x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.210

capital e ativo imobilizado

Niran Alves de Lima

Niran Alves de Lima

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 16 anos Terça-Feira | 6 novembro 2007 | 16:55

Uma empresa tem um capital inicial de R$ 20.000,00 e durante o ano comprou um veiculo para a empresa por R$ 90.000,00 a vista. Como procedo para aumentar o capital no fim do ano, ou qual seria o periodo mais apropriado para o aumento, inclusive no contrato social, e ainda justificar esse aumento no IRPF/2008 dos sócios?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 6 novembro 2007 | 21:48

Boa noite Niran,

Veja bem, se a empresa adquiriu o veículo não tem (nem deve) aumentar o Capital Social por causa disto. A rigor, o "aumento" se deu no Ativo Imobilizado da empresa e não no Capital Social.

A menos que os sócios tenham adquirido o veículo com recursos próprios em nome da empresa (o que justificaria o aumento de Capital) não vejo a "ligação" entre as DIRPFs dos sócios e a transação em pauta.

Entretanto, posso não ter entendido (como deveria) sua colocação. Neste caso, entre em contato com novas informações para que eu possa orientá-lo adequadamente.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.