x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Setor de serviços fará PIB de 2012 e 2013 ser revisto.

A nova Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) será incorporada nas contas nacionais e deve gerar revisões nos resultados do PIB (Produto Interno Bruto) dos anos de 2012 e de 2013.

23/07/2013 13:55

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Setor de serviços fará PIB de 2012 e 2013 ser revisto.

A nova Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) será incorporada nas contas nacionais e deve gerar revisões nos resultados do PIB (Produto Interno Bruto) dos anos de 2012 e de 2013, informou ontem o coordenador de contas nacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Roberto Olinto.

A previsão é que a alteração ocorra em dezembro, quando será divulgado o PIB do terceiro trimestre deste ano. Os resultados do segundo trimestre serão divulgados no dia 30 de agosto, ainda sem a incorporação da nova pesquisa.

As revisões serão referentes aos quatro trimestres de 2012 e a três trimestres neste ano.

O novo levantamento do IBGE começa a ser divulgado em agosto, com dados referentes a junho. A publicação trará dados do setor, mas ficam de fora os segmentos financeiros, educação e saúde.

Atualmente, o cálculo do setor de serviços no PIB utiliza outras fontes de dados, como o Banco Central e Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A PMS será mais uma fonte, sendo que o IBGE analisa se alguma fonte sairá da análise do setor de serviços nas contas nacionais.

"Sempre que há uma nova pesquisa conjuntural, ela é incorporada. Vamos aprimorar o cálculo", afirmou o coordenador de contas nacionais do IBGE.

Fonte: Folha de S.Paulo.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.