual

VIVIANE DORNELO CUNHA

Viviane Dornelo Cunha

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Tributário
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 11:37

Bom dia!

Estou tentando achar no forum uma resposta para minha dúvida mas nao encontrei.
Voce saberia me ajudar na situação seguinte:

Eu emiti uma nota fiscal de remessa para conserto para uma empresa que nao possui inscriçao estadual. A empresa retornou a mercadoria com a minha propria nota fiscal, dai eu cobrei um retorno com a nota fiscal dele, mas o mesmo me informou que nao possui nota fiscal modelo 1, so de serviço, por ele nao possuir inscrição estadual. a empresa nao pode ter nota fiscal mod 1 se nao tem inscrição estadual ou nao tem nada ver, ela pode solicitar. e quanto a minha operação como fecho ela?
Agradeço desde ja a sua ajuda.

Viviane Dornelo Cunha

Luiz Carlos Vilar

Luiz Carlos Vilar

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 11 abril 2013 | 17:03

Nota fiscal mod. 1 ou 55 so pode ter quem tem inscrição estadual. O que ele podia fazer era uma nota fiscal avulsa para fazer a devolução.

Para fecher sua operação você vai fazer uma nota fiscal de entrada com o cfop 1.915 e no lugar do destinatirio você coloca os dados dele. Assim você escritura e fecha a operação.

Luiz Carlos Vilar
Luiz Carlos Vilar

Luiz Carlos Vilar

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 12 abril 2013 | 08:26

bom dia Viviane!

O CFOP é 1.916 ou 2.916, porque é uma operação de entrada. Seria 5.916 se fosse ele emitindo, como é você ja coloque o codigo de entrada.

Infelizmente sim, porque como ele é so prestador de serviço ele nao tem obrigação de nota fiscal mod. ou 55.

Luiz Carlos Vilar
Carlos Alberto Paiva

Carlos Alberto Paiva

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Terça-Feira | 11 junho 2013 | 15:25

Boa tarde tenho uma dúvida referente a emissão de nota fiscal eletrônica, não tenho inscrição municipal ainda, tenho um escritório de venda e instalação de equipamentos para ventilação industrial ja abrir a empresa tenho CNPJ inscrição estadual e fiz o credenciamento para emissão de nota fiscal será que para emitir a nota de venda preciso da inscrição?

Carlos Paiva
Termy Ferreira de Lima

Termy Ferreira de Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 11 junho 2013 | 15:30

Carlos toda empresa que vende mercadorias, ou seja, comércio varejista está obrigado a ter uma inscrição estadual. Existe ainda a possibilidade de sua empresa representante comercial de uma outra empresa, também se faz necessário se este for o seu caso. Pois precisará receber mercadorias pra demonstração em seu estabelecimento, mas cada caso é um caso, procure seu contador oriente com ele sua real necessidade, com relação à prestação de serviços, é obrigatório sim, procure a prefeitura local e faça o cadastro e credencie pra emitir notas fiscais. Mas antes oriente-se aí com seu contador, ele foi preparado pra situações como a sua.

Skype termy.ferreira
Vera Maura

Vera Maura

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 12 junho 2013 | 11:28

Pessoal preciso de vocês, tenho uma questão a fazer:
Um grêmio recreativo - escola de samba, participou de um concurso
o qual ganhou, para efetuar a confecção das medalhas que seriam
entregues aos participantes de um premio.
Essas medalhas foram confeccionadas com material reciclável. Pergunto
que tipo de nota fiscal deve ser emitido por esse grêmio, ele tem inscrição municipal, não tem estadual.

Carlos Alberto Paiva

Carlos Alberto Paiva

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quarta-Feira | 24 julho 2013 | 12:00

bom dia,

tenho uma empresa de Ventilação e Exaustão, não fabrico apenas administro serviços compro e revendo mercadorias.Os meus CNAE 43.22-3-02 e 33.21-0-00 e quero colocar o CNAE 6822-6/00 para administrar condomínios também.
a minha dúvida é se eu posso incorporar esse CNAE junto aos que eu tenho.

alguém pode me ajudar agradeço.

Carlos Paiva
Edson Bezerra da Silva

Edson Bezerra da Silva

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 24 julho 2013 | 12:12

Carlos, você pode sim.

Porém poderá efetuar estas operações apenas quando tiver a situação do Contrato Social, CNPJ e inscrição municipal (Prefeitura) regularizadas, pois terá que emitir notas fiscais de serviço com o código específico do seu município.

Atenciosamente,

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 10 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 15:50

Boa tarde, Caroline!

Sua duvida já foi respondida acima, neste mesmo topico p/ colega Luiz Carlos Vilar.

Você pode emitir uma nota fiscal avulsa na SEFAZ.
Em alguns estados pode ser emitida pela internet


ou ainda;
Tratando-se de não contribuinte do ICMS (sem IE) não obrigado a emissão de documento fiscal, a assistência técnica deverá emitir Nota Fiscal de Entrada para transportar e documentar o recebimento do aparelho em seu estabelecimento.
Mas sugiro ainda a verificar a legislação de seu estado, para se orientar melhor o que é permitido.

att..

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2013 | 08:46

Tenho uma empresa que vende máquinas e uma empresa cliente que tem os seguintes CNAES 13.59-6-00 - Fabricação de outros produtos têxteis não especificados anteriormente e 13.40-5-99 - Outros serviços de acabamento em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário, não tem inscrição estadual e, eu acredito, deveria ter pois se ela produz peças e vende e nas vendas tem incidência de ICMS. A questão é, posso emitir nota fiscal para essa empresa? O que eu colocaria no campo "Inscrição Estadual"? Não posso colocar "ISENTO", pois ela não é, senão eu estaria prestando informação inverídica ao fisco o que configura crime tributário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.