x

NF-e com o seu CNPJ? Manifeste-se utilizando o Sispro Manifestação Eletrônica – MDF-e

A manifestação do destinatário permite que o destinatário da NF-e negue ou confirme a sua participação na operação acobertada pela nota fiscal eletrônica emitida para o seu CNPJ e se manifeste sobre as informações prestadas neste documento fiscal.

27/06/2013 15:25:32

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
NF-e com o seu CNPJ? Manifeste-se utilizando o Sispro Manifestação Eletrônica – MDF-e

A Manifestação

A manifestação do destinatário permite que o destinatário da NF-e negue ou confirme a sua participação na operação acobertada pela nota fiscal eletrônica emitida para o seu CNPJ e se manifeste sobre as informações prestadas neste documento fiscal. O destinatário da NF-e deve se manifestar registrando os seguintes eventos, conforme o caso, para a NF-e em questão: ciência da emissão, confirmação da operação, desconhecimento da operação e operação não realizada.

Os prazos para manifestação

O destinatário deve se manifestar dentro dos seguintes prazos, contados a partir da data de autorização de uso da NF-e:

a) nas operações internas:

Evento

Prazo em dias

Ciência da emissão

5

Confirmação da operação

20

Operação não realizada

20

Desconhecimento da operação

10

 b) nas operações interestaduais:

Evento

Prazo em dias

Ciência da emissão

10

Confirmação da operação

35

Operação não realizada

35

Desconhecimento da operação

15

 

A obrigação legal

Alguns Estados já incluem a manifestação do destinatário entre as obrigações fiscais das empresas, independentemente do segmento econômico a que estas pertençam.

No Rio Grande do Sul a manifestação do destinatário é obrigatória, a partir de 1º de julho, para as NF-e recebidas com valor superior a R$100.000,00 (cem mil reais).

Em Minas Gerais a manifestação do destinatário é obrigatória a partir da publicação do Decreto 46.261 no Diário Oficial de 25 de junho.

As penalidades

O não cumprimento desta obrigação implica em considerar a NF-e como inidônea, fazendo provas apenas em favor do Fisco.

A penalidade para a empresa que não cumprir a legislação, ou seja, deixar de se manifestar em relação à confirmação ou não da operação ou prestação de serviço descrita na NF-e, corresponde à multa de 5% do valor da operação ou prestação.

As vantagens

A manifestação do destinatário traz mais segurança nas operações fiscais das empresas, garantindo que não houve uso indevido de seu CNPJ e de sua Inscrição Estadual para acobertar operações fraudulentas de remessas de mercadorias para destinatário diverso do indicado na NF-e. Também proporciona segurança jurídica no uso do crédito fiscal correspondente, pois uma nota confirmada não poderá ser cancelada pelo seu emitente.

Auxilia no gerenciamento de riscos e evita o passivo tributário envolvendo o uso indevido da Inscrição Estadual e do CNPJ das empresas.

O Sispro Monitor de Documentos Fiscais Eletrônicos

O monitor de documentos fiscais eletrônicos consulta no ambiente das Secretarias da Fazenda (SEFAZ) as NF-e recebidas e as NF-e emitidas para o CNPJ do contribuinte.

Para cada NF-e o monitor de documentos fiscais demonstra a situação da emissão (autorizada, cancelada, denegada) e exibe informações sobre a manifestação do destinatário.Para cada uma das NF-e recebidas o monitor de documentos fiscais permite que o destinatário confirme ou não as informações prestadas pelo seu fornecedor e emissor da NF-e:

• ciência da emissão, situação em que o destinatário registra que tem conhecimento sobre a NF-e emitida e pode então obter o arquivo XML, mesmo que este não tenha sido remetido por seu fornecedor

• confirmação da operação, que o destinatário registra após o recebimento físico das mercadorias em seu estabelecimento e que impede o cancelamento por parte do emitente da NF-e, assegurando o uso do crédito fiscal correspondente

• desconhecimento da operação, onde o destinatário se manifesta por utilização indevida de sua Inscrição Estadual por parte do emitente da NF-e, emissão esta que pode ter sido utilizada para acobertar operações fraudulentas

• operação não realizada, que o destinatário registra quando a operação de compra e venda combinada com o fornecedor não se concretizou, seja por devolução da mercadoria (antes da entrada física  no estabelecimento do destinatário), roubo da carga durante o transporte ou outros motivos que tenham impedido a conclusão da operação

O arquivo XML das NF-e emitidas e NF-e recebidas é arquivado em Banco de Dados possibilitando uma recuperação rápida e precisa das informações que devem ficar a disposição do Fisco pelo prazo decadencial previsto na legislação. Quando o destinatário registra a ciência operação o XML da NF-e fica disponível para download, mesmo que não tenha sido transmitido pelo fornecedor.

O Sispro Monitor de Documentos Fiscais Eletrônicos pode ser utilizado de forma integrada ao Sispro ERP ou a qualquer outro ERP oferecido pelo mercado.

Marli Ruaro

Fonte: Sispro Software Empresarial

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.