x

Para que serve a avaliação patrimonial de uma empresa?

Laudo de avaliação patrimonial é um documento resultado de um estudo técnico que propicia sustentação para diversas operações.

31/07/2013 16:16:19

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Para que serve a avaliação patrimonial de uma empresa?

Devido à complexidade técnica, esse trabalho é geralmente realizado por empresas especializadas que possuem uma equipe técnica multidisciplinar composta por engenheiros, economistas, contadores, entre outros profissionais.

O laudo de avaliação patrimonial é um documento resultado de um estudo técnico que propicia sustentação para diversas operações, entre elas podemos citar:

Comercial (venda/compra/locação):

Esta costuma ser a finalidade mais comum, principalmente quando se pensa na venda/compra de imóveis (terrenos e edificações). Entretanto, também é comum a avaliação de máquinas, equipamentos, embarcações e aeronaves envolvidos em transações comerciais.

Fusões, cisão e incorporações:

Semelhante ao laudo de venda, esta avaliação é imprescindível para o empresário saber o valor real dos ativos de sua empresa antes da realização de uma operação como essas. Muitas vezes o valor contábil do bem registrado no balanço patrimonial não reflete o real valor de mercado do bem.

Garantia para financiamentos:

Nesse caso o laudo de avaliação patrimonial dará suporte para a operação de financiamento comprovando para instituição bancária o valor real dos bens oferecidos em garantia.

Seguro:

O laudo para seguro tem a finalidade de dar suporte para a empresa na contratação do seguro adequado, evitando que se pague uma quantia acima do necessário devido a contratação de um valor superestimado dos bens.

Econômica:

A avaliação econômica, ou Valuation, visa avaliar qual o valor do negócio, o valor comercial da empresa. Nessa avaliação, através da metodologia de fluxo de caixa descontado é possível mensurar tanto os bens tangíveis quanto intangíveis.

Contábil:

A avaliação patrimonial para fins contábeis tem como objetivo fornecer um laudo de avaliação que dê suporte à legislação Lei 11.638/07 e pronunciamentos técnicos CPC01, CPC27, ICPC10 entre outros (determinação da vida útil econômica do bem, valor residual e teste de impairment). É extremamente importante que todas as empresas se adequem às normas contábeis internacionais, pois além do benefício gerencial, existe cada vez mais a tendência da exigência dos documentos no novo formato, seja para fins de participação de licitações quanto para operações bancárias.

Além dessas finalidades, a avaliação patrimonial pode ser utilizadas para várias outras coisas, como para a avaliação dos ativos biológicos, voltada para as empresas do agronegócio e também a contratos de concessão (Concessão de Rodovias, Concessão de Ferrovias, Indústria de Energia.), etc.

Vale ressaltar também que dependendo da finalidade do laudo e do bem objeto de estudo, a metodologia de avaliação varia para cada situação, assim como os profissionais que irão compor a equipe técnica de avaliação. Para não ter erros, é importante buscar uma empresa experiente e que transmita a credibilidade necessária.

Fonte: Portal Administradores

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.