x

CONTEÚDO Legislações

adicionar aos favoritos

Espírito Santo

Estado obriga estabelecimentos que comercializam alimentos a peso a instalarem balanças digitais

Lei 10861/2018

27/06/2018 08:22:13

LEI 10.861, DE 26-6-2018
(DO-ES DE 27-6-2018)

ESTABELECIMENTO COMERCIAL - Alimentos

Estado obriga estabelecimentos que comercializam alimentos a peso a instalarem balanças digitais
Os supermercados, hipermercados, mercearias, padarias e comércios em geral, nos quais os consumidores têm acesso direto ao produto, ficam obrigados a manter à disposição dos consumidores balanças digitais para conferência dos pesos apresentados nas embalagens. O descumprimento desta Lei acarretará multa de 200 Valores de Referência do Tesouro Estadual - VRTEs.
 
O GOVERNADOR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Faço saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Os estabelecimentos que acondicionam e comercializam produtos pré-medidos ficam obrigados a manter à disposição dos consumidores balanças digitais para conferência dos pesos apresentados nas embalagens.
§ 1º Os estabelecimentos de que trata o caput são supermercados, hipermercados, mercearias, padarias e comércios em geral, nos quais os consumidores têm acesso direto ao produto.
§ 2º Entende-se como pré-medido todo produto embalado e medido sem a presença do consumidor e em condições de comercialização. instalada em local visível e de fácil acesso, em quantidade que permita o bom atendimento ao consumidor.
Art. 3º O descumprimento ao disposto nesta Lei acarretará multa de 200 (duzentos) Valores de Referência do Tesouro Estadual - VRTEs.
Art. 4º Esta Lei entra em vigor após decorridos 30 (trinta) dias de sua publicação oficial.

PAULO CESAR HARTUNG GOMES
Governador do Estado 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.