x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Microfranquias investem em qualificação para frear desistência de empresários

Reciclagem e parceria com grandes bancos são armas para evitar o fechamento de unidades; taxa de mortalidade do modelo é de 12%, segundo a associação do setor

13/06/2013 09:24

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Microfranquias investem em qualificação para frear desistência de empresários

Embora as microfranquias tenham crescido 22% em faturamento entre 2011 e 2012, contra 16,2% de expansão das franquias tradicionais, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a taxa de desistência delas é mais que o dobro das grandes redes.

Enquanto 5% das franquias quebram, nas microfranquias essa porcentagem sobe para 12%, informou Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF, em coletiva durante a abertura da ABF Franchising Expo 2013, um dos maiores eventos do setor do mundo, que teve início nesta quarta-feira (12) no Expo Center Norte, na Vila Guilherme, São Paulo. “Algumas franquias desapareceram porque foram abertas simplesmente a partir de uma ideia”, explicou.

Diante de um nível tão alto de mortalidade, a ABF afirma ter acirrado o processo de admissão de novas marcas à associação. “Criamos neste ano um comitê de microfranquias composto por 30 empresas. Para fazer parte da ABF, exigimos que elas atuem como uma franquia normal”, detalhou ele.

Atentas a essa realidade nada otimista, as redes estão investindo em qualificação e parceria com grandes bancos para “salvar” as unidades em estado de emergência.

No Grupo Multi, holding de ensino de idiomas e educação profissionalizante, dona da microfranquia de reforço escolar Smartz, quando uma unidade apresenta resultados negativos sucessivos, a franqueadora faz um diagnóstico do problema e implementa ações, como marketing e parcerias com instituições bancárias públicas e privadas.

“Já chegamos a colocar uma microfranquia dentro de uma rede maior, como Yázigi, Skill e Wizard, para salvar o negócio. No último caso, repassamos a unidade para outros franqueados”, disse Arno Krug Júnior, diretor de expansão do grupo Multi.

Para evitar a mortalidade dos franqueados, a Ensina Mais, rede de educação do grupo Prepara Cursos, realiza uma consultoria constante com as unidades. Caso perceba que algo está errado, a franqueadora chama o empresário e os profissionais da rede para cursos de qualificação e reciclagem.

“Nossa palavra de ordem é acompanhamento, principalmente quando o caso envolve uma microfranquia nos primeiros anos de vida. Assim, conseguimos tomar as medidas necessárias a tempo para evitar o fechamento do negócio”, destacou Cesar Lucchesi, master franqueado do grupo.

Com a falta de mão de obra na área de construção civil, a rede Doutor Resolve sentiu dificuldades para expandir a marca pelo País. A solução, então, foi criar uma rede de ensino profissionalizante para qualificar profissionais para as próprias franquias da marca.

“Criamos em dezembro de 2011 o Instituto da Construção, que hoje conta com 60 franqueados e mais de 10 mil alunos pelo País”, contabilizou David Pinto, presidente do grupo. A rede, contudo, tem investimento inicial a partir de R$ 250 mil e não opera no formato microfranquia.

Segundo o empresário, a iniciativa ajudou a reduzir o índice de mortalidade das franquias Doutor Resolve de 7% em 2011, para 5% em 2012. “Temos o diferencial de poder abastecer nossos próprios franqueados com mão de obra qualificada sem custo de agenciamento.”

 
 

Fonte: IG E conomia

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.