x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 31

acessos 7.287

Divergência SEFIP

Carina Leite

Carina Leite

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 13:51

Boa tarde, Pessoal.

Preciso muito da ajuda de vocês! Estou trabalhando a pouco tempo na folha de pgto e quando retirei a CND ela apresentou observações de Falta envio de SEFIP 13/2009, 13/2010 e 13/2011. Diante disso reenviei a SEFIP de cada um desses meses na modalidade 9. Passada uma semana a observação era outra: Div. SEFIP 13/2010 e 13/2011 e um valor alto. Estou preocupada pois acredito que a SEFIP que enviei com modalidade 9 tinha valor diferente de GPS da que pode ter sido enviada anteriormente pela pessoa que trabalhava aqui. Como posso consertar? Tenho que pagar a diferença, o valor que está aparecendo?
Obrigada!

CARLA LIMA GIGANTE

Carla Lima Gigante

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 13:57

Você deverá fazer o levantamento das guias de INSS para verificar o valor pago, em seguida deverá gerar uma GFIP na modalidade 9 com o mesmo valor pago.

Caso o valor gerado pela GFIP "der" superior ao valor pago na guia de INSS, deverá ser apurado se de fato foi pago a menor e efetuar o recolhimento das diferenças com juros e multa.

Carina Leite

Carina Leite

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 14:27

Carla,

é que eu achei aqui no pc uma pasta com todos os arquivos de RE enviados salvos, eu ia procurar pela data que a outra pessoa enviou, add a RE e reenviar. Será que dá certo? Sem importar da folha...

Carina Leite

Carina Leite

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 11 anos Sexta-Feira | 19 abril 2013 | 15:53

Pessoal,

Só consegui add a RE dos arquivos que tenho salvo aqui no pc, não consigo fazer a conferencia dos valores como quando importo a folha de pgto das competencias em questão. Só que quando importo a folha e consulto os valores, eles são diferentes das guias GPS pagas e se eu transmitir vai gerar divirgência novamente. Não consigo entender como foram geradas essas GPS pagas se o arquivo da folha não bate com elas.

Carina Leite

Carina Leite

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 10 anos Quarta-Feira | 24 abril 2013 | 12:06

Pessoal, bom dia!

Consegui gerar a SEFIP com valor igual as dos anos anteriores, enviei novamente em modalidade 9, será que daqui a uma semana os valores cobrados em divergência (daquelas que enviei anteriormente com valor de GPS errado na modalidade 9) sumirá?

Obrigada mais uma vez,

Carina Leite

anya santos

Anya Santos

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Quarta-Feira | 24 abril 2013 | 13:01

Boa tarde Carina

O correto são 5 dias úteis, mais há casos que isso não ocorre até 10 dias está no prazo

Att,,

''Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.'' ( Clarice Lispector)
anderson

Anderson

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 10 anos Segunda-Feira | 6 janeiro 2014 | 15:00

Olá pessoal, poderia me auxiliar, estou com uma empresa com Divergência Gfip de alguns meses, no qual demostra o valor de cada mês, fui olhar as guias e todas estão pagas, só que todas elas sem a devida multa porque não foram pagas dentro do vencimento.
Minha pergunta é, como faço para pagar estas diferenças, qual seria o procedimento certo.
Um abraço a todos.

Gleyci

Gleyci

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 17:33

Boa tarde.

Estou enviando novamente as Sefip's e em alguma delas o valor de recolhimento de INSS que irá na modalidade 9, está alguns centavos a menor. Os salários estão todos corretos, mas o valor a recolher de INSS fica R$0,01 diferente de algumas pessoas.
Há algum problema ficar um pouco divergente do que enviamos na Sefip anterior?

Att.
Gleycilene Guimarães

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 20 maio 2014 | 17:55

Boa tarde Gleycilene, o sistema apenas deve ter aproximado o centavo, veja qual esta correto, por exemplo, as vezes a conta da calculadora aproxima e sistema não.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 21 maio 2014 | 08:28

Entendi Gleycilene, bom se a guia do envio anterior ja foi paga, neste envio você não pode deixar o valor devido ser maior, senão poderá ocasionar mesmo uma divergência de Gfip. assim que executar o arquivo confira como ficou o valor e se necessário volte a editar até que fique correto.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Joseane Santos

Joseane Santos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 10 junho 2014 | 10:29

Bom dia pessoal!

Sou nova na área e preciso da ajuda de vocês...

Identifiquei uma DIV GFIP 04.2014 34,32. Sendo que a GPS dessa competência já foi paga, como posso resolver essa situação?



Agradecida desde já!

WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 10 junho 2014 | 11:13

Bom dia Joseane, este valor de 34,32 é exatamente o valor total da guia? se for o pagamento não foi identificado, assim você deverá se dirigir até a receita para apresentar a guia paga e pedir a exclusão do débito. mas caso não seja o total da guia será uma diferença entre valores, mas aguardo você confirmar.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Joseane Santos

Joseane Santos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 10 junho 2014 | 11:31

Caro Willian Carvalho,

Esse valor não refere-se ao valor total da guia, e sim à divergência. Mas não sei como proceder nesse caso, já que a guia referente foi paga.

Se puder me ajudar, agradeço!!!


WILLIAM CARVALHO

William Carvalho

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 9 anos Terça-Feira | 10 junho 2014 | 11:41

Joseane, eu quis confirmar, porque as vezes acontece da guia estar paga e aparece divergência gfip, aí quer dizer que o pagamento não foi reconhecido, mas no seu caso, para sanar esta pendencia você deve fazer o recolhimento da diferença, exemplo:

voce informa no gfip que a previdência devida é de R$ 100,00, mas recolhe uma guia de R$ 50,00, então irá gerar uma divergência de R$ 50,00.

o valor total da GPS que foi informado no gfip esta R$ 34,32 maior do que foi efetivamente pago, então você deve gerar uma guia exatamente igual a que foi paga (código, competência etc) com este valor de R$ 34,32 no site da previdência. assim o valor da guia paga irá se somar com esta guia que irá pagar agora e portanto alcançar o valor total devido a previdência social.

abaixo segue link da previdência para gerar a GPS:

Previdencia

Obs: como voce disse que é para empresa clique na opção Cálculo de Contribuições para Contribuinte Empresa e Órgão Público. lembrando que o valor desta guia irá ficar maior devido a multa e juros.

William Carvalho
Soma Contabilidade
(16) 3667-7757 / 3667-7723
[email protected]
Cajuru-SP
Joseane Santos

Joseane Santos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 10 junho 2014 | 11:52

Willian,

1. Não entendi como vou informar a GFIP, qual modalidade devo colocar? Tem como me explicar mais detalhado, por favor!? rsrs

2. Sobre a GPS, deixa vê se entendi: Devo gerar uma nova guia apenas com o valor divergente (34,32)?
(Estou ciente que haverá multa e juros)


:)

GUILHERME HENRIQUE FERNANDES

Guilherme Henrique Fernandes

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 15:31

Boa tarde amigos do fórum,

Não consegui tirar uma CRF na caixa eles puxaram um relatório constando recolhimento parcial na competência 08/2008. Verifiquei a documentação e no mês 08/2008 foi pago uma guia rescisória do único funcionário desligado em 01/08/2008. A Sefip foi enviada com a respectiva baixa código I1 e modalidade 1.
Quem me atendeu na caixa pediu para eu enviar uma sefip com o código 906 e não o 115 que foi o que eu enviei, porém estou na dúvida pois se o desligamento ocorreu no mês 08/2008 eu não posso enviar a Sefip como sem movimento (Código 906).

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 15:43

Olá Guilherme

Estranho, pois geralmente a própria CEF emite uma guia para pagamento quando aparecem essas diferenças.
Teria outra Caixa para ir?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
GUILHERME HENRIQUE FERNANDES

Guilherme Henrique Fernandes

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 15:51

Olá Vânia,

Fui em 2 caixas e eles disseram que não aparece a opção de emissão de guias, que seria na verdade divergência na SEFIP mesmo. Em uma delas me disseram que é pra levar a sefip da época e a guia paga da multa rescisória que eles encaminham pra um outro setor, acho que essa opção é mais coerente que da outra caixa que pediu pra enviar sefip sem movimento.
Já tive casos que eles emitiam uma Guia de diferença e era só pagar e já liberava a CRF.

Att

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 9 anos Terça-Feira | 22 julho 2014 | 16:02

Exatamente. GFIP Sem movimento não faz sentido, uma vez que houve movimento naquele mês.
E se você fizer uma GRRF complementar?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
GUILHERME HENRIQUE FERNANDES

Guilherme Henrique Fernandes

Prata DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 9 anos Quarta-Feira | 23 julho 2014 | 11:04

Vãnia,

O que consegui visualizar aqui é que na época foi pago a GRRF com um valor maior que o que declararam na Gfip. No calculo da parcela do mês da rescisão na GRRF incluíram 1/12 avos da parcela de 13º indenizado, pois o aviso foi indenizado e na sefip constou os valores de 13º proporcionais sem o indenizado.
Por isso não da para gerar uma guia complementar pois o valor na Sefip está constando uma pequena diferença a menor em relação ao valor pago na GRRF no que tange a parcela do 13º indenizado ref. aviso prévio indenizado.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.